Notícias

25/02/2013 | 07h00m - Publicado por: Fernanda Breder/Pop Tevê para O Fuxico | Foto: Luiza Dantas/ Carta Z Notícias

Rayana Carvalho vive estudante engajada no remake de Dona Xepa

Atriz foi vilã em Rebelde e muda o foco em nova trama

Rayana Carvalho vive estudante engajada no remake de Dona Xepa - Luiza Dantas/ Carta Z Notícias

A pernambucana Rayana Carvalho deixou tudo para trás quando resolveu se mudar para o Rio de Janeiro e seguir a carreira de atriz. A coragem trouxe recompensas e, depois de viver a Pilar, de Rebelde, ela encara uma personagem cheia de nuances em Dona Xepa, próxima novela da Record. A atriz dará vida a Lis, estudante muito engajada com questões sociais e que defende sua família com unhas e dentes.

"Ela vira uma fera quando mexem com algum familiar, ou defendendo alguma causa. É uma garota que sabe o que quer e se impõe", revela.

Baseada na peça homônima escrita por Pedro Bloch, que também deu origem à novela da Globo de 1977, a versão atual traz um enredo completamente novo.

"É uma versão contemporânea, com a cara de 2013. Vai trazer até as mulheres-fruta", afirma, referindo-se ao papel de Robertha Portella, Dafne, que se tornará a Mulher Tutti-Frutti ao longo da história. 

Com exceção de Dona Xepa, protagonista de Ângela Leal, e seus dois filhos, interpretados por Thaís Fersoza e Arthur Aguiar, todos os outros personagens foram criados pelo autor Gustavo Reiz. Lis é uma estudante de História, filha de Meg e Júlio César, vividos, respectivamente, por Luiza Tomé e Maurício Mattar, e irmã de Vitor, papel de Márcio Kieling.

"É um núcleo de uma classe social mais elevada. Porém, a Lis tem conceitos ideológicos um pouco mais humanistas, pensamentos mais simples e práticos", conta. 

A filosofia de vida de Lis se reflete em seu figurino, que Rayana descreve como hippie chic.

"Ela se veste um pouco fora do padrão da alta sociedade, tem esse estilo mais voltado para o 'hippie', mas não é aquela coisa rstica", diz.

Para complementar o visual, a atriz usa, em cena, um aplique que aumenta o comprimento e o volume de seu cabelo. A ideia partiu da produção, mas Rayana adorou.

"Eu acatei na hora e estou amando isso. Fica pronto em cinco minutos", diverte-se.

Acertar o tom da personagem está sendo um processo, ajudado pelas gravações tranquilas, já que a novela ainda não estreou.

"Não estamos fazendo aqueles dias de gravar dez, quinze cenas. No início, isso seria um pouco perigoso, porque estamos descobrindo o caminho ainda", analisa.

Como são gravadas poucas sequências por dia, há espaço para errar, processar o erro e corrigir. 

Seu trabalho anterior, em comparação, tinha uma rotina intensa de gravações. Em Rebelde, Rayana se tornou conhecida pelo público e também pelos profissionais da emissora.

"Foi a personagem que me apresentou à empresa e me permitiu conhecer muita gente aqui dentro. Aprendi muito", relata.

Foi o diretor da novela adolescente, Ivan Zettel, que convidou a atriz para Dona Xepa, também de sua direção. Ela achou que precisaria passar por uma bateria de testes, mas não foi assim.

"Às vezes, o diretor já tem certeza daquilo que quer. Eu acabei de trabalhar com ele durante dois anos. Então, ele traçou o perfil da personagem e confiou no que eu posso fazer", avalia.

Na novela adolescente, Rayana interpretava uma vilã e, agora, comemora a oportunidade de dar vida a uma personagem bem diferente.

"A Pilar tinha sempre um ar determinado, mas voltado para uma coisa mais maliciosa. Já a Lis é uma pessoa positiva, voltada para o bem e com tempero", compara.

Rayana acredita que esse "tempero" trará uma boa resposta do público.

"Ninguém se atrai pelas pessoas muito certinhas. O público se interessa pelos personagens de personalidade mais forte", explica ela que, além de Pilar, já havia encarnado  outros papéis menores em novelas e participou da série Tô Frito, exibida pela Band e pela MTV.

Rayana Carvalho vive estudante engajada no remake de Dona Xepa

Instagram

Instagram

  • @anamaria16 ensina aos repórteres e aos participantes do Superchef Celebridades a fazer a melhor coxinha do Brasil 📽 @flaviacirino
  • @robertoljustus e @ticipinheiro comemoraram os oito aninhos de #RafinhaJustus, neste sábado
Foto: Manuela Scarpa/Brazil News
  • Filha caçula de @eliana é pura fofura na festa do irmão mais velho, Arthur 
Foto: Manuela Scarpa/Brazil News
  • @oceara e @misantosoficial realizaram uma festança para @valentinamunizreal. Veja tudo no #OFuxico 
Foto: Leo Franco/AgNews
  • @marinaruybarbosa e @brumarquezine arrasam na Grécia! Confira as fotos no #OFuxico 
Fotos: Reprodução/Instagram
  • @fatimabernardes é pura elegância no lançamento do livro Poesia que Transforma, de @brauliobessa, na Livraria da Travessa, no Barra Shopping, Rio de Janeiro.

Foto: Wallace Barbosa/AgNews
  • @simoneses e @simaria cantando dutente coletiva de imprensa em São Paulo

OFuxico