Notícias

07/09/2012 | 15h50m - Publicado por: Mariana Trigo/ TV Press para O Fuxico | Foto: Jorge Rodrigues Jorge/CZN

Rafael Zulu sobre a Record: "A gente tem de priorizar quem prioriza a gente"

Rafael Zulu vive personagem de destaque em Balacobaco

Rafael Zulu sobre a Record:  \

A carreira de Rafael Zulu, desde sua estreia na tevê, é bastante movimentada. Pela terceira vez, o ator está de volta à Record para interpretar o honesto e confiável Mauro, em Balacobaco, próxima trama da emissora. Ele tem alternado papéis entre a Globo e a atual emissora desde sua primeira novela, Amor e Intrigas, na Record. Entre idas e vindas, este carioca de 30 anos se destacou mesmo em papéis na Globo, como o divertido gay Adriano, que trabalhava na agência de modelos de Ti-Ti-Ti. No entanto, Zulu afirma que, desta vez, o retorno para a Record parece definitivo.

"A gente tem de priorizar quem prioriza a gente. A Record tem me namorado há tempos e está tendo um cuidado comigo que me faz pensar em ficar", entrega o ator.

Mesmo assim, ele preferiu assinar contrato por obra antes de atuar na trama de Gisele Joras - que substitui  Máscaras, a partir do dia 4 de outubro.

A história, dirigida por Edson Spinello, tem como principal cenário o ambiente de trabalho de Mauro, a agência de turismo ecológico Grau, dirigida por Eduardo vivido por Victor Pecoraro, melhor amigo do personagem de Zulu. Sua função na trama é alertar o protagonista que ele está sendo passado para trás justamente pelo irmão, o vilão Norberto, de Bruno Ferrari, um dos sócios da agência.

"Meu personagem quer abrir os olhos do Eduardo e mostrar que o irmão dele não vale
nada", adianta Zulu, que chega a comparar Mauro com um personagem que viveu na Globo, em Caras & Bocas.

"Ele tem um pouco do Leonardo, que era um guia de safáris na África. Cheguei a gravar lá. É
uma mistura dele com o Adriano, de Ti-Ti-Ti, mas sem ser gay", define.

Nessa composição, a principal referência para o personagem aconteceu por acaso. Em um
casamento de uma amiga com um americano, acabou conhecendo o guia turístico de 48 americanos que vieram ao Brasil para a cerimônia. Ao se aproximar do guia, resolveu fazer uma longa entrevista sobre a profissão, o que o ajudou em suas pesquisas nesta área.

"Fora isso, não tenho muito cipó para me segurar além do que o texto está me trazendo", diverte-se Zulu, que se anima ao constatar a diversidade de tipos que tem vivido na tevê.

Desde sua estreia em 2005, em Amor e Intrigas, na Record, o ator teve a sorte de
não ficar rotulado ou engessado com o mesmo tipo de personagem, o que é cada vez mais comum com os atores na tevê.

"Normalmente colocam a gente em um caminho e fica difícil sair dali. Mas ainda bem que não passei por isso. Tem muita gente que quer provar outra sopa", avalia o ator, que assegura que teve de correr muito atrás para conseguir algum destaque na tevê.

Nascido em São Gonçalo, periferia de Niterói, no Estado do Rio, Zulu sempre ficou fascinado com o teatro, mas nem sonhava com televisão. Tanto que decidiu se formar em Engenharia Eletrônica. Quando estava partindo para uma pós-graduação em Marketing, chutou o balde e recomeçou do zero. Se matriculou em um curso de teatro e mudou radicalmente de direção.

"Mas olhava minha turma e via uns toquinhos de 9, 10 anos na aula de Teatro. Vi que não podia ficar ali. Precisava dar o pulo do gato", lembra.

Com isso, ele se matriculou em diversos cursos de interpretação simultaneamente, como no Teatro Tablado, na CAL - Casa das Artes de Laranjeiras - e em diversos outros, de cinema e tevê.

"Em dois anos, já estava na novela na Record", orgulha-se o ator, que agora se prepara para protagonizar seu primeiro longa, Nego D'Água, de Roque Araújo.

A produção, rodada em Juazeiro, na Bahia, conta a história de uma lenda que se passa no Rio
São Francisco.

"Vou viver o personagem-título, o cara que conta toda essa história", comemora.

Rafael Zulu sofre grave acidente no Rio de Janeiro
Rafael Zulu não se considera um galã
Rafael Zulu se prepara para fazer dois filmes
 

Instagram

Instagram

  • Cleo prestigia pai, Fabio Jr., em show e troca carinhos com ele no camarim do evento. (📷: Marcello Sa Barretto / Brazil News)
  • Paolla Oliveira deixa coxas à mostra e aparece deslumbrante em pré-estreia do filme Bumblebee, no Uci New York City Center, no Rio de Janeiro. (📷: Roberto Filho / Brazil News)
  • Lívia Andrade participou do último ensaio do ano da Império de Casa Verde e o evento foi temático para celebrar a chegada do Natal. O que acharam do look de Mamãe Noel? (📷: Amauri Nehn / Brazil News)
  • @karinabacchi e @amaurygnunes fizeram a alegria das crianças da ONG Florescer, em Paraisópolis.
📷 Francisco Cepeda/ AgNews
  • @negodoborel se apresentou em palco da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e levantou uma multidão.
📷 Daniel Pinheiro/ AgNews
  • @camilaqueiroz foi pura elegância na reinauguração de loja da #Intimissimi, no Barra Shopping, Rio de Janeiro.
📷 Roberto Filho/ Brazil News
  • @ticipinheiro acaba de lançar sua linha de joias. 📷 Manuela Scarpa/ Brazil News

OFuxico