Notícias

19/04/2006 | 18h13m - Publicado por: Juliana Ambold

Prêmio Shell anuncia vencedores em São Paulo

A montagem de Oração Para um Pé-de-Chinelo foi um dos destaques do Prêmio Shell de Teatro de São Paulo para a temporada 2005, entregue na noite desta terça-feira, dia 18. O espetáculo levou dois prêmios: o de melhor ator, para Norival Rizzo, e o de melhor atriz, para Denise Weinberg.

A cerimônia comandada pela atriz Beth Goulart concedeu ainda a estatueta de direção para Rodolfo García Vázquez, em A Vida na Praça Roosevelt. A autoria de Por Elise rendeu o prêmio a Grace Passô. 

A 18ª edição da premiação fez homenagem especial ao ator Gianfrancesco Guarnieri por sua contribuição ao teatro brasileiro. Na festa no Buffet Giardini, ele foi representado pelo filho Flávio.

O vencedor de cada categoria recebeu uma escultura em metal do artista plástico Domenico Calabroni, com a forma de uma concha dourada, inspirada no logotipo da Shell, e uma premiação individual de R$ 8 mil.

Prêmio Shell de Teatro

Criado em 1989, o Prêmio Shell de Teatro é oferecido aos destaques do ano, no Rio e em São Paulo, separadamente, nas categorias autor, diretor, ator, atriz, cenografia, iluminação, música, figurino e categoria especial, em que disputam os profissionais não relacionados nas demais.

O júri de São Paulo é formado por Kil Abreu (jornalista e pesquisador do teatro), Silvana Garcia (pesquisadora e dramaturgista), Valmir Santos (jornalista), Marici Salomão (autora teatral e jornalista) e Maria Lúcia Candeias (professora e crítica teatral), que deixa o júri este ano, sendo substituída por Fábio Namatame, que passa a acompanhar as montagens da temporada 2006.

Confira os vencedores da temporada 2005 do Prêmio Shell de Teatro de São Paulo:

Autor:
- Grace Passô, por “Por Elise”

Diretor:
- Rodolfo García Vázquez, por “A vida na Praça Roosevelt”

Ator:
- Norival Rizzo, por “Oração Para Um Pé-de-chinelo”

Atriz:
- Denise Weinberg, por “Oração Para Um Pé-de-chinelo”

Cenário:
- Osvaldo Gabrieli, por “Os Sertões – A Luta: Primeira Parte”

Figurino:
- Claudia Schapira, por “O Que Eu Entendi do Que o Tom Zé Disse”

Iluminação:
- Beto Bruel, por “Avenida Dropsie”

Música:
- Dagoberto Feliz, por “El Dia Que Me Quieras”

Categoria especial:
- Elisete Jeremias, pela direção de cena de “Os Sertões – A Luta: Primeira Parte”

Homenagem especial:
- Gianfrancesco Guarnieri – pela contribuição ao teatro brasileiro.
 
 

Instagram

Instagram

  • Repost @estherrocha : Delícia de visita com direito a um@montão se brigadeiros deliciosos que adoçou a redação e o meu coração... Esses dois lindos são os idealizadores do @empoderadxsbr , um site lindo, bem feito e do bem que é o novo parceiro de @site_ofuxico . E eu só festejando os amigos que a vida@me dá🙏😘😍
  • A @clau_music fez questão de divulgar seu mais recente videoclipe, feito para a música Pouca Pausa, para os seguidores de #OFuxico. Confira!
  • Ainda na noite da última quarta-feira (13), @danielsaboya agitou o YouTube Space, no Rio de Janeiro, comemorando, entre outras coisas, seus dez milhões de inscritos, no YouTube, sendo dono do maior canal de dança do mundo. Confira um pouco do que aconteceu, no evento!
  • Nossa deliciosa tarde de festinha junina... clima gostoso na redação.
  • @ararocha20 trouxe complemento gostoso para nosso  Almocinho festa junina na redação...
  • Almocinho festa junina na redação...
  • @joaoguilherme divulga música inédita e manda recado ao OFuxico!!!

OFuxico