Notícias

16/11/2005 | 08h51m - Publicado por: Elba Kriss | Foto: Fotomontagem

Quarto filme da série Harry Potter estréia dia 25, no Brasil

Quarto filme da série Harry Potter estréia dia 25, no Brasil - Fotomontagem

A Harry Potter mania ganha fôlego no Brasil. Dia 25 de novembro chega aos cinemas do país o longa Harry Potter e o Cálice de Fogo (Harry Potter and the Goblet of Fire), o quarto da série.

Antes de chegar ao Brasil, o filme terá estréia mundial na próxima sexta-feira, dia 18. As pré-estréias, que já aconteceram em Londres, Inglaterra e Nova York, nos Estados Unidos, deram uma prévia do que está por vir: mais um recorde de espectadores.

Daniel Radcliffe, o astro do filme, e Rupert Grint, que interpreta o amigo inseparável de HP, Ron Weasley, Emma Watson, que vive Hermione Granger, estão de volta no longa que conta a história do bruxinho, agora com 14 anos, que participa de uma grande competição de bruxos defendendo Hogwarts contra outras escolas de magia. Além disso, o astro se vê às voltas de outro contratempo: seu arquiinimigo, Lord Voldemort, prepara-se para retornar.

A autora do best seller literário que deu origem aos filmes - que já está no sexto livro-, J.K. Rowling, pretende dominar as vendas nas festas de final de ano. No Brasil, além da estréia do filme, dia 25, no dia seguinte chega às livrarias o sexto livro do bruxinho: Harry Potter, Harry Potter e o Enigma do Príncipe (Harry Potter and the Half-Blood Prince), lançado há alguns meses na Iglaterra e nos Estados Unidos, além de muitos outros países.

A última publicação da série bateu todos os recordes nos Estados Unidos ao vender 6,9 milhões de livros nas primeiras 24 horas de lançamento (no total, a série de livros já vendeu mais de 100 milhões de exemplares em cerca de 43 países). Nessa edição, Harry Potter começa seu sexto ano na Escola Hogwarts de Magia e Bruxaria em uma atmosfera de incerteza, quando o mundo mágico começa a lidar com o fato de que o terrível feiticeiro Voldermort está vivo e ativo mais uma vez.

Sucesso na televisão

Além de ser sucesso nas livrarias e no cinema, Harry Potter também é sucesso na televisão. Recentemente, o longa foi exibido no SBT e garantiu à emissora de Sílvio Santos uma audiência de 28 pontos no IBOPE.

A segunda exibição do filme Harry Potter e a Pedra Filosofal, no dia 16 de outubro, deixou o SBT com média foi de 23 pontos, contra 29 da Globo. O pico chegou a 28 pontos, deixando o SBT em segundo lugar.

Na primeira exibição do longa-metragem pelo SBT, no dia 5 de dezembro de 2004, os índices foram ainda maiores, fazendo com que a emissora de Silvio Santos ficasse em primeiro lugar: média de 30 pontos e picos de 35.

Nas prateleiras

Além do recente lançamento, J.K. Rowling tem outras cinco obras lançadas sobre a história do bruxo Harry Potter. A primeira a chegar às lojas foi Harry Potter e a Pedra Filosofal (Harry Potter and the Sorcerer's Stone), em 1998. No livro, os leitores são preparados para entrar no mundo da magia, sonhar com os feitiços que só se aprendem em Hogwarts e detestar uma família adotiva. É assim o mundo de Potter, o menino que tem um raio na testa e que vai à Hogwarts se preparar para ser bruxo.

Em seguida, em 1999,  Rowling lançou Harry Potter e a Câmara Secreta (Harry Potter and the Chamber of Secrets). No segundo livro da saga do aprendiz de feiticeiro, ele enfrenta terríveis perigos que rondam o Colégio Hogwarts de Magia e Feitiçaria. Harry e seu amigo Ron enfrentam tenebrosos monstros e, o que é pior, a encarnação nada amigável de seu inimigo número um: Lorde Voldemort.

Já o terceiro livro da série, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (Harry Potter and the Prisoner of Azkaban), foi lançado também em 1999. Desta vez, o bruxo se vê as voltas atrás de um assassino que fugiu da prisão dos bruxos. O colégio fica cheio de guardas para proteger os alunos. Mas será que a segurança é certa?

