Notícias às 12:59

Saiba tudo sobre a nova novela da Globo, Saramandaia. Perfil dos Personagens

Perfil dos personagens

João Gibão (Sérgio Guizé) – Idealista, sonhador, decidido e cordial. Tem medo de ser ridicularizado por ter  nascido com asas e esconde-as sob um gibão. Nunca se relacionou intimamente por medo que um possível filho herde sua sina. Tem visões, consegue prever o que vai acontecer. Toca o sino na igreja com a força do seu pensamento.

Lua (Fernando Belo) Prefeito apartidário de Bole-Bole. Conciliador e querido

pelo povo, há quem o acuse de ficar em cima do muro. Progrediu na vida com dedicação aos estudos. Apaixonado pela noiva Zélia.

Leocádia (Renata Sorrah) – Sensível, modesta e respeitada por todos na cidade. Tem força e ternura ao mesmo tempo. Criou os filhos com dificuldade, simplicidade e muito amor. É artesã, faz trabalhos em renda e couro. Usa uma grande tesoura de costura para aparar as asas que o filho esconde.

Tibério (Tarcísio Meira) – Patriarca dos Vilar, manteve a rixa que seus antepassados tinham com a família Rosado. Foi um homem violento e prepotente, mas hoje passa os dias em casa, sentado em uma poltrona. De tanto ficar imóvel, está literalmente criando raízes. Fala pouco, cochila muito e se prende às lembranças do passado.

Vitória (Lília Cabral) – Filha de Tibério. Empresária de sucesso, vive em São Paulo. Volta a Bole-Bole ao ficar viúva, após 30 anos morando fora. Temperamental e geniosa, mas bem-humorada, inteligente e vaidosa. É mãe de Zélia, Tiago e Pedro. Teve u romance mal resolvido com Zico Rosado e literalmente, se derrete de amor.

Zélia (Leandra Leal) – Veterinária, ama a natureza e os  animais. Geniosa e briguenta, entrará em conflito com o noivo, Lua, o prefeito apartidário. É líder dos saramandistas.

Pedro (André Bankoff) – Filho do meio de Vitória, bonito, sensual e briguento. Foi um adolescente difícil, rebelde e arruaceiro até passar uns tempos com o avô, Tibério, e se descobrir um homem do campo. Administra com eficiência a fazenda da família, mas detesta receber ordens ou ser cobrado. Não quer saber de
compromisso.

Tiago (Pedro Tergolina) – Caçula de Vitória, mora com a mãe em São Paulo e não entende por que os irmãos gostam de viver no mato. Ligado em tecnologia, tem grande sensibilidade. É tímido, estudioso e inteligente.

Cleide (Ilva Niño) -Governanta da casa dos Vilar, é organizada, competente, bom caráter, sensata e fiel aos patrões, cujas vidas organiza com primor. É viúva, não tem filhos e nutre um imenso orgulho por sua família trabalhar lá há várias gerações.

Candinha (Fernanda Montenegro) – Matriarca da família Rosado, guarda a atitude poderosa de quem foi líder do clã, ao ficar viúva cedo. Costuma conversar com galinhas "imaginárias", que só ela e o público veem. A família acha que está ficando caduca, mas é espertíssima e percebe tudo o que acontece a sua volta. É forte e autoritária. Ama a neta, Stela, e convive com um sentimento de culpa por ter causado sofrimento a muitas pessoas no passado.

Zico (José Mayer) – Fazendeiro poderoso, descendente dos fundadores de Bole-Bole. Dono de canaviais e de usina de açúcar e álcool. Uma de suas lutas é manter o nome da cidade, orgulho de sua família. Não admite perder a sua posição para os jovens mudancistas. É aferrado ao poder. Em situações de raiva, Zico bota formigas pelo nariz. É casado com Helena, mulher que não ama, mas
que não trata mal. É infiel, arrogante e egoísta. Nunca esqueceu a rejeição do primeiro amor: Vitória.

