Notícias

30/10/2014 | 15h47m - Publicado por: Flávia Almeida | Foto: Divulgação

Saiba tudo sobre a novela Alto Astral, da Globo - Cenografia

A nova novela das 19h00

Saiba tudo sobre a novela Alto Astral, da Globo - Cenografia - Divulgação

Como a fictícia Nova Alvorada é uma cidade do interior, as características de Poços de Caldas, em Minas Gerais, foram fonte de inspiração para a cenografia e produção de arte. Vários pontos da cidade mineira serviram como locação: o tradicional cassino, as thermas, praças, paisagens naturais etc. Poços de Caldas conserva construções tradicionais em meio a modernidade.

"A casa da Laura (Nathalia Dill) é plana, com um andar apenas, tem portas de ferro com vidro. Mas com a visão moderna de usar elementos antigos de forma charmosa. Esse conceito combina com o perfil de uma mulher jovem e antenada como ela", explica Eliane Heringer que, ao lado de José Claudio Ferreira, assina a cenografia da novela.

Tanto a cenografia quanto a produção de arte são norteados pelo realismo. Todos os objetos em cena são funcionais e se adequam à personalidade de casa personagem. A decoração da casa de Laura, por exemplo, foi inspirada no jeito de ser da protagonista.

Apesar de Alto Astral ser ambientada nos dias atuais, os cenógrafos se inspiraram  na arquitetura dos anos 50 para criar as casas de alguns personagens que vivem em Nova Alvorada.

Para a criação dos ambientes do Hospital Bittencourt, onde se passa grande parte da trama, a mistura do clássico com o moderno também é utilizada. Optaram por utilizar vitrais, pé direito alto, espaços grandiosos.

Uma das etapas que exigiram mais cuidado da equipe foi reproduzir em estúdio o cenário da locação do hospital em Poços de Caldas, com a mesma proporção de altura, repetimos a estrutura de esquadrias, janelas, portas e para recriar o piso, um mosaico de pastilha e mármore, utilizou-se elementos de plotagem.   
Ainda em relação ao hospital, a produção de arte fez uma pesquisa intensa para criar essa ambientação.  Além de ser um cenário onde se passam muitas cenas da trama, o local utilizado para as gravações em Poços de Caldas funcionava como thermas, com corredores longos.

Na cidade cenográfica, o ponto de partida foi retratar uma cidade de interior próspera, também oscilando entre modernidade e tradição.  O maior desafio, no entanto, foi construir o clube da trama.

"Só não fizemos as piscinas porque seria bem complicado, mas criamos tudo o que tem em um clube, até um lago, aproveitando o máximo das árvores e da nossa geografia local. Achamos que o volume de cenas nesse cenário justifica as gravações na cidade cenográfica", ressalta José Claudio.

Instagram

Instagram

  • Repost @estherrocha : Delícia de visita com direito a um@montão se brigadeiros deliciosos que adoçou a redação e o meu coração... Esses dois lindos são os idealizadores do @empoderadxsbr , um site lindo, bem feito e do bem que é o novo parceiro de @site_ofuxico . E eu só festejando os amigos que a vida@me dá🙏😘😍
  • A @clau_music fez questão de divulgar seu mais recente videoclipe, feito para a música Pouca Pausa, para os seguidores de #OFuxico. Confira!
  • Ainda na noite da última quarta-feira (13), @danielsaboya agitou o YouTube Space, no Rio de Janeiro, comemorando, entre outras coisas, seus dez milhões de inscritos, no YouTube, sendo dono do maior canal de dança do mundo. Confira um pouco do que aconteceu, no evento!
  • Nossa deliciosa tarde de festinha junina... clima gostoso na redação.
  • @ararocha20 trouxe complemento gostoso para nosso  Almocinho festa junina na redação...
  • Almocinho festa junina na redação...
  • @joaoguilherme divulga música inédita e manda recado ao OFuxico!!!

OFuxico