Notícias

27/08/2015 | 12h22m - Publicado por: OFuxico | Foto: Divulgação/TV Globo

Saiba tudo sobre a novela A Regra do Jogo, da Globo - Figurino

A nova novela das 21 horas

Saiba tudo sobre a novela A Regra do Jogo, da Globo - Figurino - Divulgação/TV Globo

Figurino e caracterização

Saiba tudo sobre a novela A Regra do Jogo, da Globo - FigurinoA Regra do Jogo é dividida em dois universos: o asfalto e o Morro da Macaca. As figurinistas, Marie Salles e Mariana Sued, criaram dois mundos: lá em cima, modernidade. Aqui em baixo, classe e elegância.

Morenas, loiras, lisas ou cacheadas. No Morro da Macaca, há gosto para tudo. Adisabeba (Susana Vieira), a rainha do morro, tem cachos loiros até a cintura. Ela exala sensualidade. As roupas, com cores fortes e estampas que não passam despercebidas. A maquiagem, as unhas, os colares e os brincos... Tudo caprichado no dourado e nas cores vibrantes.

E, como quem sai aos seus não degenera, Merlô (Juliano Cazarré) não disfarça o exagero. Desejado e vaidoso, ele não usa blusa fechada e gosta de mostrar o tanquinho com coletes abertos. Brincos, anéis e colares pesados, tudo trabalhado no ouro e no brilhante.

“Para o Merlô, fizemos uma prótese de três dentes de ouro, que será usada somente em dias de show”, diverte-se Gilvete Santos, que assina a supervisão de caracterização em parceria com Alê de Souza.

As “Merlozetes” são bem diferentes em relação aos estilos. Alisson (Letícia Lima) adora ostentar. O marido, um bandido, banca a vida de muitos gastos. Ela está sempre com maiôs justos, leggings. Ela se acha! Já Ninfa (Roberta Rodrigues) usa e abusa dos shorts e sutiãs.

O reciclado também está presente em pulseiras, brincos e roupas. Tóia (Vanessa Giácomo) e Indira (Cris Viana) são bons exemplos disso. Indira é uma estilista que veste o que cria. A equipe de figurino buscou artesãos que trabalham reaproveitando materiais, inclusive os mais inusitados. Tóia usará brincos feitos com chapa de raio-x e braceletes com lacre de latinha. Um charme.

  As tatuagens são um capítulo à parte. Em A Regra do Jogo, quase todo mundo tem o corpo desenhado. Ascânio (Tonico Pereira) tem 14 delas. Úrsula (Júlia Rabelo) é tatuadora e a atriz não tem nenhum desenho na pele. Na trama, ela é toda desenhada. Juliano (Cauã Reymond), tem um enorme rosto religioso em um dos braços, caraterização que ele faz diariamente antes das gravações. Já Merlô tem o corpo, sempre em evidência, bastante tatuado. Os membros da misteriosa falange criminosa são tatuados também. Eles usam um desenho bastante simbólico e sempre meio camuflado, que significa guerra. Orlando (Du Moscovis) e Tio (Jackson Antunes) são alguns deles.

Gilvete Santos criou alguns decalques especiais de silicone, que facilitam a aplicação e agiliza a preparação do ator. Alguns desenhos são aplicados em poucos minutos, com uma fixação que suporta água, suor e contato.

Na história, é possível identificar quem tem dinheiro e quem não tem através das roupas, dos acessórios e até do corte de cabelo. A palavra de ordem é sobriedade. Na família dos Stewart, Nora (Renata Sorrah), Gibson (José de Abreu), Cesário (Johnny Massaro) e até mesmo Dante (Marco Pigossi) são bons exemplos disso. Com Belisa, vivida por Bruna Linzmeyer, que tem na revolta um traço importante de sua personalidade, não é diferente. Ela usa peças esportistas e moletons, sempre misturado com peças de alta costura ou de grifes internacionais e joias caras. Ela sai do óbvio. Tudo isso para chocar essa família que já é, em sua estrutura, tão problemática. Já Nelita (Bárbara Paz) está sempre com roupas mais soltas, calças de moletom e panos pendurados, que se modificam de acordo com o humor desta problemática mulher. 

