Notícias

18/06/2006 | 13h50m - Publicado por: Esther Rocha

Ronaldo: Pressão, depressão, falta de respeito

Ronaldo: Pressão, depressão, falta de respeito

Nos últimos tempos, o rapaz que conquistou o mundo com seus dribles fantásticos e seu talento fenomenal de dominar a bola com destreza e magia, deixou de ser paixão nacional para se transformar tema de piadas, criticas e maldades entre jornalistas, fofoqueiros, torcedores...

Ronaldo virou piada, ganhou espaço na mídia alemã como um personagem perfeito para chacotas de todos os tipos. A coisa começou com o peso do jogador, que virou motivo de chacotas internacionais.

Até o presidente Lula, que deveria concentrar suas forças em analisar e criticar sua equipe de governo, pra não deixar mais nada passar despercebido como já ocorreu, resolveu ocupar o tempo reservado para sua conversa com a Seleção, para questionar o peso do jogador.

Então é assim que se faz? Quando um ídolo sofre com algum problema, a ordem é virar as costas, tratá-lo com desdém e imediatamente encontrar substituto para ocupar o seu lugar?


Todos dizem que o Brasil tem memória curta, mas parece que ele não tem nenhuma memória. Será que o povo do pais do samba e futebol quer ganhar status por sua falta de respeito e a obsessão pela vitória  a qualquer preço?  Tudo bem que a Copa acontece na Alemanha, mas se comportar com o autoritarismo do famoso – e cruel - Führer que pensava ser dono do mundo, é uma atitude, no mínimo, vergonhosa.



O que aconteceu com ele?


Na ultima semana várias hipóteses foram cogitadas. Depressão, gripe forte, sinusite, obesidade... Aqui algumas hipóteses levantadas para explicar os motivos da má atuação de Ronaldo no jogo contra a Croácia.

 

Transtorno de humor. O que é ?


É um estado em que o humor está reagindo de modo incompatível ou exagerado à situação. Esse desregulação pode ser dar tanto para baixo (forma depressiva) quanto para cima (forma maníaca). Há também estados em que o humor está particularmente agitado e turbulento (forma mista).

Como o humor define nossa percepção de risco, quando está exageradamente elevado (eufórico) sem razões para tanto, é comum se expor ou se envolver em situações de maior risco. Por outro lado, os estados depressivos tendem ao retraimento e inibição apesar das condições reais não estarem tão adversas. Há também alterações de humor mais brandas, mas com oscilação clara, afetando a previsibilidade do humor. (Fonte: Psicosite)


Excesso de Pressão


A psicóloga Suzy Fleury, que trabalha com jogadores e já integrou a comissão técnica do Brasil, se assustou com a apatia do jogador em campo.
 Suzy considera que aspectos emocionais e psicológicos podem estar atrapalhando o jogador desde essa época. E agora, diante da pressão por boas atuações, alguns sintomas podem estar reaparecendo. 
 
Em entrevista à Folha de São Paulo, a Regina Brandão, psicóloga do esporte. Regina Brandão lembrou que Ronaldo vive uma fase complicada desde o inicio do ano e o problema atual pode ser um estresse em alto grau, causado por vários fatores de sua vida pessoal e profissional.

Não se pode descartar a hipótese de passagens como o escândalo de seu casamento com Daniela Cicarelli, em seguida  a má fase do Real Madrid, da Espanha, a constante cobrança de ser o grande fenômeno da Copa, acabaram rendendo um quadro de estresse bem complicado.

A verdade é: soma-se a tudo isso a constante pressão da imprensa e do publico, os problema ‘cotidianos’ como o acidente do pai, e demais assuntos pessoais, e Ronaldo tem motivos de sobra para estar desestabilizado.
De acordo com Regina, o estresse jamais pode ser menosprezado no mundo da bola, especialmente em meio a uma competição tão importante como um Mundial, torneio que costuma gerar críticas impiedosas aos que fracassam ou decepcionam no gramado.



Extresse e  depressão



Depois de muitas discussões, a hipótese de que Ronaldo tenha se deixado abater por algum problema  não físico, mas sim psicológico. Cercado por tanta atenção e carinho pelos companheiros da Seleção, ele sofreu um abatimento emocional devido à forte pressão que vem sofrendo.



