Notícias às 00:37

Produtora do filme O Hobbit é acusada pela morte de 27 animais

Reprodução

Um dos funcionários de uma fazenda localizada em Wellington, na Nova Zelândia está acusando a produtora do longa metragem O Hobbit de um crime cruel. Chris Langridge, afirma que em novembro de 2010 foi contratado para treinar cerca de 50 cavalos para o filme,  mas logo no início ele ficou muito preocupado com as condições do local.  A propriedade é repleta de barrancos, buracos na terra e outras armadilhas que teriam provocado a morte de três cavalos, seis cabras, seis ovelhas e uma dúzia de galinhas. Outros dois cavalos também teriam ficado gravemente feridos, mas sobreviveram.

O funcionário conta ainda que tentou preencher os buracos resultantes da passagem de canais por baixo da terra, e que teria inclusive trazido as suas próprias cercas na tentativa de impedir que os cavalos tivessem acesso às áreas mais perigosas. Mas sua iniciativa  foi em vão.

Ainda segundo funcionários do lugar, o primeiro animal a morrer teria sido um pónei chamado Rainbow, que se feriu após saltar de um barranco. Destinado a tornar-se o cavalo de um hobbit – as pequeninas criaturas das histórias do escritor J.R.R. Tolkien, Rainbow teve que ser sacrificado após o acidente.

“Uma semana depois, um cavalo chamado Doofus ficou preso numa cerca e feriu as patas. Embora tenha sobrevivido, ele sofreu muito”, garante Langridge, que pediu demissão em Fevereiro de 2011 e enviou um e-mail aos produtores da longa-metragem, alertando sobre os problemas. Ele diz que jamais recebeu resposta.

Um outro tratador de animais chamado Johnny Smythe, contou que teve que enterrar seis cabras e seis ovelhas que morreram após cair em buracos, contrair vermes ou comer alimentos estragados. A fazenda abriga cerca de 150 animais usados no filme.

Mais um caso envolve as galinhas que teriam sido mortas por cães pois não eram devidamente recolhidas ao galinheiro.

A American Humane Association (órgão responsável por garantir a segurança dos animais durante a produção de um filme) garante que nenhum animal foi ferido durante as filmagens.

Um porta-voz de Peter Jackson, realizador de O Hobbit e dos três filmes da série O Senhor dos Anéis, admitiu que cavalos, cabras, galinhas e uma ovelha morreram na quinta, mas afirmou que algumas das mortes foram provocadas por causas naturais. Mesmo assim a produtora concordou que as mortes de pelo menos dois cavalos poderiam ter sido evitadas e garantiu que, após os episódios, as condições de segurança no local foram melhoradas.

Ian McKellen diz que a trilogia O Hobbit tem pegada cômica
Terceiro filme Hobbit será lançado em julho de 2014
Disponibilizado trailer de O Hobbit, prequência de O Senhor dos Anéis
Divulgados títulos e datas de lançamento de O Hobbit 1 e 2
Elijah Wood é mais um astro de O Senhor dos Anéis que estará em O Hobbit

Notícias Relacionadas