Notícias às 13:36

Perfil dos Personagens

Reprodução/TV Globo

Mocinhos e bandidos de Brogodó

Açucena Bezerra / princesa Aurora Catarina Ávila de Seráfia (Bianca Bin) – Criada no sertão por Euzébio (Enrique Diaz) e Virtuosa (Ana Cecília Costa), a típica menina sertaneja é, na verdade, a tão procurada princesa Aurora do reino de Seráfia do Sul. Jovem alegre, espontânea e inteligente, ela é irmã de Cícero (Miguel Rômulo), um dos amigos de Jesuíno (Cauã Reymond), por quem é apaixonada. 

Jesuíno Araújo (Cauã Reymond) Afilhado do coronel Januário (Reginaldo Faria), vive em sua fazenda com a mãe Benvinda (Claudia Ohana) desde criança. É bonito, forte, bom moço e com grande senso de justiça. Noivo de Açucena (Bianca Bin), Jesuíno não sabe que é filho do mais temido cangaceiro da região. Seu grande inimigo será Timóteo Cabral (Bruno Gagliasso), filho de Januário, que, além de oprimir os empregados da fazenda, tentará separá-lo de Açucena.

Herculano (Domingos Montagner) O cangaceiro mais famoso do sertão de Brogodó é um verdadeiro mito. Temido e respeitado, nunca desistiu da ideia de resgatar o filho Jesuíno (Cauã Reymond) e introduzi-lo no cangaço. Não se conforma com a rejeição do filho, mas logo se verá lutando ao lado de Jesuíno a favor dos desfavorecidos da região. 

Timóteo Cabral (Bruno Gagliasso) – Filho mais velho do coronel Januário Cabral (Reginaldo Faria), o rapaz é cruel e autoritário e se aproveita da morte do pai para tomar a fazenda. Passa por cima de quem for para realizar seus caprichos, principalmente dos pobres sertanejos da região. Seu grande alvo é Açucena (Bianca Bin), que não se rende às suas investidas. Fará de tudo para prejudicar Jesuíno (Cauã Reymond) e impedi-lo de ficar com a noiva.

Dora (Nathalia Dill) A filha do prefeito de Brogodó, Patácio Peixoto (Marcos Caruso), e de dona Ternurinha (Zezé Polessa) é uma moça corajosa e de temperamento forte. A função, imposta pelo pai, de acompanhante do príncipe Felipe (Jayme Matarazzo) lhe garantirá fácil entrada na família real e informações valiosas, que passará a Jesuíno (Cauã Reymond), por quem se apaixonará.

Siá Benvinda (Claudia Ohana) – A mãe de Jesuíno (Cauã Reymond) ainda era mocinha quando se apaixonou por Herculano (Domingos Montagner), acreditando que o amado era um herói. Tempos depois, apavorada com o terror do cangaço, pediu ao marido para criar o filho longe dali. Em troca de proteção, o coronel Januário (Reginaldo Faria) aceitou receber a família do cangaceiro, que passou a viver na fazenda sob os cuidados do coronel.

Cícero Bezerra (Miguel Rômulo) – Irmão menor de Açucena (Bianca Bin), o menino é valente como o pai e defende a irmã do assédio de Timóteo (Bruno Gagliasso). É apaixonado desde criança por Antonia (Luiza Valdetaro), filha do coronel Januário (Reginaldo Faria).

Heróis e Vilões de Seráfia


Rei Augusto (Carmo Dalla Vecchia) Amado pelo povo de Seráfia do Norte, Augusto é casado com a rainha Cristina (Alinne Moraes), com quem teve a princesa Aurora (Bianca Bin). É bonito, alegre e muito ativo, mas, depois da morte da mulher e do desaparecimento da filha, se descuida e perde seu espírito aventureiro. Só volta a se animar quando descobre que sua filha pode estar viva no Brasil, para onde se muda com a corte de Seráfia. Seu senso de justiça conquistará a simpatia dos moradores de Brogodó e o coração de Cesária (Lucy Ramos).

Duquesa Úrsula (Debora Bloch) – A grande vilã de Seráfia do Norte é bonita, sofisticada e bastante vingativa. Amante de Nicolau (Luiz Fernando Guimarães), ela se livra do marido Petrus (Felipe Camargo), irmão mais novo do rei Augusto (Carmo Dalla Vecchia), e consegue dar um fim em Cristina e  Aurora para ocupar o posto de rainha, o que passa anos tentando sem sorte. A duquesa vai com o rei Augusto (Carmo Dalla Vecchia) para o Brasil, quando a corte se muda em busca da princesa perdida. Seu grande objetivo passa a ser casar a filha Carlota (Luana Martau) com o príncipe Felipe (Jayme Matarazzo) e, para isso, se encarregará de que a princesa Aurora (Bianca Bin) não seja encontrada.