Helena (Ângela Figueiredo) – Mulher de Zico, passou por um grande sofrimento ao perder o filho Zé Mário em uma emboscada armada por Tibério. Seu alento é a neta, Stela, que trata como filha. Instruída e se veste bem, mas seu pai perdeu  tudo no jogo antes de ela se casar com Zico. Gosta do marido e evita contrariá-lo, sem ser submissa.

Stela (Laura Neiva) – Neta de Zico e Helena , é moderna e tecnológica, apesar de ter crescido na fazenda. De personalidade firme, é inteligente e meiga. Cresceu acreditando ser órfã e se apaixonará por Tiago, com quem viverá um romance ao estilo Romeu e Julieta. Suas lágrimas fazem renascer algo que estava sem vida, como uma flor murcha, por exemplo.

Laura (Lívia de Bueno) – Filha impetuosa de Zico e Helena, é sensual e atrevida. Na juventude, foi enganada por Carlito, que a seduziu e a abandonou. Foi embora da cidade anos atrás, deixando o noivo, Rochinha. Volta a Bole-Bole mais experiente e menos sonhadora e ingênua.

Carlito (Marcos Pasquim) – Dissimulado, ambicioso e de péssimo caráter. Com seu jeito encantador e sorridente, consegue esconder sua verdadeira índole. Afilhado de Zico, mora no Rio de Janeiro e volta a Bole-Bole para ajudar o padrinho a impedir a mudança de nome da cidade. Enganou Laura no passado e, agora, tenta seduzi-la de novo.

Firmino (Val Perrê) – Capataz da fazenda de Zico Rosado, Firmino realiza serviços pouco ortodoxos para o patrão sempre que necessário. É forte, rústico, calado, competente e fiel. Tem uma enorme gratidão por Zico ter lhe dado oportunidade de trabalho. 

Das Dores (Dja Martins) – Cuida dos afazeres domésticos na fazenda dos Rosado e é uma das poucas pessoas que têm paciência com Candinha. Seu sonho é que seu filho, Firmino, abra o próprio negócio e se case com uma boa moça. Tem muito medo da influência que Zico exerce sobre o filho.

Cazuza (Marcos Palmeira) – Conservador e metódico, Cazuza é o dono da única farmácia da cidade. Nas discussões políticas, nas quais sempre defende Zico, costuma se exaltar e botar, literalmente, o coração pela boca. É apaixonado pela mulher, Aparadeira, e está sempre discutindo com ela para saber quem dá a última palavra.

Aparadeira (Ana Beatriz Nogueira) – Ex-parteira oficial da região, não tem mais trabalho. Fofoqueira, ambiciosa e exibida. Sonsa, fala mal de todo mundo pelas costas. Tradicionalista, tem medo do novo e acha que todos os problemas da cidade são causados pelos mudancistas. Tem horror a quem foge do padrão.

Marcina (Chandelly Braz) – Moça simples e romântica, ama João Gibão e sofre por saber que ele esconde um segredo. Seu corpo chega a arder de paixão pelo namorado. Apesar da docilidade, fica irritada ao ser contrariada. Trabalha na farmácia do pai, Cazuza.

Seu encolheu (Matheus Nachtergaele) – Chefe de gabinete do prefeito Lua. É apaixonado pela mulher, dona Redonda. Eles têm uma relação intensa e sensual. Considera o corpo da esposa perfeito e uma tentação. Na garotice, um boi zebu quebrou todos os ossos do seu corpo. Desde então, ele passou a fazer previsão do tempo. Conforme o osso que dói, ele sabe o tempo que vai fazer no dia seguinte.

Dona Redonda (Vera Holtz) – Seu verdadeiro nome é Evangelina, mas ganhou o apelido por causa de suas formas avantajadas. Voluptuosa, come com prazer e sem culpa. Sensual e apaixonada pelo marido Encolheu. Odeia criança, não liga para a filha Bia. Seu xodó é o cachorrinho Pingo. Tradicionalista ferrenha, é rabugenta e intolerante. Adora opinar na vida dos outros, mas não admite que
falem de sua vida.

