Notícias

02/09/2012 | 10h04m - Publicado por: Geraldo Bessa/TV Press para O Fuxico | Foto: Pedro Paulo Figueiredo/Carta Z Notícias

Raphael Viana ganha status de peão, após lidar com 600 búfalos

O ator fala da experiência de lidar com animais em fazenda para a novela Amor Eterno Amor

Raphael Viana ganha status de peão, após lidar com 600 búfalos - Pedro Paulo Figueiredo/Carta Z Notícias

O carinho com que Raphael Viana fala sobre o peão Josué, de Amor Eterno Amor, da Globo, impressiona. E boa parte da empolgação do ator com o personagem vem da intensa preparação para a novela, iniciada dois meses antes da estreia, no habitat natural de Josué: a Ilha de Marajó – arquipélago localizado no estado do Pará.

"Tive algumas referências de livros e filmes. Mas a ambientação foi fundamental e superou minhas expectativas. Além de moldar o personagem, construí um profundo respeito pelos moradores da região", conta.

Peão de verdade

Durante o tempo em que gravou Amor Eterno Amor na Ilha do Marajó, Raphael Viana ficou impressionando com a recepção e o bom relacionamento entre os moradores do arquipélago e o elenco da novela. Ao lado dos parceiros de cena Gabriel Braga Nunes e Erom Cordeiro, Raphael se esbaldou nos rios, comeu pratos típicos da região e aprendeu a lidar com os búfalos que andam livremente pelas ruas da cidade de Soure.

"É outro estilo de vida, onde a natureza bruta é muito presente. Gravamos muitas cenas de lida de peão. Era contagiante estar à frente de 600 búfalos", conta.

 Depois de gravar a última cena com a manada, o ator lembra com carinho do presente que ganhou de Brito, um dos peões que ajudavam na seqüência.

"Ele tirou o chapéu e me entregou, falando que agora eu era um peão de verdade. Na hora, disse que não precisava, mas ele insistiu para eu aceitar o presente. Fiquei emocionado", assume.

Prestes a se despedir da trama, o ator assume que, além de sua imersão na cultura paraense, o tom cômico do personagem vai deixar saudades. Principalmente, pelas cenas divididas com Andréia Horta, intérprete da espevitada Valéria.

"O público torce por essa paixão desmedida. Ele é um cara perseverante. Essa jogo de gata e rato entre eles é muito engraçado", valoriza o ator de 28 anos.

O humor envolvendo as idas e vindas do casal ganhou destaque com a súbita transformação de Josué em modelo fotográfico. Ironicamente, foi a partir do mundo da moda que o ator descobriu a tevê. Em 2005, sem grandes pretensões, ele acompanhou um amigo a uma sessão de testes para uma agência de comerciais. No local, foi convencido a fazer o teste também.

"É aquela coisa de estar na hora e no lugar certos", define.

A partir daí, acumulou trabalhos em publicidades para a tevê e catálogos de moda. E, paralelamente, continuou a estudar Artes Cênicas.

 Incentivado pelos pais, o teatro faz parte da vida de Raphael desde os 15 anos de idade. Tímido e retraído na adolescência, ele encontrou nos palcos um hobby. A relação com a profissão de ator só começou a ficar séria depois de passar pelos cursos da CAL – Casa das Artes de Laranjeiras, famoso curso de interpretação carioca – e conseguir um pequeno papel em Bicho do Mato, novela exibida pela Record, em 2006.

"A tevê é um local de eterno aprendizado. Hoje ainda faço alguns trabalhos de moda, mas sei exatamente qual é a minha praia", avisa o ator, natural de Barra Mansa, interior do Rio de Janeiro.

Em sua quarta novela, Raphael acredita que o trabalho em Amor Eterno Amor solidifica sua relação com o veículo. Acostumado a inúmeros testes de elenco, o ator pela primeira vez foi convidado a participar de uma trama. Para ele, o chamado da equipe da novela das seis é fruto de seu esforço e dedicação nos folhetins anteriores: Araguaia, de 2010, e Morde & Assopra (2011). O ponto em comum entre os três trabalhos na Globo é o estilo galã e a boa conduta dos personagens, algo que não chega a incomodar Raphael.

"Apesar de serem bonzinhos, são tipos bem diferentes. É claro que eu gostaria de fazer algo mais alternativo, um vilão, um louco, mas estou feliz com o que está surgindo", justifica.

Atualmente, Raphael dedica-se às últimas cenas de Josué na trama de Elizabeth Jhin, enquanto arquiteta seus projetos com a Companhia de Teatro Íntimo, onde além de atuar, exibe sua porção diretor, produtor e designer.

"O teatro me dá inúmeras possibilidades artísticas. Essa variação é interessante na hora em que preciso me reciclar", garante.

Distante do universo comercial e industrial da televisão, o ator mostra-se apaixonado por poesia e pela obra de escritores como Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade e Vinicius de Moraes. Inclusive, ele mesmo já escreveu uma série de poesias, que mantém guardadas por conta da timidez.

"Tenho vontade de publicar algumas. Mas mostrar minhas poesias é uma exposição maior do que qualquer trabalho como ator", compara.

Instantâneas

# Amor Eterno Amor é a segunda novela onde Raphael Viana é dirigido por Rogério Gomes. O primeiro encontro dos dois foi em Morde & Assopra.

# No ano passado, o ator mostrou sua versão dançarino ao integrar o elenco da Dança dos Famosos, quadro do Domingão do Faustão.

# Depois de trabalhar no teatro e na tevê, Raphael agora busca oportunidades no cinema.
"Só tenho experiências em curta-metragens. Acho que está na hora de investir mais na sétima arte", acredita.

# Atualmente, o ator é garoto-propaganda da maior rede de lojas de departamento do mundo, a americana Macy's.

Raphael Viana estrela catálogo da Macy´s, nos EUA
Raphael Viana quase foi um dos protagonistas de A Vida da Gente

Instagram

Instagram

  • @aldairplayboy também colocou todo mundo para dançar, durante sua incrível apresentação, no evento no CTN, em São Paulo, que também contou com a participação de Devinho Novaes
  • @xandaviao agitou a madrugada deste sábado (18), com um super show no Centro de Tradições Nordestinas, em São Paulo. Na ocasião, ele interpretou sucessos de todas as fases do Aviões do Forró
  • @RenatoAragão fala da emoção de estar mais uma vez no #CriançaEsperanca, uma ideia que ele teve há mais de três décadas
  • @RenatoAragão fala da emoção de estar mais uma vez no #CriançaEsperanca, uma ideia que ele teve há mais de três décadas
  • Olha só o recadinho que a dupla #Sandro&Gustavo mandou para os leitores de OFuxico!
  • @projota fez questão de convidar os seguidores de #OFuxico para conferir sua mais nova música de trabalho, Sr. Presidente, que já conta até com videoclipe. Confira mais!
  • Confira suposta lista de participantes de #AFazenda! Quem você gostaria que estivesse na nova edição do programa?
📷: Divulgação/Record TV

OFuxico