Notícias às 14:37

Renata Spallicci conta tudo sobre preparação para competir

Arquivo pessoal

Renata Spallicci é empresária, blogueira e modelo fitness. Poderosa e cheio de estilo, ela vem ganhando cada vez mais seguidores e admiradores nas redes sociais, já que topou o desafio de competir na WBFF, World Beauty Fitness & Fashion.

Em seu site e nas mídias sociais, ela vem mostrando um pouco dessa sua nova fase e incentivando outras pessoas a aderirem a um estilo de vida mais saudável, em busca do corpo que querem.

Em entrevista ao OFuxico, Renata contou um pouco de as trajetória até chegar nessa fase de pré-competição.

OF- Como surgiu seu interesse pelo mundo fitness?

RS- Minha paixão pelas atividades físicas começou muito cedo, aos cinco anos, com o ballet. Dancei por 15 anos, até os 20. Quando tinha uns 12 anos, eu era um pouco acima do peso para o padrão de uma bailarina e comecei a praticar outros esportes para emagrecer. Fiz localizada e step e adorei! Mas, mesmo fazendo outras atividades físicas, até os 20 anos, meu foco era mais a dança mesmo. Depois me formei no ballet, entrei pra faculdade de Engenharia Química e fiquei uns dois ou três anos sem conseguir ter tempo pra nada! Só nos últimos anos da faculdade, consegui organizar melhor minha vida acadêmica e arrumei tempo para treinar na academia da própria faculdade, na FAAP, em São Paulo. Foi o meu primeiro contato com academia e pesos. Porém, não fazia com o foco que tenho hoje. Foi em 2006, quando comecei a treinar na Bioritmo, que a coisa realmente ficou “séria”. E lá se vão dez anos.

OF- Sempre gostou do seu corpo ou começou a malhar para mudar alguma coisa?

RS-Não. Mulher está sempre insatisfeita! Na adolescência, como disse, era meio gordinha, e rolava um bullying na escola. Sempre tive insatisfação com meu corpo. Hoje sei lidar bem com isso e canalizo essas questões para o bem, mas por muito tempo foi algo que me deixou mal mesmo. Mas não posso dizer que comecei a malhar para mudar algo específico. Comecei por gostar mesmo e por sempre ter praticado esportes.

OF- Como surgiu a ideia de competir?

RS- Foi no comecinho desse ano! Gosto sempre de aproveitar o começo do ano para traçar meus objetivos e me organizar. E ao fazer esse exercício, percebi que, na parte dos treinamentos, que é uma grande paixão da minha vida, eu precisava de uma meta para sair da minha zona de conforto e buscar algo além dos meus limites atuais.

E como sempre flertei com disputas, resolvi me desafiar e me inscrever para uma competição da qual sempre fui fã: a WBFF – World Beauty Fitness & Fashion. Na verdade, tenho aqui que dar um crédito para o Marcelo Toledo, meu namorado. Foi ele quem deu o primeiro empurrão para eu me inscrever e está me dando todo o apoio para a minha preparação. O que (vamos combinar) me dá ainda mais forças para ir em busca de mais este objetivo. Pra ser honesta, há tempos tinha vontade de participar do WBFF, acompanhava outras pessoas que competiam e admirava muito. Mas sempre ficava um pouco aquela coisa de ser executiva e de ter medo do que as pessoas iriam pensar: uma executiva numa competição fitness. Mas resolvi encarar e ir à luta para realizar este meu desejo.

OF- Como está se preparando para competição. Conte-nos sobre sua dieta e treinos.

RS- É uma rotina muito puxada, tanto na parte alimentar quanto nos treinos físicos. Como é uma competição bem específica, fui buscar uma orientação complementar à da minha personal, mestre e amiga, Luiza Guirra, e a do meu médico endocrinologista, Dr. Alexandre Ferreira, e optei por um coach americano, o Anthony Perez, que é especialista em preparar atletas para este tipo de competição e é bastante conceituado no meio! Desde o início até o dia da competição serão 21 semanas de preparação. O  treino e a dieta são extremamente puxados. Tudo na dieta é milimetricamente pesado e, como sou eu quem cozinha em casa, estou tendo um trabalho redobrado! E o treino… Ah, o treino! Vocês não imaginam como é pesado e bem diferente do que eu vinha fazendo. Estou trabalhando com muita carga, mas muita mesmo.

Treino todos os dias da semana. Isso mesmo, de domingo a domingo. E como meu treino está voltado principalmente para definição e aumento de massa muscular, faço musculação em cinco desses sete dias semanais. Nos outros dois dias, “descanso”. Exatamente, descanso da musculação, fazendo um treino HIIT de 40 minutos em altíssima intensidade.

Minha programação semanal está dividida dessa maneira: na segunda-feira, treino todos os membros inferiores; na terça, os superiores; na quarta, tenho o primeiro dia de “descanso”, quando faço o HIT; na quinta, treino membros inferiores, mas com foco naquilo que preciso melhorar para a competição, que são os músculos posterior de coxa, quadril e glúteos; na sexta, é a vez do treino de peito e costas; no sábado, trabalho ombro e braço e, por fim, no domingo, é o segundo dia de “descanso”, novamente com aquele treino superintenso de HIT. Ufa!

Vou concorrer na categoria Divas do WBFF que analisa não só o corpo, mas a presença de palco, a simpatia e a desenvoltura das competidoras. Então, esse é um outro lado que estou trabalhando também, já que eu nunca desfilei. Consegui uma coach especialista em preparar competidoras para o WBFF,  a Alex Davey, uma brasileira radicada nos Estados Unidos e que está me ajudando (e muito) nesta empreitada.

OF-Dá vontade de sair da dieta? Como resiste às tentações?

RS- Se dá vontade? Toda hora! (risos) Tenho desejos loucos por churros e bolo de bem casado! Sinto os cheiros das comidas e dá muita vontade de comer tudo! Mas resistir a tudo isso é parte do negócio. Estar focado em um objetivo é saber que temos que abrir mão de algumas coisas se queremos conquistar outras. A vida é sempre feita de escolhas e estou tendo que trocar o churros por batata doce… fazer o quê! (risos).

OF- Muita gente acha que para ter o corpo em dia é preciso ter muito dinheiro, já que exige bons médicos, suplementos, alimentação. O que você diria para quem mantém essa opinião.

RS- É óbvio que poder ir a médicos, comprar bons suplementos e alimentos diferenciados ajuda. Mas conheço muitos atletas que não têm condições financeiras privilegiadas e conseguem resultados absurdos. Conheço atletas que vão buscar patrocínio, dão os seus pulos para chegar lá. Na minha opinião, tudo começa no sonho e na vontade de alcançar seus objetivos. Se você tiver isso, o primeiro passo da jornada está dado, e este é o mais difícil. Para os seguintes, sempre se dá um jeito!       

Musa! Bella Falconi lança seu serviço de Online Coaching
Mayra Cardi impressiona com cintura finíssima
Gracyanne Barbosa aposta no macacão branco para malhar
Gracyanne Barbosa exibe 'bumbum na nuca' durante treino

Renata Spallicci conta tudo sobre preparação para competir

Renata Spallicci conta tudo sobre preparação para competir

Notícias Relacionadas