Notícias às 12:27

Saiba tudo sobre a nova novela da Globo, Amor à Vida – Figurino

Divulgação/TV Globo

 

Figurino e caracterização

O caos urbano de São Paulo e o glamour da noite paulistana foram fundamentais para Gilvete dos Santos, caracterizadora de Amor à Vida, se inspirar para compor os visuais dos personagens da novela. Visitas a grandes centros comerciais, a lojas populares, assim como as tendências de moda e beleza apresentadas nos principais desfiles internacionais foram o ponto de partida para Gilvete e sua equipe começarem o trabalho.

A aposta é no conceito de que “menos é mais”. A maquiagem apresentada, de uma forma geral, traz sempre uma pele bonita e bem tratada, sem exageros.

Protagonista da trama, Paloma (Paolla Oliveira) ganhará três diferentes visuais que marcarão a passagem de tempo de mais de dez anos. Em 2001, na primeira fase, ela vai aparecer com um cabelo bem longo, aplicado com tic tac, durante a viagem ao Peru. Logo após, na volta ao Brasil, a personagem estará mais sofrida e isso será evidenciado através dos cabelos, que ficarão mais ressecados nas pontas.

 

Já em 2013, Paloma vai aparecer com os cabelos em tom mel, cortado em camadas, com uma certa leveza na frente. A maquiagem vai evidenciar a transformação da personagem que, agora, é uma médica bem-sucedida e tem mais gosto pela vida: cores nos olhos como um marrom esfumaçado, blush e uma boca rosada.

Como um homem do mundo e aventureiro, Ninho (Juliano Cazarré) é visualmente o que se define como um rapaz largado, com a barba grande ou por fazer e os cabelos no estilo dreadlocks. Para isso, Gilvete encomendou duas perucas longas, feitas com cabelos naturais.

Para quebrar um pouco o conceito naturalista que vai seguir nos personagens, Gilvete ganhou uma “boneca inspiradora”, como ela define Patrícia, vivida por Maria Casadevall. As unhas serão um detalhe à parte: uma de cada cor, apostando nos lançamentos da estação, em tons metálicos e escuros. Boca e olhos vão ganhar cores fortes e os cabelos poderão mudar a cada dia.

Mãe e filha na trama, Elizabeth Savalla e Tatá Werneck viverão a ex-dançarina Márcia  e a espevitada Valdirene, respectivamente. Com visuais extravagantes, as duas terão uma maquiagem mais carregada. A caracterizadora buscou muitas referências em antigas dançarinas de programas de auditórios para compor o look de Savalla. O resultado disso é um cabelo mais cacheado e com dois tons, evidenciando uma raiz mais escura e as pontas mais claras.

Para marcar a passagem de tempo de mais de dez anos, Gilvete vai usar muitos apliques de cabelos, tic tacs e perucas, e já adianta duas tendências que prometem sucesso: para as mulheres, os fios compridos; e para os homens, as barbas. 

Uma viagem ao Peru mudou o destino e o figurino de Paloma (Paolla Oliveira). Se antes a mocinha vestia-se como uma típica jovem paulistana de 2001, com um estilo mais “patricinha”, com camisarias ou um “country-chic”, como define Labibe Simão, figurinista responsável por Amor à Vida; depois de conhecer Ninho (Juliano Cazarré) e ganhar o mundo, ela foi adquirindo o jeito hippie de ser.

Saias longas, jeans, batas, mochilão passam a fazer parte do guarda-roupa de Paloma nas andanças pelo Peru. De volta ao Brasil, grávida, Paloma precisa esconder a barriga de sua família e para isso a figurinista aproveitou-se de muitos vestidos e saias longas em seda estampada, roupas mais livres e que não marcassem o corpo.

Com o passar dos anos, a vida traz maturidade para Paloma, mas ainda assim ela não abandona o instinto de liberdade que está dentro dela. Esses elementos do passado serão representados em seu dia a dia através das bijuterias, como anéis e pulseiras. Mas é a praticidade da mulher paulistana, que trabalha fora e que quer conforto que falam mais alto para compor o look de Paloma para 2013. “Ela se torna uma médica séria, mas ainda sensual. Vai usar muita calça no modelo flare, em tecido stretch e camisetas”, acrescenta a figurinista.

Mas foi com Ninho (Juliano Cazarré) o maior desafio da equipe do figurino. “Apesar de haver uma mudança no comportamento e no visual dele, é tudo muito parecido, uma variação de um tema e, por isso, mais difícil para conceber”, explica Labibe. Logo nos primeiros capítulos, ele aparece com um estilo mais largado, bem hippie. Anos mais tarde, já em São Paulo, Ninho fica mais urbano, usa mais jeans, camisetas estampadas, jaquetas.

Com os personagens de Tatá Werneck, Elizabeth Savalla e Maria Casadevall, Labibe confessa que pôde brincar bastante com as roupas e os acessórios. Para a primeira, a figurinista seguiu uma linha mais pin up.

Já sua mãe Márcia foi inspirada nas ex-chacretes. Suas roupas são mais práticas e confortáveis, como umlegging e camisas largas, mas nunca desce do salto.

Para Patrícia (Maria Casadevall), Labibe garante que com bom senso e estética, o jeito ousado da personagem pode ser bem divertido.

Par de Valdirene, Carlito (Anderson di Rizzi) também merece um destaque. A inspiração para compor seu visual veio dos cantores sertanejos universitários. Ele usa roupas modernas, blusas estampadas, jaquetas, brinco e um colar com a letra C, que será sua marca registrada. A calça, bem justa, é um evento, como define Labibe.

Notícias Relacionadas