Notícias às 14:06

Roman Polanski finalmente recebe o prêmio pelo conjunto de sua obra

Reprodução

O diretor Roman Polanski finalmente recebeu o prêmio pelo conjunto de sua obra que lhe tinha sido oferecido pelo Festival Internacional de Cinema de Zurique, em 2009.

O cineasta não pôde receber a homenagem na época porque, quando desembarcava em Zurique para ir à premiação, foi detido pela polícia por conta da acusação de que teria violentado uma menor em 1977.

Nesta segunda-feira (26), passados dois anos, Polanski foi a Zurique para finalmente receber seu prêmio.

“O que posso dizer? Antes tarde, do que nunca,” disse o diretor durante a cerimônia.

Durante seu discurso, Polanski surpreendeu a plateia ao agradecer os policiais da prisão de Winterthur, na Suíça, onde passou alguns meses preso.

“Há muitos momentos destes dois anos sobre os quais prefiro não falar, mas estou muito agradecido aos profissionais da prisão, que fizeram de tudo para tornar a minha estadia mais suportável.”

No final da cerimônia, foi exibido o documentário Roman Polanski: a Film Memoir, produzido por Andrew Braunsberg, um amigo do cineasta, e dirigido por Laurent Bouzereau.

Depois de ter sido detido em Zurique em 2009 e de vários meses na prisão, Polanski foi mantido em prisão domiciliar onde era controlado por uma tornozeleira eletrônica.

Em 2010, o governo suíço rejeitou o pedido de extradição das autoridades americanas, e permitiu ao cineasta que voltasse para sua casa, em Paris, França.

O Fuxico: O site que é referência sobre famosos. Notícias apuradas, sempre em primeira mão. 

Notícias Relacionadas