Príncipe Felipe (Jayme Matarazzo) –  Sensível e romântico,  Felipe está empenhado em encontrar a princesa Aurora (Bianca Bin), mas acabará se apaixonando por sua companhia constante Dora (Nathalia Dill).

Nicolau Brugüel (Luiz Fernando Guimarães) Grande comparsa e amante de Úrsula (Debora Bloch), o mordomo da corte de Seráfia do Norte é louco por dinheiro e poder. O vilão ajuda a duquesa em seus planos de se tornar rainha em troca de um trono na realeza, mas é capaz de passar a perna nela também. Com Úrsula, entrará na corrida pelo tesouro.

Duque Petrus (Felipe Camargo) – Irmão mais novo do rei Augusto, é casado com Úrsula (Debora Bloch) e pai de Lady Carlota (Luana Martau). Apaixonado pela mulher, descobre que seu casamento foi um erro quando Úrsula o prende numa máscara de ferro para conseguir se tornar rainha.

Os Cidadãos e Cidadãs Brogodenses e a Corte de Seráfia

Zenóbio Alfredo (Guilherme Fontes) – É o botânico e estudioso das ciências naturais quem descobre o tesouro perdido no Brasil e, anos mais tarde, que a princesa Aurora (Bianca Bin) continua viva. Depois da expedição da família real, fica no Brasil e se casa com Florinda (Emanuelle Araújo), com quem tem três filhos metidos a cientistas como o pai: Dulcina (Bárbara Maia), Zig (Caio Manhente) e Rosa (Isabelle Drumond), que trabalha como secretária da prefeitura. Será a pedra no sapato de Úrsula (Debora Bloch) e Nicolau (Luiz Fernando Guimarães), que, ao contrário de Zenóbio, não querem que a princesa seja encontrada.

 Florinda (Emanuelle Araújo) A linda e graciosa morena é casada com Zenóbio (Guilherme Fontes), com quem forma um dos casais mais apaixonados de Brogodó.  Com os pés no chão, é ela quem administra a venda que sustenta a família e que, de noite, oferece um animado forró. É irmã mais velha da professora Teínha (Patrícia Werneck), que mora com ela. É invejada pelas mulheres da cidade por ser amada pelo marido, ter seu próprio negócio e frequentar a corte de Seráfia, quando esta chega à cidade.

 Patácio Peixoto (Marcos Caruso) – É o prefeito de Brogodó e aliado político do coronel Januário (Reginaldo Faria) e de Timóteo (Bruno Gagliasso). Casado com dona Ternurinha (Zezé Polessa), é pai de Fausto (Renato Góes) e Dora (Nathalia Dill). A família não lhe dá sossego: Dora (Nathalia Dill) critica suas decisões administrativas, a mulher é fútil e vaidosa e o filho Fausto (Renato Góes), um rapaz influenciável, que não tem capacidade para ser seu sucessor na política.

Dona Ternurinha (Zezé Polessa) A esposa do prefeito Patácio (Marcos Caruso) é deslumbrada com o posto de primeira-dama da cidade e anfitriã da corte de Seráfia, a quem tenta imitar nos gestos e vestuário. Será explorada por Úrsula (Debora Bloch) e Nicolau (Luiz Fernando Guimarães). É feia e tenta disfarçar sua feiúra se vestindo com espalhafato. Não se conformará com a falta de modos da filha Dora e tentará de todas as maneiras casar o filho Fausto (Renato Góes), seu verdadeiro xodó, com Lady Carlota (Luana Martau), para entrar para a nobreza.

Delegado Batoré (Osmar Prado) O delegado se chama Altino, mas ganhou o apelido de Batoré por ser baixinho e gordo. Bastante medroso, vive para servir aos interesses de Januário Cabral (Reginaldo Faria) e de seu filho Timóteo (Bruno Gagliasso). Solteirão, sonha se casar com Antonia (Luiza Valdetaro), de quem está noivo. Vive com sua irmã Neusa (Heloísa Perissé).

Neusa (Heloísa Perissé) – Para não ficar sozinha, a mulher do turco Farid, barbeiro itinerante que vive viajando, mora com o irmão Batoré (Osmar Prado), a quem controla completamente. Desconfia que Filó (Flávia Rubim), a empregada solteirona da casa, arrasta suas asinhas para o irmão e não tira os olhos dela. Considera-se muito amiga de Ternurinha (Zezé Polessa), mas as duas vivem disputando para ver quem é mais rica e bem relacionada. Só se juntam para falar mal de Florinda (Emanuelle Araújo), a linda esposa de Zenóbio (Guilherme Fontes), a quem invejam.

