Notícias

01/09/2012 | 12h46m - Publicado por: O Fuxico | Foto: Divulgação/TV Globo

Saiba tudo sobre a nova novela da Globo, Jóia Rara

Figurino

Saiba tudo sobre a nova novela da Globo, Jóia Rara - Divulgação/TV Globo

Figurino

O maior desafio da figurinista Marie Salles em Joia Rara foi, sem dúvida, perceber que não existe somente um tipo

Especial joia rara - foto interna

 de vermelho no mundo. As roupas dos monges do núcleo budista lhe provaram isso.

“Descobri que há vários subtons de vermelho, uma loucura. Foi um trabalho intenso de tingimento atéconseguirmos todos que queríamos” conta ela, que chegou a vestir 200 figurantes durante as gravações no Nepal.

Como parte da novela se passa em um lugar inventado nos Himalaias, Marie pegou influências de vários países daquela região – como China, Indonésia, Mongólia – e misturou tudo. Na trama, as cores das roupas de quem mora lá irão do azul ao preto pálido, passando pelos verdes acinzentados.

Nos núcleos do Rio de Janeiro, haverá distinção de figurino entre as duas épocas – 1934 e 1945 – e as duas classes sociais vigentes – ricos e pobres. Alguns personagens começarão a novela em uma classe e terminarão em outra, como Silvia (Nathalia Dill).

“No início, Silvia não tem dinheiro, mas se veste bem. Ela usa pantalonas de cintura alta dos anos 30 com casacos de 1910, como se os tivesse comprado em brechós. Ela é bem moderna e estilosa, usa turbantes. Depois que enriquece, passa a vestir Dior, saias lápis, basques (espécie de corpete). Tudo com ombros estruturados e cintura marcada, de cores como preto e bronze”, adianta Marie.

Para a protagonista, Amélia (Bianca Bin), a figurinista separou roupas com patchworks de estampas florais e tons

 pastéis em tecidos fluidos. Dez anos depois, ela começa a usar roupas mais rígidas e sérias, nada sensuais.

 “Tudo da Amélia é no olho, ela não tem sex appeal”, explica Marie.

Já as vedetes do Cabaré Pacheco Leão serão sedutoras e coloridas, usarão plumas e paetês. Lola (Letícia Spiller), por exemplo, uma clara homenagem a Carmen Miranda, usa babados e lingerie aparente, misturando vermelho, verde e roxo em um mesmo look.

O figurino masculino também terá suas particularidades. Enquanto Ernest (José de Abreu) usa ternos impecavelmente bem cortados, gravatas de seda e abotoaduras de cristal, seu antagonista, Mundo (Domingos Montagner), usa bonés, camisetas brancas e calças marrons.

“Costumo brincar que Ernest é a minha protagonista. Ele faz a unha, corta o cabelo o tempo todo, cuida da pele, é minuciosamente arrumado. Fiz um figurino bem austríaco, rico”, conta a figurinista. Seu filho, Franz (Bruno Gagliasso), é mais moderno, usa terno xadrez de um botão só, de modelagem mais moderna. O vilão, Manfred, é um zero à esquerda, apagado e submisso. E suas roupas traduzem isso: ternos sem a menor graça, gravatas e camisas lisas. “Ele é um nada, tem que passar despercebido mesmo”, avalia Marie.

 

Instagram

Instagram

  • @viegasoficial tem novidade e contou tudo ao #OFuxico!!!
  • Quando o assunto é dieta, a mãe da cantora @simoneses manda seu recado. Vem ver em OFuxico!
  • É lacre que fala? @araujovivianne se esbaldou em mais uma noite de samba no @salgueirooriginal
  • Thaeme, da dupla com Thiago, anunciou que está grávida!!! Saiba tudo no OFuxico!! 📸: Reprodução/Instagram
  • O Sétimo Guardião: Gabriel e Luz se beijam! Entre no site do OFuxico e saiba tudo sobre a trama! 📸: João Cotta/TV Globo
  • @feribeiromusic lança música e clipe com @mcdede. Eles mandaram recado ao #OFuxico!
  • Luane Dias é eliminada de A Fazenda com 28,30% dos votos
📷 Divulgação/ Record TV

OFuxico