Notícias

31/10/2013 | 11h23m - Publicado por: Flávia Almeida | Foto: Além do Horizonte/TV Globo

Saiba tudo sobre a novela Além do Horizonte - Cenografia

A trama conta a história de três jovens em busca de pessoas desaparecidas

Saiba tudo sobre a novela Além do Horizonte - Cenografia - Além do Horizonte/TV Globo

Uma cidade com tamanho e dimensões reais, um trabalho inédito de engenharia e arquitetura, em se tratando de construções cenográficas. Assim é a fictícia Tapiré, projeto do cenógrafo Alexandre Gomes, que teve como referência as moradias da região amazônica, para onde a equipe de cenografia viajou a fim de fazer uma pesquisa mais cuidadosa e detalhada. Na cidade cenográfica construída no Projac, nada foi adaptado. Tudo foi construído para ser - de fato - uma cidade ribeirinha próxima às encontradas na floresta tropical.

A primeira etapa do projeto foi escavar uma área de 5700 metros quadrados dentro do Projac. Em seguida, foram levantadas as casas e os decks, feitos com madeira e tapumes, que recriam com exatidão o clima das comunidades que vivem sobre as águas. Ao todo, são 22 construções, como o armazém, a delegacia, a escola, a igreja, o bar boate e as palafitas. Todos com interior que poderão ser utilizados como ambiente de cena.

E, por último, foi construído um lago, com uma profundidade para navegação de canoas e barcos. Tudo pensado para transmitir o máximo de realismo às cenas. Para garantir a renovação da água, foi instalado na estrutura aquática um sofisticado sistema de filtros e bombas.

Outro destaque da cenografia, em Tapiré, é o projeto paisagístico composto integralmente por plantas naturais. Desde a massa verde do lago, formada por gigogas e acácias, até a horta de Vó Tita (Analu Prestes) que terá uma variedade imensa de ervas medicinais e temperos característicos da região amazônica.

Os elementos para a construção dos cenários foram encontrados no próprio texto e na linguagem jovial da trama. A novela de Bernstein e  Gregório é ambientada no Rio de Janeiro e na cidade fictícia de Tapiré, e Marcus teve como missão transpor o universo da floresta tropical para as terras cariocas.

“É uma releitura do que vimos por lá, mas tudo crível e interessante de ser mostrado. Vamos recriar esse universo, seguindo sempre a tipologia local”, garante o produtor de arte.

Para isso, todos os objetos de cena e as construções artesanais foram confeccionados com os tipos de madeira, encontrados no Rio, que mais se assemelham aos originais da região da Amazônia, sendo o mais fiel possível à realidade, com toda a preocupação ecológica. Para navegar na cidade cenográfica de Tapiré, toda feita com casas de palafitas, a equipe de produção de arte mandou fazer seis canoas em formato específico para rios.

Nas casas ribeirinhas, a decoração é bem simples. Ainda para os cenários de Tapiré, a produção de arte fez calendários com imagens da região amazônica e muitos cartazes que ficarão expostos na sala da escola onde Celina (Mariana Rios) leciona.

Nos cenários do Rio, o conceito continua o mesmo, e um bom exemplo disso é a cozinha de Heloísa (Flávia Alessandra). O programa de televisão, de culinária, do qual ela é apresentadora, é feito diretamente de sua casa. E, apesar de ser uma mulher rica e de dominar a arte da gastronomia, seu cenário é realista, sem sofisticação.

Purificação e passagem. Essas são duas definições para o símbolo do Grupo, que está presente em muitos - e importantes - momentos da trama. A fim de desenvolvê-lo, foram feitas pesquisas de diversos  símbolos medievais e de sociedades secretas para encontrar algo em comum entre eles.

Saiba tudo sobre a novela Além do Horizonte - Cenografia

Instagram

Instagram

  • A dupla @cleitonecamargooficial mandou um recado aos leitores do #OFuxico! Confira
  • Fiquem ligadinhos! Segunda-feira tem Live no OFuxico com @aloisiochulapa e @luisaalbu, ex- Power Couple
  • @micheltelo e @tatafersoza aproveitaram uma folguinha para brincar com os filhos, em um shopping do Rio de Janeiro. Confira tudo sobre o passeio em #OFuxico!
📷: AgNews
  • Veja, clicando em #OFuxico, os looks que as celebridades escolheram, para a segunda edição do leilão do Instituto Neymar Jr.
📷: Brazil News
  • As gravidinhas e futuras mamães de primeira viagem @isisvalverde e @sabrinasato fizeram questão de prestigiar o leilão do Instituto Neymar Jr. Confira tudo em #OFuxico!
📷: AgNews
  • Saiba tudo que rolou, na segunda edição do leilão do Instituto Neymar Jr., que aconteceu na noite da última quinta-feira (19), em São Paulo, no #OFuxico!
📷: AgNews
  • Na ocasião, @luansantana ainda cantou, junto com o

OFuxico