Notícias

24/06/2015 | 12h09m - Publicado por: O Fuxico | Foto: Reprodução

Pra pensar: Qual o segredo para acabar com o desequilíbrio na ecologia?

Sem desenvolvimento sustentável não chegaremos a lugar nenhum

Pra pensar: Qual o segredo para acabar com o desequilíbrio na ecologia? - Reprodução

Quando se observa os impactos ambientais causados pela necessidade cada vez maior de áreas cultiváveis no Brasil e em volta do mundo, percebemos que continuando tudo como está hoje, muito certamente os recursos com finalidade de manter a agricultura em níveis altos de produção, serão insuficientes para fazer parar a devastação causada por mudanças no clima e por desastres ambientais provocadas pelo desequilíbrio na ecologia, principalmente nas áreas agrícolas.

Assim, é fundamental que sejam criados mecanismos que possibilitem o desenvolvimento sustentável na agricultura e com isso, priorizar as boas ações agrícolas. A necessidade cada vez maior e também mais urgente por grandes quantidades de grãos e de outros alimentos, fizeram obrigatoriamente surgir o aparecimento de pesticidas e adubos químicos muito potentes. Por causa disso, houve uma acentuada degradação do solo e dos recursos hídricos nos locais afetados. Fazendo uma analogia a este fato, o desmatamento de áreas cada vez maiores tem provocado o extermínio de espécies animais, principalmente de insetos, o que causa ataques devastadores de pragas que eram controladas por esses mesmos insetos.

O desenvolvimento da agricultura em conjunto com um processo de sustentabilidade em torno das áreas agrícolas, pode ser a solução para garantir uma melhor condição de vida para as populações que vivem do trabalho no campo. Diminuir a aplicação de inseticidas agressivos, evitar a contaminação de sistemas hídricos, a utilizacao de novas técnicas de cultivo e equipamentos e o uso frequente de adubos artificiais, pode promover uma recuperação das terras já desgastadas. Já está provado que o rendimento nas plantações pode ser o mesmo ou ficar bem próximo do que já é conseguido atualmente através das práticas normais de plantação. Adotando práticas sustentáveis, os agricultores poderão manter uma biodiversidade de proteção em todas as áreas de cultivo.

Para isto, o papel da tecnologia é fundamental, uma vez que, apesar de ter sido o uso de algumas dessas inovacoes tecnológicas que originou este tipo de situacoes, a verdade é que o desenvolvimento tecnológico permite resolve-las e maximizar a producao agrícola com a sustentabilidade do meio envolvente a custos acessíveis. Esta é a razao da total remodelacao de alguns equipamentos e tecnologias agrícolas como os tratores, colheitadeiras ou plantadeiras por exemplo.

Com tudo isto, pode-se afirmar que a sustentabilidade da agricultura está dependente da tecnologia e do sucesso na sua implementacao. Isto porque o estudo e desenvolvimento intensivo de técnicas e tecnologias que não danifiquem o solo, produtos e culturas é uma ajuda não só ao produtor e agricultor que ve o seu esforco reduzido mas compensado como também ao próprio consumidor que acaba por obter melhor qualidade nos produtos que consome. Muito tem que ser feito ainda mas várias empresas estao completamente focadas nisso e a investir quantias enormes para que consigam disponiblizar de forma acessível o melhor para todas as partes envolvidas.

Instagram

Instagram

  • A dupla @cleitonecamargooficial mandou um recado aos leitores do #OFuxico! Confira
  • Fiquem ligadinhos! Segunda-feira tem Live no OFuxico com @aloisiochulapa e @luisaalbu, ex- Power Couple
  • @micheltelo e @tatafersoza aproveitaram uma folguinha para brincar com os filhos, em um shopping do Rio de Janeiro. Confira tudo sobre o passeio em #OFuxico!
📷: AgNews
  • Veja, clicando em #OFuxico, os looks que as celebridades escolheram, para a segunda edição do leilão do Instituto Neymar Jr.
📷: Brazil News
  • As gravidinhas e futuras mamães de primeira viagem @isisvalverde e @sabrinasato fizeram questão de prestigiar o leilão do Instituto Neymar Jr. Confira tudo em #OFuxico!
📷: AgNews
  • Saiba tudo que rolou, na segunda edição do leilão do Instituto Neymar Jr., que aconteceu na noite da última quinta-feira (19), em São Paulo, no #OFuxico!
📷: AgNews
  • Na ocasião, @luansantana ainda cantou, junto com o

OFuxico