 Penélope (Paula Burlamaqui) – É uma das primeiras jornalistas e fotógrafas brasileiras. Sofisticada, vive na capital onde conheceu Farid (Mohamed Harfouch), com quem se casou sem pensar duas vezes. Só descobrirá a infidelidade do marido quando for a Brogodó cobrir a história da princesa perdida no sertão. Lá, conhecerá Herculano e passará a acompanhar o bando, documentando a vida no cangaço em filme, como uma “Benjamin Abraão” de saias.

Bartira (Andreia Horta) A terceira mulher de Farid (Mohamed Harfouch) é bonita e muito sensual. A única com quem o turco tem filhos. Vive em Vila da Cruz.

Quiquiqui (Marcello Novaes) – O irmão de Setembrino (Glicério Rosário) só não gagueja enquanto está cantando e tocando zabumba com o famoso trio de forró, que anima as noites brogodenses. Quando não está tocando, vende santos na porta da igreja. Foi criado com o irmão pelo padre Joaquim (Genézio de Barros) e frequenta o curso de alfabetização da professora Teínha (Patrícia Werneck), por quem se apaixona. É motivo de gozação por sua gagueira.

 Rosa (Isabelle Drumond) A filha mais velha de Zenóbio (Guilherme Fontes) e Florinda (Emanuelle Araújo) ajuda Téinha (Patrícia Werneck) na escola.

 Damião (Tony Tornado) Trabalhador da fazenda do coronel Cabral (Reginaldo Faria), sofre por suspeitar que foi traído pela mulher Amália (Débora Duarte) por ter um filho branco, Galego (Renan Ribeiro).

Amália (Débora Duarte) – Mulher de Damião (Tony Tornado), a sertaneja também trabalha duro na fazenda e é acusada de ter traído o marido Damião (Tony Tornado).

 Miguézim (Matheus Nachtergaele) O fundador da comunidade de Vila da Cruz é uma espécie de profeta. Com sua túnica puída e cajado conforta o povo sofrido da região, que vai ao cruzeiro erguido por ele para ouvi-lo. Sonhará com a chegada de um rei que livrará o povo do sertão da opressão dos senhores de terra e verá em Dom Inácio (Maurício Destri) seu sucessor, emprestando-lhe as palavras, o cajado e uma pesada missão.

Lilica (Nanda Costa) – A espevitada empregada da casa do coronel Cabral (Reginaldo Faria) é órfã e agregada da casa. Seguindo ordens do patrão, vigia Antônia (Luiza Valderato) para evitar que ela tenha contato com rapazes.  Gosta de Tibungo (Land Vieira), mas luta contra esse amor e tenta se aproximar de Nicolau (Luiz Fernando Guimarães) para se tornar nobre e morar em Seráfia. 

 Os cangaceiros

 Zóio-Furado (Tuca Andrada) O informante e mensageiro de Herculano (Domingos Montagner) é bastante feio e usa tapa-olho.

 Bel, Belarmino (João Miguel) – Só tem o respeito dos demais companheiros porque, apesar de vaidoso e afeminado, é muito valente e corajoso quando está lutando. Vai se apaixonar por Penélope (Paula Burlamaqui), quando a jornalista passar um tempo no cangaço.

 

Participações Especiais

 Coronel Januário Cabral (Reginaldo Faria) Dono da Fazenda Morro Branco, é o maior latifundiário da região. Fará de Jesuíno (Cauã Reymond) seu braço direito depois que a família do cangaceiro Herculano (Domingos Montagner) passar a morar na fazenda. Ao morrer, deixará seu legado para o filho Timóteo (Bruno Gagliasso).

 Rainha Cristina (Alinne Moraes) A linda e educada plebeia Cristina encantou Augusto (Carmo Dalla Vecchia) e tornou-se rainha de Seráfia Norte, para ódio de Úrsula (Debora Bloch), noiva de Augusto na época. Com a única filha, a princesa Aurora (Bianca Bin), Cristina será vítima da vingança da duquesa, que nunca se conformou em ter sido trocada.

 Rei Teobaldo (Thiago Lacerda) O marido de Helena (Mariana Lima) e pai de Felipe (Jayme Matarazo) e Inácio (Maurício Destri) é o rei de Seráfia do Sul. Morre em uma batalha contra Seráfia do Norte, mas, antes, firma um acordo de paz com o rei Augusto (Carmo Dalla Vecchia). Pelo acerto, seu filho Felipe (Jayme Matarazzo) deve se casar com a princesa Aurora (Bianca Bin).

 Rainha Helena (Mariana Lima) Esposa de Teobaldo (Thiago Lacerda), mãe de Felipe (Jayme Matarazo) e Inácio (Maurício Destri). Perde o marido quando está grávida de Inácio (Maurício Destri).

 Amadeus (Zé Celso Martinez) – É o oráculo e grande conselheiro do reino e quem interpreta os sonhos do rei Augusto (Carmo Dalla Vecchia).

Notícias Relacionadas