Imprimir

Notícias

30/03/2017 | 22h16m - Publicado por: O Fuxico | Foto: Divulgação/TV Globo

Saiba tudo sobre a novela A Força do Querer, da TV Globo - Cenografia

A nova novela das 21 horas

Saiba tudo sobre a novela A Força do Querer, da TV Globo - Cenografia - Divulgação/TV Globo
  • Amei0
  • Curti0
  • Feliz0
  • Triste0
  • Nervoso0
  • Surpreso0

A Força do Querer é ambientada no Pará apenas nos primeiros capítulos, mas a cultura da região Norte estará presente nos cenários ao longo de toda a novela. As equipes de cenografia e produção de arte fizeram uma verdadeira imersão, que começou seis meses antes do início das gravações com uma viagem para a tribo Ashaninka, na fronteira do Acre com o Peru. Lá, a cenógrafa Anne Bourgeois e a produtora de arte Mirica Vianna tiveram contato com a sabedoria dos índios, os rituais e as peças artesanais produzidas por eles.

Elementos desse universo compõem um dos principais cenários da trama, o apartamento de Eugênio (Dan Stulbach) e Joyce (Maria Fernanda Cândido). Como Eugênio faz diversas viagens para a região amazônica por conta da empresa C.Garcia, todo o tipo de lembranças e souvenirs dos lugares por onde ele passa estão espalhados pelos cômodos da casa e do escritório. “Temos peças dos Ashaninkas, como um colar com sementes e penas de tucano e uma peça de tear que as mulheres usam para carregar bebês, que colocamos em uma caixa de vidro para expor no escritório. Adquirimos outras peças belíssimas nessa viagem, entre elas uma escultura feita com cascas de plantas amazônicas e uma coleção de figas”, conta a cenógrafa Anne Bourgeois.

A produção de arte completa o trabalho da cenografia com outros elementos da região para o cenário. Depois da tribo Ashaninka, o trabalho migrou para Belém e Vila de Acajatuba. Desses lugares, muitas referências e objetos foram trazidos aos Estúdios Globo para compor o interior das casas de Parazinho e as residências de Portugal Pequeno, bairro de Niterói, município do Rio, que foi reproduzido numa cidade cenográfica de aproximadamente quatro mil metros quadrados.

É neste bairro, que guarda algumas semelhanças com Belém, que mora Nazaré (Luci Pereira), tia de Zeca (Marco Pigossi) e irmã de Abel (Tonico Pereira). E é para onde os dois se mudam após a desilusão de Zeca com Ritinha (Isis Valverde).

“O que nos chamou a atenção em Portugal Pequeno é a paleta de cores do lugar, muito parecida com a de Belém. Os prédios e casas são verde água, rosa, amarelo, é um colorido bem particular. Reproduzimos isso na nossa cidade cenográfica e também a arquitetura interessante do bairro, os prédios antigos e os casarios, construções riquíssimas do começo do século passado”, descreve Anne Bourgeois.

Em Portugal Pequeno, o ponto de encontro dos moradores do bairro é a venda da Nazaré, que terá todo o tipo de influência paraense. O imóvel foi pintado de amarelo, verde e azul por dentro e terá um grande painel que retrata elementos da Amazônia. De Belém, foram trazidos alguns preparados de ervas, farinhas e louças de cerâmica marajoara, tudo para compor a venda de forma que as influências do Pará fiquem evidentes.

Outro bairro que será cenário da novela é a Usina, na Zona Norte do Rio, onde fica o casarão antigo da família Garcia e vive Heleninha (Totia Meireles), com o marido Junqueira (João Camargo) e o filho Yuri (Adriano Alves). O casarão será frequentado por diversos personagens importantes, como Caio (Rodrigo Lombardi), Bibi (Juliana Paes) e Ritinha (Isis Valverde).

Na frente, mora Bibi (Juliana Paes) com o marido Rubinho (Emílio Dantas) e o filho Dedé (Gabriel Almeida Bravo). A residência é simples, com mobiliário básico, já que ela e o marido vivem com dificuldades financeiras. Depois que a personagem enveredar para o mundo do crime, a equipe de cenografia e arte terá mais trabalho para retratar o universo da família.

“Faremos um ‘casebre ostentação’. Por fora, uma casa feia e, por dentro, terá tudo do bom e do melhor”, adianta Anne Bourgeois.







Instagram

Instagram

  • #AFazenda10, da Record Tv: ‘Me sinto Jesus Cristo, crucificada e perseguida’, desabafa Nadja Pessoa em conversa com Evandro Santo. Saiba mais em OFuxico! (Foto: Reprodução/ Record Tv)
  • Em #AFazenda10 da Record TV: Evandro Santo contou para Fernanda Lacerda que, após briga feia com Gabi Prado, Rafael Ilha queria desistir do reality e bater o sino. Saiba tudo em OFuxico!
(Foto: Reprodução/Record TV)
  • O namoro de @arianagrande e Pete Davidson chegou ao fim, segundo informações do site TMZ. Leia mais em #OFuxico!
📷: Reprodução/Instagram
  • Príncipe Harry e Meghan Markle estão esperando o primeiro filho, conforme foi anunciado, por meio de comunicado oficial. Leia a matéria completa em #OFuxico!
📷: Reprodução/Instagram
  • Quem aqui assistiu? #LuaBlanco levou nota 0 do público, após erro técnico no #PopStar, da #TV Globo. Imediamente, o assunto virou meme na internet. 
Saiba tudo no #OFuxico
Foto: Divulgação/TV Globo
  • Em #AFazenda: E parece que a paz está bem longe da sede. Nesta madrugada, Nadja e Gabi Prado tiveram uma briga feia.  Saiba tudo no #OFuxico
Foto: Divulgação/Record TV
  • @anitta comandou show das Poderosinhas em SP e levantou uma multidão com seus hits.
Manuela Scarpa/Brazil News

OFuxico