Notícias

15/02/2013 | 19h00m - Publicado por: Marcio Maio/ TV Press para O Fuxico | Foto: Luiza Dantas/Carta Z Notícias

Ricky Tavares aposta alto em seu primeiro protagonista

Ator afirma que esta é uma oportunidade única em sua carreira

Ricky Tavares aposta alto em seu primeiro protagonista - Luiza Dantas/Carta Z Notícias

Desde que a Record começou a produzir minisséries bíblicas, Ricky Tavares olha com bons olhos para essas produções. Mas, garante, jamais imaginou que pudesse ser escalado para viver um dos protagonistas dessas histórias. Na pele do injustiçado José de José do Egito, o ator se mostra completamente deslumbrado com a fase atual. Primeiro, porque se trata do maior investimento já feito pela emissora em um projeto de dramaturgia – são 28 capítulos previstos ao custo de R$ 850 mil cada. E também pelo fato de ser uma obra épica, o que requer umaRicky Tavares aposta alto em seu primeiro protagonista preparação diferente de tudo que já viveu até hoje.

"Tem cara de superprodução mesmo e se passa 3.700 anos antes do tempo em que nós vivemos. Não dá para negar que essa é uma oportunidade única em minha carreira. Pelos 10 primeiros capítulos, é a minha imagem ali na maior parte das cenas", avalia. 

Ricky compartilha o posto de protagonista com o colega Angelo Paes Leme, que assume do décimo até o último episódio. Para manter uma uniformidade na atuação, os dois dividiram 10 dias de "workshops" ao lado do ncleo hebreu da história, que engloba a família de José.

"O Avancini (Alexandre, diretor geral) queria que a gente tivesse esse contato. Foi bacana para os dois, até porque o José que o Angelo interpreta está há muito tempo sem ter contato com os irmãos e o pai. Dessa forma, ele pôde interagir com os atores também", analisa.

Ricky teve, no total, dois meses de preparação. Entre outras atividades, passou alguns dias em uma fazenda aprendendo a cuidar de ovelhas, cabras e vacas.

"Ainda experimentamos passar horas acampados na cidade cenográfica, vivenciando um pouco do cotidiano dos personagens", lembra. 

A semelhança física – ou, nesse caso, a falta dela – entre os dois atores também foi uma preocupação da equipe. Para ser mais crível a troca de intérpretes na passagem inicial de 10 anos da trama, Ricky teve a sobrancelha diminuída. E passou também por uma maquiagem para tentar afinar o contorno de seus lábios.

A pedido da direção, largou os exercícios físicos e, com a perda de massa muscular, emagreceu cinco quilos. Um processo que, na verdade, começou na época em que interpretava o viciado em crack Wellington de Vidas em Jogo, também na Record.

"Na segunda fase, José se torna um homem atraente e de porte atlético. Então, era importante que eu parecesse um pouco mais franzino nas primeiras semanas", explica. 

Por conta das gravações, Ricky passou quase três semanas no Chile, rodando sequências no deserto do Atacama. Esse foi o cenário escolhido para representar o deserto da Judeia, onde se passa grande parte da história. Uma experiência que o ator garante ter sido de extrema importância para manter a qualidade dos primeiros capítulos já exibidos.

"Pelo que entendi, o terreno lá é bem semelhante ao descrito na história. E é diferente quando você está em outro país, interagindo com os atores. Aproxima todo mundo, só traz benefícios", diz.

Depois que terminar de gravar suas cenas, já no final deste mês, Ricky ainda não sabe quando voltará ao trabalho na Record. Mas, dentro da emissora, já se fala em um próximo papel de destaque para o rapaz. Ele estaria reservado pela autora Cristianne Fridman para interpretar um dos principais personagens de sua próxima novela, que deve substituir o folhetim de estreia de Carlos Lombardi.

"Eu ouvi isso e já li algumas coisas. Mas, sinceramente, não me falaram nada oficialmente. Se realmente for verdade, ficarei muito feliz. Só que prefiro esperar uma confirmação antes de conversar a respeito disso", desconversa, sempre muito simpático. 

Com as próprias pernas

Interpretar o papel principal de uma novela ou minissérie é motivo de orgulho para qualquer ator. Mas Ricky Tavares confessa que, no seu caso, José do Egito representa algo ainda maior em seu currículo. Desde que estreou na tevê, quando foi escalado para viver o adolescente Pit de Promessas de Amor, o ator sente a necessidade de mostrar que fez por onde merecer as oportunidades que tem recebido nos últimos anos.

Na época, por ser primo do autor Tiago Santiago, Ricky assume que algumas pessoas cogitaram o fato do rapaz estar ali apenas pelo parentesco. Mas, jura, isso não era verdade.

"Para conseguir a vaga, passei por sete testes. E, logo depois, o Tiago foi para o SBT e eu, para a Globo", recorda. 

Também foi através de testes que Ricky conquistou a chance de interpretar o estudante Rodrigo de Malhação ID. Mas logo que a série infantojuvenil teve sua temporada renovada, retornou à Record para viver o aspirante a jogador de futebol Wellington, em Vidas em Jogo.Na época, de usuário de anabolizantes, o personagem se tornou viciado em crack.

"Foi um aprendizado e tanto. Sem dúvida, evoluí demais ali. Foi um período crucial para que eu chegasse até 'José do Egito'", valoriza. 

José do Egito atesta força das minisséries bíblicas na Record

# Ricky garante que, mesmo antes de "José do Egito" estrear, já era chamado pelo nome do personagem nas ruas. "E não só no meu condomínio, na rua mesmo. As minisséries bíblicas despertam a curiosidade do pblico", fala. 

# Além de atuar, Ricky também é dono de um quiosque na orla da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. 

# Ricky nasceu em Brasília, mas se mudou na infância para a Região Serrana do Rio. 

# Ele é irmão da atriz Juliana Xavier, que atualmente também é contratada da Record e interpretou a adolescente Bia em "Rebelde". 

Instagram

Instagram

  • @aldairplayboy também colocou todo mundo para dançar, durante sua incrível apresentação, no evento no CTN, em São Paulo, que também contou com a participação de Devinho Novaes
  • @xandaviao agitou a madrugada deste sábado (18), com um super show no Centro de Tradições Nordestinas, em São Paulo. Na ocasião, ele interpretou sucessos de todas as fases do Aviões do Forró
  • @RenatoAragão fala da emoção de estar mais uma vez no #CriançaEsperanca, uma ideia que ele teve há mais de três décadas
  • @RenatoAragão fala da emoção de estar mais uma vez no #CriançaEsperanca, uma ideia que ele teve há mais de três décadas
  • Olha só o recadinho que a dupla #Sandro&Gustavo mandou para os leitores de OFuxico!
  • @projota fez questão de convidar os seguidores de #OFuxico para conferir sua mais nova música de trabalho, Sr. Presidente, que já conta até com videoclipe. Confira mais!
  • Confira suposta lista de participantes de #AFazenda! Quem você gostaria que estivesse na nova edição do programa?
📷: Divulgação/Record TV

OFuxico