Notícias

06/11/2013 | 00h09m - Publicado por: O Fuxico | Foto: Reprodução/YouTube

Roberto Carlos anuncia saída do grupo Procure Saber

Decisão foi divulgada pelo empresário do Rei

Roberto Carlos anuncia saída do grupo Procure Saber - Reprodução/YouTube
Roberto Carlos não faz mais parte do Procure Saber. O anúncio da saída do Rei foi feito por  Dody Sirena. Por email, o empresário do cantor encaminhou a decisão aos demais membros do grupo na noite desta terça-feira (5).
 
As divisões internas do grupo Procure Saber, que aqueceram após recentes críticas feitas por Caetano Veloso à postura de Roberto Carlos no debate das biografias não autorizadas, causaram a primeira baixa na associação de artistas.

"A partir de agora, fiquem à vontade com o andamento do Procure Saber sem a presença direta do Roberto", diz o texto de Dody Sirena.

Leia o comunicado, na íntegra:
 
“Este ano ainda não encerrou e vejo quantos movimentos interessantes aconteceram para os artistas brasileiros. Demos um grande passo com o Ecad e trouxemos à tona o tema biografias/privacidade. Falamos sobre direitos e, como administradores/empresários dos maiores nomes da música brasileira, sabemos que no futuro tudo isso será uma grande referência de um movimento coletivo, como outros que estes ícones já participaram. Interessante lembrar que a tropicália e as guitarras andaram em calçadas diferentes, que a imprensa anunciava que a MPB não gostava da Jovem Guarda, e com o tempo todos se uniram no mesmo pensamento.
 
Caminhamos bastante, divergimos algumas vezes, mas acredito que podemos nos ver como uma seleção de futebol onde os grandes craques se reúnem para defender o país e depois voltam para os seus times. Roberto conversou muito comigo em função dos últimos acontecimentos.  Não é bem assim o nosso jeito de trabalhar, somos mais discretos, afinal defendemos também a privacidade no sentido profissional. 
 
Concluímos que neste momento é importante continuar o trabalho que iniciamos há muitos anos sobre biografias, independente de estarmos em uma associação ou grupo. Portanto, a partir de agora, fiquem à vontade com o andamento do Procure Saber sem a presença direta do Roberto. O comitê criado na última reunião na Urca para atender as biografias continuará atuando de forma intensa apenas em nome do Roberto, já que Dr Marco Antonio Campos, Dr Antonio Carlos Almeida/Kakay, Dra Fernanda Gutheil e Dra Ana Paula Barcelos, são profissionais de sua equipe.
 
Gostaria de sugerir que o Procure Saber nomeie representantes para falar em nome do grupo quanto a liberação das biografias e em defesa da privacidade, principalmente no Congresso Nacional, em razão do pronunciamento coletivo e do comunicado oficial. Sempre que outros assuntos surgirem com tema coletivo, se Roberto entender que a pauta vai de encontro aos seus pensamentos, considerem sua adesão. Como exemplo, a pronta e efetiva participacao dele no caso do autoral/Ecad e nos futuros desdobramentos com órgão regulador, como já discutimos em outras ocasiões, bem como as questões trabalhistas e a plataforma digital. 
 
Foi muito importante termos participado deste grupo e desejamos boa sorte para os próximos passos. Com respeito e admiração por cada um de vocês, Dody Sirena”, diz a nota.
 
O Procure Saber é um grupo de autores e artistas ligadas a música criado para defender regras, leis e funcionamento da indústria da música no Brasil. A porta-voz é a empresária Paula Lavigne e entre os membros estão Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil.
 
A questão das biografias não autorizadas está no centro do debate. O texto da lei está sendo questionado por uma Ação Direta de Inconstitucionalidade, movida pela Associação Nacional dos Editores de Livros (Anel) no Supremo Tribunal Federal (STF).
 
Havia indícios de rachas no grupo. Caetano, em sua coluna dominical no jornal O Globo, no último dia 3, deu uma alfinetada em Roberto:
 
“RC só apareceu agora, quando da mudança de tom. Apanhamos muito da mídia e das redes, ele vem de Rei. É o normal da nossa vida. Chico era o mais próximo da posição dele; eu, o mais distante (...) De minha parte, apesar de toda a tensão, continuo achando que estamos progredindo”.
 
Instagram

Instagram

  • Na ocasião, @luansantana ainda cantou, junto com o
  • @luansantana causou o maior alvoroço, ao se apresentar no Villa Country, em São Paulo, na madrugada desta sexta (20). Confira um pouco de como foi a abertura do show do cantor!
  • Depois do sucesso no Brasil, com mais de 100 mil espectadores, agora é vez dos Estados Unidos. O espetáculo Baixa Terapia, com Antônio Fagundes, fará peças em Orlando, Boston e Miami nesta semana e o ator mandou um recadinho para nós do OFuxico. Confira!
  • @simaria levou seus seguidores à loucura, ao postar essa foto um tanto ousada. Confira mais clicando em #OFuxico!
  • @travisscott e @kyliejenner esbanjaram sensualidade, na capa da mais recente edição da revista GQ. Leia a matéria completa sobre o assunto em #OFuxico!
📷: Reprodução/@gq
  • Fiquem ligadinhos!!!
  • Protagonista de O Tempo Não Para, @juulianapaiva está curtindo a festa de lançamento da próxima novela das 19h. Vídeo da repórter @flaviacirino

OFuxico