Notícias

20/03/2006 | 11h14m - Publicado por: Flavia Almeida | Foto: Felipe Panfili

Romário aconselha pais de crianças com Síndrome de Down

Romário aconselha pais de crianças com Síndrome de Down - Felipe Panfili

Romário já era pai de cinco crianças, quando soube que a sexta, fruto de seu relacionamento com Isabella, nasceria com Síndrome de Down. De imediato, o jogador entrou em conflito com seus valores e conceitos. Rico, famoso, auto-suficiente, começou a questionar sua vida.

“O primeiro impacto foi terrível, não posso negar. Mereço passar por isso? Era o que eu mais perguntava. Sempre fui temente a Deus, não podia ser verdade. Foi horrível, fiquei em parafuso. Poxa, tive cinco filhos sadios, a sexta nasceria com problemas? O que eu fiz de errado? Foi difícil aceitar. Com o passar do tempo, fui entendendo que Deus tinha me dado essa dádiva", diz o jogador.

Em conversa com a reportagem de OFuxico, durante a comemoração do primeiro aniversário de Ivy, a filha especial do craque, realizada na casa de festas infantis Praticar, no Rio, Romário contou que cada evolução dela é comemorada com muita alegria por toda a família.

Na manhã daquele mesmo dia, a menina ficou de pé pela primeira vez e ele, novamente, pôde comprovar que se tornou um novo homem.

“Ela apoiou no sofá e levantou, pela primeira vez. Foi uma alegria imensa, todos gritando de emoção. É fantástico acompanhar cada dia da minha filha! Ela, com um aninho de idade, é o meu grande orgulho. Ivy tem apenas a Síndrome, não tem nenhuma doença como a maioria das crianças especiais tem. Infelizmente, 80% delas têm problemas de coração".

"O principal é que Ivy é uma criança feliz. Ela faz fono, natação e fisioterapia. Eles têm algo especial, são muito carinhosos e parecem viver num mundo bem melhor do que o nosso. Meu recado é para que os pais que, por ventura, venham a ter filhos com a Síndrome de Down, não lhes dêem as costas. Não é à-toa que são chamadas de crianças especiais. Elas tornam a nossa vida especial”, desabafa o jogador.

Romário e Isabela querem fazer uma campanha em prol das crianças com Síndrome de Down, mas ainda não definiram o que será feito.

Entenda a Síndrome de Down

A síndrome é definida como um atraso no desenvolvimento das funções motoras do corpo e das funções mentais, tornando o bebê pouco ativo e molinho, o que se denomina hipotonia. A hipotonia diminui com o tempo, e o bebê conquista, mais lentamente que os outros, as diversas etapas do desenvolvimento.

Dentro de cada célula do corpo estão os cromossomos responsáveis pela cor dos olhos, altura, sexo e também por todo o funcionamento e forma de cada órgão do corpo interno, como o coração, estômago, cérebro etc.

Cada uma das células possui 46 cromossomos que são iguais, dois a dois. Um desses cromossomos, chamado de nº 21, é que está alterado na Síndrome de Down. A criança que possui a Síndrome de Down, tem um cromossomo 21 a mais, ou seja, ela tem três cromossomos 21 em todas as suas células, em vez de dois. É a trissomia 21. Portanto, a causa da Síndrome de Down é a trissomia do cromossomo 21. É um acidente genético.

Devido à hipotonia do bebê, ele é mais quieto, apresenta dificuldade para sugar, engolir, sustentar a cabeça e os membros. A abertura das pálpebras é inclinada com parte externa mais elevada, e a prega, no canto interno dos olhos, é como nas pessoas da raça amarela. Tem a língua protusa (para fora da boca). Apresenta rebaixamento intelectual, estatura baixa, 40% dos casos possuem problemas de coração.

Até o momento não há cura. A Síndrome de Down é uma anomalia das próprias células, não existindo drogas, vacinas, remédios, escolas ou técnicas milagrosas para curá-la. Com os portadores da Síndrome de Down deverão ser desenvolvidos programas de estimulação precoce, que propiciem seu desenvolvimento motor e intelectual, iniciando-se com 15 dias após o nascimento.

Estima-se que a cada 550 bebês que nascem, uma tenha a Síndrome de Down.

Instagram

Instagram

  • A @clau_music fez questão de divulgar seu mais recente videoclipe, feito para a música Pouca Pausa, para os seguidores de #OFuxico. Confira!
  • Ainda na noite da última quarta-feira (13), @danielsaboya agitou o YouTube Space, no Rio de Janeiro, comemorando, entre outras coisas, seus dez milhões de inscritos, no YouTube, sendo dono do maior canal de dança do mundo. Confira um pouco do que aconteceu, no evento!
  • Nossa deliciosa tarde de festinha junina... clima gostoso na redação.
  • @ararocha20 trouxe complemento gostoso para nosso  Almocinho festa junina na redação...
  • Almocinho festa junina na redação...
  • @joaoguilherme divulga música inédita e manda recado ao OFuxico!!!
  • A @gilancellotti curtiu bastante a viagem que fez ao México e mostrou que está em ótima forma. Veja! http://www.ofuxico.com.br/noticias-sobre-famosos/de-biquini-giovanna-lancelotti-mostra-boa-forma-no-mexico/2018/06/03-321805.html

OFuxico