Gordura



Para um atleta do porte de Ronaldo, voltar ao peso ideal não representa uma tarefa impossível. E não seria apenas pela gordura que o  craque apareceria em campo cabisbaixo, sem jeito, sem energia, desligado. Após os exames feitos na Alemanha, o medico da Seleção, José Luiz Runco, atestou que Ronaldo não tem nenhum problema clinico. Logo, as hipóteses como gordura, problemas estomacais, sinusites e afins, foram descartadas.

Ah, existe ainda o caso das bolhas. Sem comentários.

Palavra do Ronaldo


“Olhei ao meu redor no vestiário e vi ao grande compromisso que toda a equipe tinha para conseguir a vitória e isso me deu forças. Mas, poucos minutos depois do ocmeço da partida, me dei conta que algo estava faltando. Não se trata d eum inconveniente concreto e qualquer jogador tem  problemas semelhantes no decorrer de sua carreira., porem quanto se tenta três, quatro jogadas e não se sai bem em nenhuma, se começa a pensar nos motivos que podem provocar essa falta de eficiência”

Senti um incomodo no gramado, mas essas situações são trnasitorias e, , pero Acabei aquele jogo muito triste, porque não joguei bem.

Em uma coluna publicada no jornal espanhol El Mundo, Ronaldo desabafou sobre os problemas que vêm enfrentado, mas demonstrou estar confiante. Mais maduro, e confiante de que vai dar a volta por cima, o jogador falou do tratamento que tem recebido da imprensa: “Os meios de comunicação tem me criticado bastante por minha primeira atuação e respeito essas opiniões... Alguém me disse que só atiram pedras nas arvores que dão frutos  e estou convencido que durante esta copa do mundo vou responder as expectativas que foram depositadas em mim há muito tempo”.

Sai pra descobrir a origem desse ditado usado pelo Fenômeno. Curiosamente encontrei uma entrevista antiga onde um empresário chamado Jorge Sabong (da casa de chá egípcia Khan el Khalili, em São Paulo) explica a origem das palavras do Fenômeno: “Trata-se de um ditado árabe que diz exatamente o seguinte: ‘Só atiram-se pedras à árvores que dão frutos’. Se tivéssemos nossos galhos secos, não haveria ninguém interessado em procurar nossos frutos. É natural, todos tem direito a ter sua opinião e independente delas ou o que venham a produzir, continuamos caminhando e indo em frente. Nosso maior bem é nosso cérebro. Enquanto o tivermos, sempre teremos condições de criar novidades e aperfeiçoar nosso talento. Todos os seres humanos são capazes. Resta querer fazer isso. É uma questão de postura, atitude, entende ? O negócio é não perder tempo. É termos o foco sempre no que desejamos, e não, no que os outros fazem. O sol brilha para todos. Ninguém pode tirar o brilho do outro. Deve procurar e encontrar o seu próprio brilho. Em tudo na vida, sempre haverá aqueles que criam... e aqueles que copiam. Fazemos parte e primamos sempre, por ser e fazer parte do primeiro grupo. Isso, ninguém tira de nós, independente do que falem”.  Coincidência ou não, tal explicação tem tudo a ver com o momento vivido por Ronaldo.

Jogo de nervos: A tortura da mídia alemã


Quem consegue ficar calmo e equilibrado estando num pais estranho, com a responsabilidade de fazer o melhor, e sendo alvo d euma guerra de nervos cruel comandada pela mídia local, que não economiza maldades e palavras pesadas em seus comentários.


Esse é o taboide  Bild ,o mesmo jornal que atacou David Beckham dizendo que sua mãe era velha, sua irmã gorda como um presuntov e seu filho Romeo deveria chamar Julieta, pois parece uma menina.


Para Ronaldo, eles pegam pesado, comparando o Fenômeno ao ex-jogador Maradona, quando viveu um caso dramático de obesidade mórbida.
Um programa humorístico da TV Alemã fez do peso de Ronaldo uma piada nada leve. Pegou o rosto do jogador e improvisou um comercial de cosméticos com o slogan: “Indicado ate para gordos”.

