Notícias às 10:45

Prêmio Faz Diferença consagra os melhores de 2017. Veja os vencedores!

Anderson Borde/AgNews

Luxo e emoção deram o tom da noite de quarta-feira (28), na festa de entrega do Prêmio Faz Diferença O Globo 2017, que reconhece, dentre 17 categorias, personalidades, instituições ou empresas que contribuíram com suas iniciativas, trabalho e talento para tornar o país e o mundo melhores.

Em cerimônia apresentada por Míriam Leitão e Ancelmo Gois, no Golden Room do Belmond Copacabana Palace, na Zona Sul carioca, Anitta abriu a premiação, agraciada na categoria Segundo Caderno/Música.

"Já consegui fazer diferença fazendo um funk tocar numa festa chique como essa", disse.

Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank, vencedores na categoria Diversidade, dedicaram o prêmio à vereadora Marielle Franco, assassinada no Centro do Rio, à americana Ruby Bridges, primeira negra a entrar para a escola de brancos em Louisiana, e aos professores vítimas de chacina em Maricá: Sávio Oliveira, Mateus Bittencourt, Matheus Baraúna, Marco Jhonathan e Patrick da Silva. Bruno citou todos eles.

"Hoje não adianta não ser racista. Precisamos ser antirracistas para fazer a diferença. O racismo acontece todos os dias e as pessoas jogam para debaixo do tapete. O que fizemos não foi nada demais. É o que todos deveriam fazer".

Giovanna ressaltou que essa luta não é apenas dos negros.

"Quando poderíamos adivinhar que um dia ganharíamos um prêmio de Diversidade sendo brancos, héteros e de classe média. Sofri na pele o racismo e passei a vê-lo de forma diferente".

A falecida professora Heley de Abreu Silva Batista, ganhadora do Prêmio Faz Diferença na categoria País, foi representada pelo irmão Marcôney de Abreu. Heley teve 90% do corpo queimado e morreu para salvar crianças no incêndio criminoso a creche de Janaúba (MG).

Pedro Bial, que recebeu o Prêmio Faz Diferença Segundo Caderno/TV, se emocionou.

"É um orgulho estar aqui, mas não sabia bem que diferença que eu tinha feito. Agora ficou claro para mim que a diferença que eu faço é dar voz e espaço para as pessoas que fazem diferença”, disse.

Jackson Follmann, goleiro sobrevivente do acidente aéreo com o time do Chapecoense, recebeu o Prêmio Faz Diferença – Esporte em nome de seus amigos também sobreviventes, o lateral Alan Ruschel e o zagueiro Neto. Ele dedicou o troféu aos companheiros mortos na tragédia.

"Não é mérito estar aqui vivo. Dedico o prêmio aos que estão no céu, aos que rezaram por nós. Estou emocionado e agradeço o carinho de todos. Me emociono ao ver os videos sobre o acidente e com o carinho de todos. Muito obrigado".

A cientista Joana D´Arc Félix, PhD em Química pela Universidade de Harvard, foi agraciada como Personalidade do Ano 2017, o principal do evento. Muito emocionada, a pesquisadora relembrou sua trajetória, marcada por muita luta e preconceito, desde os seis anos de idade.

“Conheci o racismo ainda muito nova, quando ouvi de um professor que eu não seria nada na vida. Naquele momento pensei em desistir, mas meu pai me disse que eu deveria ser maior que aquilo".

Em sua 15ª edição e concebido pelo jornal O Globo em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o Prêmio Faz Diferença

Confira a lista de vencedores: 

Personalidade do Ano 2017: Joana D´Arc Félix

País: Heley de Abreu Batista ("In memoriam")

Rio: Roberto de Oliveira Ferreira

Economia: Fernanda Giannasi

Desenvolvimento do Rio: Subsea7

Mundo: Andrêza Trajano

Sociedade/ Diversidade: Bruno Gagliasso e Giovana Ewbank

Sociedade/Ciência e Saúde: Sérgio Lucena

Sociedade/ Educação: Escola Municipal Infante Dom Henrique (SP)

Esportes: Alan Ruschel, Neto e Follmann (Chapecoense)

ELA: Lenny Niemeyer

Segundo Caderno/Música: Anitta

Segundo Caderno/Cinema: Vladimir Brichta

Segundo Caderno/Livros: Silviano Santiago

Segundo Caderno/ Artes Visuais: Abraham Palatnik

Segundo Caderno/Teatro: José Celso Martinez Corrêa

Segundo Caderno/TV – Pedro Bial

Notícias Relacionadas