O quarto livro da série, Harry Potter e o Cálice de Fogo (Harry Potter and the Goblet of Fire) lançado em 2000, traz o menino como um adolescente. Potter enfrentar muitos perigos em seu quarto ano na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Lord Voldemort  recruta seus antigos aliados e parceiros do mal para voltar a dominar o mundo dos bruxos. Potter ajuda a impedi-lo e, ainda, resolve outro espinhoso problema: conquista o coração de Cho Chang, uma bela jogadora de quadribol.

Em Harry Potter e a Ordem da Fênix (Harry Potter and the Order of the Phoenix), lançado em 2003, o arquivilão Lorde Voldemort volta juntamente com seus Comensais da Morte. Além disso,  Potter já é um adolescente e os poucos vai amadurecendo.

Nos cinemas

A história de Harry Potter nos cinemas começou em 2001 com a estréia de Harry Potter e a Pedra Filosofal (Harry Potter and the Sorcerer's Stone). O filme dirigido por Chris Columbus narra as aventuras de Harry Potter ao ingressar na seleta Hogwarts, a escola especializada em formar grandes feiticeiros.

No ano seguinte, em 2002, os fãs foram presenteados com o longa Harry Potter e a Câmara Secreta (Harry Potter and the Chamber of Secrets). No filme, o bruxo está pronto para dar início ao segundo ano de sua jornada no mundo da bruxaria. Eis que uma mensagem sangrenta na parede anuncia que a Câmara Secreta foi aberta. Harry, Ron e Hermione percebem que para salvar Hogwarts será preciso muita mágica e coragem.

Em 2004, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (Harry Potter and the Prisoner of Azkaban) chegou às telonas. No filme, Harry Potter, Ron e Hermione entram na adolescência e voltam à Hogwarts para o terceiro ano letivo na escola de bruxaria. Lá, eles passam a investigar o mistério de um prisioneiro fugitivo que representa uma perigosa ameaça ao jovem bruxo.

Após a estréia de Harry Potter e o Cálice de Fogo (Harry Potter and the Goblet of Fire) neste ano, os fãs podem se preparar para o quinto filme da série: Harry Potter e a Ordem da Fênix  (Harry Potter and the Order of the Phoenix), com previsão de lançamento para 2007.

Desta vez, Harry adolescente continua amadurecendo em Hogwarts, em meio a aulas e suporta novos ensinamentos como a de lidar com a dor. O jovem bruxo tem que enfrentar Voldemort, além de encarar a perda de um amigo.

J.K. Rowling

A série Harry Potter fez da escritora J.K. Rowling uma das mulheres mais ricas da Grã-Bretanha, com uma fortuna avaliada, em 2004, em US$ 1 bilhão.

Joanne Rowling nasceu em Chipping Sodbury, Gloucestershire, em 31 de Julho de 1965, e cresceu e estudou no Reino Unido. Em 1991 mudou-se para Portugal após a morte da mãe. Lá, viveu até 1995, e casou-se com um jornalista português, Jorge Arantes, pai da sua filha Jessica Rowling Arantes, nascida em 1993.

Com o sucesso de Harry Potter, em 2004, a escritora entrou na lista da Forbes, como detentora de uma fortuna de 576 milhões de libras esterlinas e a primeira pessoa na história que se tornou bilionária por escrever livros.

Instagram

Instagram

  • #AFazenda: João Zoli, Léo Stronda e Rafael Ilha estão na Roça. Quem será que vai vencer a Prova do Fazendeiro?
Foto: Divulgação/Record TV
  • @viegasoficial tem novidade e contou tudo ao #OFuxico!!!
  • Quando o assunto é dieta, a mãe da cantora @simoneses manda seu recado. Vem ver em OFuxico!
  • É lacre que fala? @araujovivianne se esbaldou em mais uma noite de samba no @salgueirooriginal
  • Thaeme, da dupla com Thiago, anunciou que está grávida!!! Saiba tudo no OFuxico!! 📸: Reprodução/Instagram
  • O Sétimo Guardião: Gabriel e Luz se beijam! Entre no site do OFuxico e saiba tudo sobre a trama! 📸: João Cotta/TV Globo
  • @feribeiromusic lança música e clipe com @mcdede. Eles mandaram recado ao #OFuxico!

OFuxico