Quem consegue ficar calmo e equilibrado estando num pais estranho, com a responsabilidade de fazer o melhor, e sendo alvo d euma guerra de nervos cruel comandada pela mídia local, que não economiza maldades e palavras pesadas em seus comentários. Esse é o taboide  Bild ,o mesmo jornal que atacou David Beckham dizendo que sua mãe era velha, sua irmã gorda como um presuntov e seu filho Romeo deveria chamar Julieta, pois parece uma menina.Para Ronaldo, eles pegam pesado, comparando o Fenômeno ao ex-jogador Maradona, quando viveu um caso dramático de obesidade mórbida.Um programa humorístico da TV Alemã fez do peso de Ronaldo uma piada nada leve. Pegou o rosto do jogador e improvisou um comercial de cosméticos com o slogan: “Indicado ate para gordos”. Quem consegue ficar calmo e equilibrado estando num pais estranho, com a responsabilidade de fazer o melhor, e sendo alvo d euma guerra de nervos cruel comandada pela mídia local, que não economiza maldades e palavras pesadas em seus comentários. Esse é o taboide  Bild ,o mesmo jornal que atacou David Beckham dizendo que sua mãe era velha, sua irmã gorda como um presuntov e seu filho Romeo deveria chamar Julieta, pois parece uma menina.Para Ronaldo, eles pegam pesado, comparando o Fenômeno ao ex-jogador Maradona, quando viveu um caso dramático de obesidade mórbida.Um programa humorístico da TV Alemã fez do peso de Ronaldo uma piada nada leve. Pegou o rosto do jogador e improvisou um comercial de cosméticos com o slogan: “Indicado ate para gordos”.

 


Papo com Parreira na Madrugada


A imprensa espanhola parece te r um carinho especial por Ronaldo. Não é  àtoa. É lá que o craque vive boa parte do ano. O jornal Mundo Deportivo publicou uma reportagem contando passagens interessantes vividos pelo jogador.

Hospedado no Kempinski Falkenstein Hotel, Ronaldo estava em seu  quarto, já passava da 1 da madrugada, quando entrou Carlos Alberto Parreira para uma conversa. Foram penas quinze minutos de conversa, tempo suficiente para passar a seguinte mensagem: ele deve se empenhar em jogar bem, caso contrario ele corre o risco de perder a  vaga de titular. O jornal definiu a conversa como um ultimato carinhoso, pois Parreira fez questão de reforçar a confiança que tem em sua Seleção e ressaltou que Ronaldo representa um jogador importante e que, obviamente,  nenhum integrante do grupo duvidava de sua capacidade.

Ainda segundo o jornal, a conversa teve um tom paternal e carinhoso. O papo terminou com Ronaldo agradecendo as palavras do professor.



Conselhos do Dr. Runco, Cafu e Emersom

Saiu Parreira, e momentos depois entrou o médico José Luiz Runco, que definiu sua visita ao quarto do jogador como um tipo de ajuda  psicológica. Ele voltou a afirmar que Ronaldo esta bem fisicamente, pois todos os exames feitos não acusaram nenhum problema clínico. E isso quer dizer que ele pode jogar com tranqüilidade, que tudo depende dele e que é preciso controlar sua ansiedade e sentir-se livre, pois seu corpo esta são. Ronaldo ouviu com respeito as palavras do  médico.
Saiu Dr. Runco, e entrou Emerson e Cafu, duas figuras de grande importancia no grupo. Conversaram com Ronaldo sobre tudo o que se passou  e ajudaram o amigo a buscar alternativas para contornar os problemas daqui pra frente. Todas essas conversam se extenderam e, já passava das três da madrugada quando Ronaldo voltou a ficar só em seu quarto e finalmente conseguiu dormir.

Colinho: Zagallo dança Satisfaction para animar o craque


Na manha do sábado, Ronaldo parecia uma outra pessoa. Animado, foi o ginásio e treinou durante 45 minutos e mais tarde conversou de maneira descontraída com o expert Mario 'Lobo' Zagallo. Ronaldo colocou para tocar algumas musicas dos Rolling Stones, e Zagallo reclamou brincando: “Toque uma do Sinatra ou do  Nat King Cole, que são dos meus”. Mas Ronaldo brincou de garoto rebelde e aumentou o volume da música “Satisfaction”. Zagallo, bem humorado, saiu dançando, o que rendeu gargalhadas do Fenômeno, e também de Cafu, que estava por perto.