Bia (Thais Melchior) – Filha de Redonda e Encolheu, menina alegre, bonita e amorosa, Bia é a favor das transformações de Bole-Bole. Administra o site "Saramandaia já", que é porta-voz dos mudancistas. Namora Pedro Vilar e sofre porque ele não quer saber de compromisso.

Aristóbulo (Gabriel Braga Nunes) – Orador oficial dos eventos de Bole-Bole. Tímido e recatado, veste-se com ternos escuros e faz questão de ser exemplo de conduta irrepreensível. Não dorme há mais de dez anos e se transforma em lobisomem à meia-noite de quinta para sexta-feira.

Dona Pupu (Aracy Balabanian) – Senhora risonha, divertida e meio avoada, é mãe de Aristóbulo e o chama até hoje de "Neném". Encanta-se por Risoleta e torce para que ela conquiste o filho. 

Belisário (Luiz Henrique Nogueira) – Marido de Pupu, pai de Aristóbulo. Foi esquartejado por malfeitores, que deixaram apenas a cabeça na soleira da porta de casa. A viúva recolheu o que restou do falecido e trata-o com todo carinho e naturalidade. A cabeça vive dentro de um frasco de vidro. É simpático e interage com todos, embora não fale. Quando foi despescoçado, perdeu as cordas vocais. 

Maestro Totó (Zéu Britto) – Mudancista, regente da Lira Euterpiana, ganha a vida como barbeiro ao lado de seu rival, Maestro Cursino, com quem adora implicar. É um malandro divertido e bem-humorado, leva poucos assuntos à sério. É viúvo e não tem filhos.

Maestro Cursino (André Abujamra) – Correligionário de Zico, é resmungão e teimoso. Regente da Filarmônica Bolebolense, passa o dia às turras com seu rival, o maestro Totó. Frequentador assíduo da pensão de Risoleta, é casado com Fifi.

Fifi (Georgiana Góes) -Tradicionalista, com medo do que é novo e desconhecido, vive sob a influência de Aparadeira e Redonda. Mulher do maestro Cursino. 

Risoleta (Débora Bloch) – Por ser dona da pensão frequentada pelos homens, é rejeitada pelas mulheres de Bole-Bole, que sequer a cumprimentam. Inteligente e divertida, intempestiva e petulante, sensual e provocante. Apaixonada por Aristóbulo, ela deseja vê-lo transformar-se em lobisomem. Esconde um segredo.

Rosalice (Camila Lucciola) – Bonita e provocante, trabalha na pensão de Bole-Bole. Tem uma queda por João Gibão, mas não é correspondida. Vive se atirando para os homens e não ouve os conselhos de Risoleta para que seja um pouco mais discreta e recatada.

Dora (Carolina Bezerra) – Trabalha na pensão de Risoleta, é uma moça muito bonita, delicada e tímida. É apaixonada por Rochinha. Dora é sensível, sonha encontrar o grande amor de sua vida, casar-se e ter filhos.

Doutor Rochinha (André Frateschi) – O único médico da cidade sofreu uma desilusão amorosa no passado e nunca mais se refez emocionalmente. Foi abandonado por Laura e, até hoje, vive pelos cantos com a roupa amassada e barba por fazer. É saramandista, mas circula bem entre os bolebolenses.

Delegado Petronílio (Theodoro Cochrane) – Prefere ficar em cima do muro quando o assunto é a briga entre saramandistas e bolebolenses. É um homem íntegro, respeitador e sem vícios, fez voto de castidade. É tão boa gente que trata o único preso da delegacia como se fosse hóspede. 

Padre Neves (Maurício Tizumba) – Procura se manter distante das desavenças políticas da cidade, tem bom caráter e evita impor sua crença religiosa. É íntegro e compreensivo, conhece o segredo de João Gibão e o apoia. Sempre freia as intenções das pessoas que querem usar a igreja para favorecer as causas políticas.

Notícias Relacionadas