Notícias

18/10/2012 | 16h24m - Publicado por: O Fuxico | Foto: Divulgação/TV Globo

Saiba tudo Salve Jorge, a nova novela da Globo - Cenografia

Escrita por Glória Perez, com direção de núcleo de Marcos Schechtman e direção geral de Marcos Schechtman e Fred Mayrink

Saiba tudo Salve Jorge, a nova novela da Globo - Cenografia - Divulgação/TV Globo

A equipe de cenografia de Salve Jorge, liderada por Mario Monteiro e Juliana Carneiro, recebeu a missão de trazer duas regiões diferentes da Turquia e o Complexo do Alemão para dentro da Central Globo de Produção.

A Istambul possui 5,3 mil metros quadrados de área construída. O grande destaque é  a versão cenográfica do Grand Bazaar, um dos maiores e mais antigos mercados do mundo, onde trabalham Mustafa (Antonio Calloni) e Demir (Tiago Abravanel). Assim como o original, é cheio de corredores, restaurantes e lojas de souvenirs, doces e tapetes. Muitos dos elementos que decoram o local foram importados do país.

Na Istambul cenográfica há também um aqueduto, inspirado no aqueduto de Valente, e uma área com casas de madeira tradicionais otomanas e outra inspirada nos prédios da famosa rua Istiklal, repleta de prédios neoclássicos, que caracterizam a parte européia da cidade. Outros destaques são: o restaurante 380º, inspirado no restaurante real 360º, localizado no alto de um prédio que, com ajuda de backlots, terá uma vista linda para o Bósforo. O detalhe final da cidade é o portão que reproduz a entrada do Palácio Küçüksu, locação real situada no lado asiático de Istambul e que na história servirá como casa da família de Mustafa e Berna (Zezé Polessa).

Já a Capadócia tem uma extensão de 5 mil metros quadrados que se dividem em área rural e área turística. A parte rural reproduz as formações rochosas típicas da região. Nessa parte, se destaca a entrada da caverna onde vive Zyah (Domingos Montagner). Também nela, localiza-se a aldeia em que residem a família de Farid (Jandira Martini) e Sarila (Betty Gofman), que contém forração de tapetes, fogões típicos e mesas de refeição baixas.

A parte turística tem como ponto de partida a cidade de Göreme e suas inúmeras lojas de turismo que alugam quadriciclos e vendem passeios de balão.  As cores usadas na cidade são os tons pastéis, ocres e areia para dar o toque solar, iluminado, como a Capadócia original.

O Complexo do Alemão cenográfico tem 1,8 mil metros quadrados e 14 grandes edificações, que representam casas e estabelecimentos comerciais.  Ruas estreitas, fios, escadas externas e caixas d´água estão bem presentes.  A maior parte das casas possui uma pequena laje. A maior delas, a laje do Miro (André Gonçalves), fica no centro da cidade e tem três andares. De lá de cima, os turistas da história vão poder apreciar a paisagem do Rio de Janeiro inserida no vídeo por meio de efeitos especiais.

O trabalho de produção de arte de Salve Jorge, assinado por Ana Maria de Magalhães e Fernanda Bedran, foi desenvolvido a partir de uma pesquisa de campo nos diversos universos da novela.

A missão da equipe era conseguir retratar a diversidade e a complexidade de culturas tão diferentes.

O Complexo do Alemão, pano de fundo da personagem Morena (Nanda Costa) foi minuciosamente explorado. Os produtores de arte visitaram casas de moradores, feiras de rua e festividades, como o primeiro evento gastronômico do Morro do Adeus. Manicures, donos de bar, sacoleiras e outros profissionais da comunidade deram seu depoimento, contribuindo para tornar a novela e sua ambientação o mais real possível.

Uma incursão à rotina do Exército brasileiro foi essencial para entrar no clima do núcleo de Théo (Rodrigo Lombardi). A equipe pôde acompanhar desde o café da manhã dos militares ao treinamento de salto de cavalos, práticas veterinárias e educação física do Regimento Andrade Neves.

Ainda no Rio de Janeiro, a produção de arte participou da festa de procissão da Igreja de São Jorge em Quintino. O evento será reproduzido logo nos primeiros capítulos da novela, com seus elementos característicos: velas, fitas e imagens de São Jorge.

Para a ambientação turca, as produtoras trouxeram da Turquia teares de madeira maciça autênticos de uma pequena aldeia da região da Capadócia, que serão usados pelas personagens Sarila (Betty Gofman) e Ayla (Tânia Khalil). Também foram encomendados tapetes kilims especiais confeccionados pela metade para serem adaptados a estes teares. Os doces e iguarias turcas também foram reproduzidos e serão expostos nas lojas do Grand Bazaar cenográfico junto com mais de 1.000 olhos turcos de diferentes tipos: chaveiros, penduricalhos, enfeites de parede e adesivos. Mais de 600 roscas turcas típicas foram feitas cenograficamente para enfeitar as barraquinhas de venda idênticas às de Istambul.

Saiba tudo Salve Jorge, a nova novela da Globo - Cenografia

Instagram

Instagram

  • @latino e sua noiva estiveram em São Paulo para começar um tratamento de rejuvenescimento com laser. O cantor brincou com o especialista. Confira!
  • A dupla @cleitonecamargooficial mandou um recado aos leitores do #OFuxico! Confira
  • Fiquem ligadinhos! Segunda-feira tem Live no OFuxico com @aloisiochulapa e @luisaalbu, ex- Power Couple
  • @micheltelo e @tatafersoza aproveitaram uma folguinha para brincar com os filhos, em um shopping do Rio de Janeiro. Confira tudo sobre o passeio em #OFuxico!
📷: AgNews
  • Veja, clicando em #OFuxico, os looks que as celebridades escolheram, para a segunda edição do leilão do Instituto Neymar Jr.
📷: Brazil News
  • As gravidinhas e futuras mamães de primeira viagem @isisvalverde e @sabrinasato fizeram questão de prestigiar o leilão do Instituto Neymar Jr. Confira tudo em #OFuxico!
📷: AgNews
  • Saiba tudo que rolou, na segunda edição do leilão do Instituto Neymar Jr., que aconteceu na noite da última quinta-feira (19), em São Paulo, no #OFuxico!
📷: AgNews

OFuxico