 

Na manha do sábado, Ronaldo parecia uma outra pessoa. Animado, foi o ginásio e treinou durante 45 minutos e mais tarde conversou de maneira descontraída com o expert Mario 'Lobo' Zagallo. Ronaldo colocou para tocar algumas musicas dos Rolling Stones, e Zagallo reclamou brincando: “Toque uma do Sinatra ou do  Nat King Cole, que são dos meus”. Mas Ronaldo brincou de garoto rebelde e aumentou o volume da música “Satisfaction”. Zagallo, bem humorado, saiu dançando, o que rendeu gargalhadas do Fenômeno, e também de Cafu, que estava por perto.

O comentarista espanhol terminou sue artigo com a frase: “Vale tudo para alegrar o craque”. Certamente um tratamento bem mais carinhoso do que Ronaldo vem recebendo ultimamente da imprensa alemã, que passa dos limites promovendo uma guerra de nervos com seus artigos desrespeitosos.
“Estou confiante!”


Todo empenho parece ter surtido efeito. Ontem, em seu site oficial, Ronaldo escreveu: “Não existe jogador que sempre jogue bem. Eu não sou diferente. O que importa é que estou confiante num progresso contra a Austrália. Os problemas físicos que me atrapalharam na última semana ficaram para trás”. O Brasil todo torce por isso!


 

Ronaldinho Gaúcho: “Tudo o que esta acontecendo com ele vai acabar o motivando ainda mais”.


 

Roberto Carlos: “Pedi ao Ronaldo paranão ver mais televisão, não ouvir radio, não ler mais jornais para ele não ficar triste. .O Ronaldo precisa por os pés no chão, saber de sua importância e esquecer a imprensa. É em campo que ele vai mostrar porque foi escolhido o melhor do mundo por três vezes...”.


 

Mensagem de um Frei franciscano

A verdade é que todos torcem por Ronaldo. Até no céu, certamente existe uma corrente em prol de seu sucesso, de sua felicidade. Aqui, um amigo muito especial manda um recado valioso:

"Ronaldo,
Imagino como você deve estar cansado com toda essa pressão dos fãs e da imprensa sobre tudo que você faz e em que as pessoas encontram razões para ficar descontentes. Não desanime. É com as coisas positivas que nós construimos uma vida que vale a pena ser vivida. E eu, como muitas outras pessoas, sei que você tem feito o que pode para ajudar pessoas menos favorecidas. Parabéns!
Por outro lado, você nem imagina toda a alegria que você já deu e ainda vai dar a tantas pessoas não só pelos gols que já fez e ainda vai fazer, pelas bonitas jogadas, mas também por ser uma pessoa que saiu de baixo e chegou tão longe.
Considere-se alguém com uma missão: dar alegria aos brasileiros, principalmente aos que têm menos alegrias. E lembre-se de que todos os que trazem boas notícias (como Jesus!) têm que sofrer um bocado. Quando a gente ama as pessoas a quem está alegrando, a dor diminui muito. Quase nem dói."
Frei Jose Carlos Pedroso - Procasp - Piracicaba - SP


 

Instagram

Instagram

  • #AFazenda: João Zoli, Léo Stronda e Rafael Ilha estão na Roça. Quem será que vai vencer a Prova do Fazendeiro?
Foto: Divulgação/Record TV
  • @viegasoficial tem novidade e contou tudo ao #OFuxico!!!
  • Quando o assunto é dieta, a mãe da cantora @simoneses manda seu recado. Vem ver em OFuxico!
  • É lacre que fala? @araujovivianne se esbaldou em mais uma noite de samba no @salgueirooriginal
  • Thaeme, da dupla com Thiago, anunciou que está grávida!!! Saiba tudo no OFuxico!! 📸: Reprodução/Instagram
  • O Sétimo Guardião: Gabriel e Luz se beijam! Entre no site do OFuxico e saiba tudo sobre a trama! 📸: João Cotta/TV Globo
  • @feribeiromusic lança música e clipe com @mcdede. Eles mandaram recado ao #OFuxico!

OFuxico