Notícias

01/06/2012 | 12h47m - Publicado por: O Fuxico | Foto: Reprodução/TV Globo

Saiba tudo sobre a nova novela da Globo, Saramandaia. Curiosidades

Saiba tudo sobre a nova novela da Globo, Saramandaia. Curiosidades - Reprodução/TV Globo

Curiosidades

Pensando em expressões ao pé da letra, Ricardo Linhares criou especialmente para esta novela três personagens com características de realismo fantástico: o Tibério Vilar, que de tanto não sair de casa nem levantar da cadeira começa a criar raízes que penetram no assoalho da casa; a Candinha, que cria galinhas "imaginárias", que só ela e o público veem; e a Vitória Vilar, que literalmente se derrete de amor pelo homem que ama, o Zico.

Saramandaia é a primeira comédia do horário.

Quando o projeto começou, Fabrício Mamberti, diretor-geral, trouxe uma foto de uma cidade italiana da Toscana que sintetizava, para ele, o que seria Bole-Bole. Era uma cidade isolada, no meio do nada, e a equipe decidiu levar para esta cidade uma síntese do Brasil. Por isso decidiram gravar nos Lençóis  Maranhenses, em uma cidadezinha chamada Barreirinhas.

Para mostrar a questão da terra produtiva, a produção foi para Bananal (São Paulo), onde há lindíssimas fazendas de café do século XVIII. Duas delas foram usadas para gravars cenas da fazenda Vilar e Rosado.

Durante quatro semanas, aproximadamente dez tipos diferentes de material  foram utilizados nos cinco processos que deram vida a Dona Redonda. Em gordas camadas, seu corpo exigiu o desenvolvimento de técnicas de ventilação e hidratação para que a atriz não sofresse com o calor e a transpiração excessiva.

Pavão Misterioso, do compositor Ednardo, será a única música da   versão de 1976 a entrar na trilha sonora de Saramandaia. Não mais como a canção de abertura, mas sim como tema do personagem João Gibão (Sérgio Guizé), o homem alado da cidade de Bole-Bole. Manter a música na novela foi uma decisão do autor Ricardo Linhares e da diretora de núcleo Denise Saraceni para homenagear a obra de Dias Gomes.

Essa será uma das poucas músicas com letra. A maioria será instrumental. O produtor musical Sérgio Saraceni trabalha com mais 18 músicos na criação e produção de novos e pitorescos arranjos, que além de gravados, serão também tocados em cena pelas duas bandas da cidade: a saramandista Lira Euterpiana do maestro Totó (Zeu Britto), e a Filarmônica Bolebolense, do tradicionalista maestro Cursino (André Abujamra). As duas formadas pelos mesmos músicos que produziram as canções. De cenográfica, as bandas não têm nada!

Instagram

Instagram

  • @projota fez questão de convidar os seguidores de #OFuxico para conferir sua mais nova música de trabalho, Sr. Presidente, que já conta até com videoclipe. Confira mais!
  • Confira suposta lista de participantes de #AFazenda! Quem você gostaria que estivesse na nova edição do programa?
📷: Divulgação/Record TV
  • @anamaria16 ensina aos repórteres e aos participantes do Superchef Celebridades a fazer a melhor coxinha do Brasil 📽 @flaviacirino
  • @robertoljustus e @ticipinheiro comemoraram os oito aninhos de #RafinhaJustus, neste sábado
Foto: Manuela Scarpa/Brazil News
  • Filha caçula de @eliana é pura fofura na festa do irmão mais velho, Arthur 
Foto: Manuela Scarpa/Brazil News
  • @oceara e @misantosoficial realizaram uma festança para @valentinamunizreal. Veja tudo no #OFuxico 
Foto: Leo Franco/AgNews
  • @marinaruybarbosa e @brumarquezine arrasam na Grécia! Confira as fotos no #OFuxico 
Fotos: Reprodução/Instagram

OFuxico