Notícias às 15:03

Saiba tudo sobre a briga entre Madonna e Lady Gaga

Getty Images

Lady Gaga surgiu em 2009 com o sucesso estrondoso do disco Fame Monster. Nessa época, seu jeito escandaloso, sua paixão por roupas extravagantes, os clipes ricos em produção e suas músicas divertidas para dançar renderam inevitáveis comparações com a veterana Madonna. Nesses três anos, as duas tentaram abafar suas rivalidades. Mas, agora a guerra entre as divas pelo trono de rainha da música pop explodiu, e elas passaram a trocar farpas e indiretas em público.

O estopim foi a decisão de Madonna de acusar Lady Gaga de plágio. A música Born This Way, lançada por Lady Gaga no ano passado, é muito parecida com Express Yourself, antigo sucesso de Madonna, uma semelhança identificada pelos fãs desde o começo de 2011. Para provocar Lady Gaga, Madonna incluiu em um show no final de maio, em Israel, um trecho de Born This Way ao cantar Express Yourself, num clara jogada para provar que sua rival a copiou. E ainda colocou uma indireta incluindo a frase "Ela não sou eu".

A resposta de Lady Gaga veio neste domingo (10), em um show na Nova Zelândia. Falando com o público, ela mandou uma indireta à Madonna. "Não é possível invalidar o poder de Born This Way. Eu não quero ser sua maldita rainha, quero ser sua amiga…Não precisamos mais ficar separados e nos odiar", disse Lady Gaga, sem citar diretamente o nome de Madonna.

A intérprete de hits como Bad Romance e Poker Face também tentou se mostrar como vítima da língua de sua rival. "Às vezes, algumas pessoas se sentem melhores com elas mesmas ao deixar os outros tristes, tirar sarro ou até zombar o trabalho alheio", insinuou Lady Gaga.

Nos últimos anos, Madonna realmente viu o risco de perder o título de rainha do pop. Lady Gaga conseguiu ficar sob os holofotes em pouco tempo porque diariamente criava situações para aparecer na mídia, com suas trocas constantes de visuais, declarações bombásticas e por ousadia em suas apresentações e clipes. Ela não conseguiu isso sozinha. Com Beyoncé, dividiu a cena dos gripes de Telephone (um dos recordistas de visualizações no YouTube) e Videophone. Em Telephone, aparece nua e beija outra mulher num presídio. Suas entrevistas são sempre recheadas de escândalos. Já admitiu, por exemplo, que cheirou cocaína. Para conseguir aumentar sua fama, ela usa bastante as redes sociais. Tem mais de 20 milhões de seguidores no Twitter. 

Já Madonna acabou deixando Lady Gaga ganhar espaço porque sua atenção estava mais voltada para a crise do seu casamento com o cineasta inglês Guy Ritchie, de quem acabou se separando no final de 2008 depois de oito anos de relação. Depois de se manter reclusa por um tempo, acabou ressurgindo na mídia com o namorado brasileiro, o DJ Jesus Luz. O namorico não durou muito, e Madonna tratou logo de entrar em estúdio e gravar seu disco, MDNA, lançado em março deste ano. No começo do mês, ela começou sua turnê mundial, que passará pelo Brasil em dezembro. Alguns críticos de música identificaram no novo disco indiretas também ao ex-marido, como na faixa Gang Bang, em que ela fala em matar um ex-amante com um tiro na cabeça. 

A idade também é apontada como um motivo de comparação entre as duas divas. Madonna tem 54 anos, enquanto Lady Gaga tem 26 anos. Alguns jornais estrangeiros não cansam de fotografar as marcas do envelhecimento da cantora de Like a Virgin, principalmente suas mãos. O assunto incomoda tanto Madonna que ela passou a esconder as veias e rugas com uma luva e a namorar homens bem mais jovens. Atualmente, a cantora desfla escoltada por seu novo gato, Brahim Zaibat, de 24 anos.

Alguns críticos de música argumentam ainda que a concorrência no mercado da dance music está mais acirrada, e que Madonna tem de dividir agora os holofotes com novos talentos como Lady Gaga, Katy Perry e Nicky Minaj. Até nas vendas de disco, Madonna já não reina mais absoluta como nos anos 80 e 90. Seu novo disco estreou no topo do ranking de vendas da parada norte-americana da Billboard, mas na segunda semana despencou, perdendo a posição para o novo álbum de Nicky Minaj. Talvez esses sinais de menor fama ajudem a explicar a atitude inédita de Madonna de trocar farpas com Lady Gaga. Os fãs das duas divas só lamentam esse clima de barraco.

 

Notícias Relacionadas