Notícias

22/10/2013 | 20h48m - Publicado por: O Fuxico | Foto: Ag.News

Polêmica das biografias será votada nesta quarta

Artistas querem a censura prévia de textos não autorizados

Polêmica das biografias será votada nesta quarta - Ag.News

Na semana passada, uma polêmica envolveu o nome da empresária Paula Lavigne. Tudo por conta de sua participação no programa Saia Justa, do canal pago GNT, onde discutiu com uma das jornalistas presentes sobre biografias não autorizadas. Lavigne defende a ideia de que uma biografia só pode ser publicada mediante autorização do biografado ou de seus herdeiros.

Mas não é só Paula que faz essa reivindicação. Chico Buarque, na mesma semana, escreveu um artigo onde condena o autor da biografia de Roberto Carlos. Caetano Veloso, Djavan, Gilberto Gil, Milton Nascimento, entre outros artistas também apoiam a censura prévia para obras que falem de suas vidas pessoais e carreira.

Haverá uma votação no plenário da Câmara, proposta pelo deputado Henrique Eduardo Alves, sobre um projeto do deputado Newton Lima (PT-SP) ,que autoriza a publicação das tais biografias não autorizadas.  Tal projeto modifica o artigo 20 do atual Código Civil brasileiro para garantir a divulgação de imagens e informações biográficas sobre pessoas de notoriedade pública, cuja trajetória pessoal tenha dimensão pública ou cuja vida esteja inserida em acontecimentos de interesse da coletividade.

Ainda sobre a liberdade de publicação de biografias, vários autores e biógrafos são contrários ao posicionamento do grupo Procure Saber, que é coordenado por Paula Lavigne e tem como integrantes, além de músicos e compositores, artistas de outras áreas.

 

Paula Lavigne promove show para ajudar a família do pedreiro Amarildo

Instagram

Instagram

  • @ritacadillac fez questão de parabenizar OFuxico pelos seus 18 anos!!
  • O talentoso @thiagobrava mandou um recado ao #OFuxico pelos seus 18 anos❤❤❤
  • A linda @tiemusica mandou um parabéns pelos 18 anos do site #OFuxico🤗🤗🤗
  • Confira a chamada da segunda temporada de A Vila, projeto do @multishow, que conta com @paulogustavo31 e grande elenco e tem previsão de estreia para o próximo dia 8 de outubro
Vídeo: Divulgação/Multishow
  • @araujovivianne, sempre gata, mandou os parabéns ao #OFuxico pelos seus 18 anos ❤❤❤❤
  • @projota arrasou e mandou os parabéns ao #OFuxico pelos seus 18 anos🤗🤗🤗😍
  • @jojotodynho mandou os parabéns ao #OFuxico pelos seus 18 anos 😄😄❤

OFuxico