Na casa de Feliciano (Marcos Caruso) é tudo bem mais ou menos. E misturado! O dinheiro já se foi. Alguns até conseguem se equilibrar melhor com o que sobrou no passar dos anos. O próprio Feliciano, por exemplo, ainda tem roupas de qualidade, da época em que ele tinha grana para comprar coisas boas. Ele adora  roupões, chinelos ou pantufas e chapéus. Mas dentro de sua cobertura, há de tudo! Janete (Suzana Pires) é despojada e colorida. O cabelo é longo e tem pontas mais claras. Já Vavá não quis envelhecer – até porque está arrastando asa para a ninfeta Mel (Fernanda Souza). Dalila (Alexandra Richter) e sua família são o retrato da classe média. Vavá usa roupas coloridas também. E Mel não se veste como seus vizinhos da Macaca. Ela tenta ser bem parecida com a família de seu amante.   

Em A Regra do Jogo cortes masculinos não pretendem passar despercebidos. Dos curtos aos longos, dos fios simples àqueles milimetricamente desenhados. Seja na Macaca ou no asfalto, cada personagem tem a sua história. Alexandre Nero está com os cabelos curtos e a barba por fazer. O ator ganhou um visual jovem para viver Romero Rômulo. Marcello Novaes, o Vavá, aparecerá com um rabo de cavalo, uma novidade na vida do ator que nunca teve cabelos tão longos. Du é Orlando, homem rico e moderno. Assim é seu corte, assimétrico e sofisticado.

Juliano (Cauã Reymond) está com o cabelo quase todo raspado e Marco Pigossi, o policial Dante, mantém o corte aos moldes de um militar. Tony Ramos, que vive o fugitivo Zé Maria, tem cabelos e barbas bem longos, cultivados pelo ator durante meses. Alguns cabelos de moradores da Macaca,  como Iraque (Danilo Santos Ferreira), e de membros da facção criminosa têm um diferencial: cortes que foram feitos por um profissional experiente em trabalhar com lâmina de corte para fazer desenhos nas cabeças de quem passar por suas mãos. Tudo com o objetivo de imprimir realismo na tela da tv.

Atena (Giovanna Antonelli), loira, linda, poderosa e que adora ostentar, gosta de aparentar ser algo diferente do que é. Ela usa todos os signos e códigos que remetem à riqueza, embora a sua carteira esteja quase sempre vazia. No guarda-roupa há preto, branco e vermelho. O brilho e o dourado – uma referência ao dinheiro – são muito usados em brincos, colares, anéis e pulseiras. Atena já foi vista com anéis em quase todos os dedos. E ela curte um tipo de joia que são os anéis que escorrem pelas mãos, invenção da figurinista Marie Salles. Sexy, esse é o estilo das roupas que usa. Peças assimétricas, que valorizam os decotes e os modelos mais colados no corpo, como bodies. E nas unhas, um estilo único: uma base fosca e triângulos irregulares nas unhas de tamanho médio. Atena é exuberante.

Já Francineide é bem diferente. Ela é a Atena desmontada. Nada de cabelos aos ventos, joias e bolsas. O que ela usa mesmo é a dupla short e camiseta, look que ela não revela a quase ninguém. 

Instagram

Instagram

  • Repost @estherrocha : Delícia de visita com direito a um@montão se brigadeiros deliciosos que adoçou a redação e o meu coração... Esses dois lindos são os idealizadores do @empoderadxsbr , um site lindo, bem feito e do bem que é o novo parceiro de @site_ofuxico . E eu só festejando os amigos que a vida@me dá🙏😘😍
  • A @clau_music fez questão de divulgar seu mais recente videoclipe, feito para a música Pouca Pausa, para os seguidores de #OFuxico. Confira!
  • Ainda na noite da última quarta-feira (13), @danielsaboya agitou o YouTube Space, no Rio de Janeiro, comemorando, entre outras coisas, seus dez milhões de inscritos, no YouTube, sendo dono do maior canal de dança do mundo. Confira um pouco do que aconteceu, no evento!
  • Nossa deliciosa tarde de festinha junina... clima gostoso na redação.
  • @ararocha20 trouxe complemento gostoso para nosso  Almocinho festa junina na redação...
  • Almocinho festa junina na redação...
  • @joaoguilherme divulga música inédita e manda recado ao OFuxico!!!

OFuxico