Notícias

30/12/2005 | 14h08m - Publicado por: Elba Kriss | Foto: Reprodução

Receita de Ano Novo de Déo Garcez

Receita de Ano Novo de Déo Garcez - Reprodução

Déo Garcez, que vive o Dr. Alexandre em Prova de Amor, da Record, contou à reportagem de OFuxico o que não pode faltar em sua ceia de Ano Novo.

“Champanhe porque levanta o astral e é uma boa forma de celebrar a virada do ano em grande estilo, especialmente se estiver bem acompanhado. No Ano Novo também não pode faltar pato no tucupi”, disse.

O prato preferido do ator é o rei da culinária paraense. Confira a receita de Pato no Tucupi de Déo Garcez:

Ingredientes

4 a 5 Kg de pato ou dois patos médios
Vinha-d'alhos: suco de cinco limões, cinco cabeças de alho socadas, meio litro de vinagre branco, uma pimenta-de-cheiro, sal a gosto
5 litros de tucupi
3 pimentas-de-cheiro
5 cabeças de alho
6 maços de folhas de jambu
temperos: alfavaca, chicória do Norte e sal a gosto

Para o molho de pimenta:

17 pimentas-de-cheiro
1 dente de alho
Um pouco de tucupi fervente
Sal a gosto

Acompanhamento:

Arroz branco
Farinha-d'água de mandioca

Preparo 

Lave os patos em água corrente. Em um recipiente, prepare a vinha-d'alhos, misturando os ingredientes. Junte os patos e deixe-os descansar nos temperos, na geladeira, de um dia para o outro.

Asse os patos em forno médio, regando-os com o líquido da vinha-d'alhos, à medida que forem tomando cor. Retire-os e, após esfriarem, corte-os em pedaços. Se preferir, desosse-os e retire a pele.

Em uma panela, ferva o tucupi junto com as pimentas-de-cheiro, as cabeças de alho, a alfavaca, a chicória e o sal. Retire três litros de tucupi e reserve. Nos dois litros restantes, coloque os pedaços de pato e ferva-os, até ficarem bem macios.

Separe folhas de jambu com os talos mais tenros e lave-as em água corrente. Escalde-as em água fervente com sal, escorra-as e reserve-as.

Preparo do molho de pimenta

Amasse as pimentas-de-cheiro com sal, o dente de alho socado e um pouco de tucupi fervente, para formar um molho.

Montagem

Em um alguidar de barro, disponha os pedaços de pato e o jambu. Cubra com o tucupi restante, que não foi usado para amaciar os patos. Sirva com molho de pimenta e acompanhe com arroz branco e farinha-d'água de mandioca.

Instagram

Instagram

  • @aldairplayboy também colocou todo mundo para dançar, durante sua incrível apresentação, no evento no CTN, em São Paulo, que também contou com a participação de Devinho Novaes
  • @xandaviao agitou a madrugada deste sábado (18), com um super show no Centro de Tradições Nordestinas, em São Paulo. Na ocasião, ele interpretou sucessos de todas as fases do Aviões do Forró
  • @RenatoAragão fala da emoção de estar mais uma vez no #CriançaEsperanca, uma ideia que ele teve há mais de três décadas
  • @RenatoAragão fala da emoção de estar mais uma vez no #CriançaEsperanca, uma ideia que ele teve há mais de três décadas
  • Olha só o recadinho que a dupla #Sandro&Gustavo mandou para os leitores de OFuxico!
  • @projota fez questão de convidar os seguidores de #OFuxico para conferir sua mais nova música de trabalho, Sr. Presidente, que já conta até com videoclipe. Confira mais!
  • Confira suposta lista de participantes de #AFazenda! Quem você gostaria que estivesse na nova edição do programa?
📷: Divulgação/Record TV

OFuxico