Notícias às 15:05

Saiba tudo sobre a novela Em Família – Curiosidades

Divulgação/TV Globo

*Para retratar a fictícia cidade de Esperança, onde a trama começa, 120 profissionais deixaram o Rio de Janeiro em direção a Cidade de Goiás, Pirenópolis e Goiânia, em Goiás. A luz única e as cores vibrantes das portas das casas do século XVIII formaram os elementos essenciais para a composição."

*A produção viajou com cinco caminhões de equipamentos, sendo dois deles carregados com mais de 50 araras repletas de roupas. Equipes de figurino, liderada por Marília Carneiro, e de caracterização, comandada por Luiz Ferreira, providenciaram, ao lado da produtora de arte, Lara Tausz, e sua equipe a montagem do grande desfile alegórico pela cidade, que marca as primeiras cenas da novela e a 1ª fase da história de Helena (Julia Dalavia), Laerte (Eike Duarte) e Virgílio (Arthur Aguiar).

*A parada consumiu dois dias de gravação e seguiu um percurso de 3km pela rua principal da cidade, passando pela Praça do Coreto e terminando na Praça do Chafariz.

*Para deixar a locação pronta, foram usadas mais de 5km de guirlandas, 8 mil flores de papel crepom, 100 estandartes e bandeiras, dois carros-alegóricos, 50 bois e cavalos montados por peões da região e alas que representavam frutas típicas da região como o pequi. "Trouxemos muita coisa. Artistas locais e a população foram essenciais.

*A cenografia, assinada por Mário Monteiro, também ajudou a transportar o público para essa festa típica do começo dos anos 80, com um grande parque de diversões, alas e cavalaria. Cenas tradicionais da região foram registradas pela equipe da novela.

*Depois de um mês gravando em Goiás, a equipe embarcou para dez dias de gravação em Viena, Áustria. Cerca de 40 pessoas sob comando do diretor de núcleo Jayme Monjardim e do diretor-geral Leonardo Nogueira, partiram para a capital austríaca. Além da equipe, os atores Gabriel Braga Nunes, Helena Ranaldi, Bruna Marquezine, Bruno Gissoni, Erika Januza, Sacha Bali e Roberta Almeida também seguiram para lá.

*Entre os cenários escolhidos estão a Catedral de San Esteban, o Museu de Arte Moderna, o Parlamento, o Palácio De Schonbrunn, o Mercado Municipal, o HundertwasserHaus, o Jardim de Stadtpark, o Museu do Freud e o Parque Prater, além das ruas da cidade e outros quinze pontos turísticos.

*Jayme e sua equipe optaram por utilizar alguns atores austríacos e aproximadamente 200 figurantes para as cenas. A figurinista Marília Carneiro preparou quase meia tonelada de roupas divididas em quinze grandes malas e despachou para a Áustria. A novidade ficou por conta da utilização de uma câmera especial, que trouxe uma maior agilidade.

*A equipe optou por uma textura diferente, mais granulada e com uma cor desenhada para valorizar a luz e as características da cidade, para marcar um contraste entre Viena e o Rio de Janeiro.

*Viena com seus locais históricos são o pano de fundo para o começo da 3ª fase da trama das nove. Lá, Laerte (Gabriel Braga Nunes), talentoso flautista clássico, verá pela primeira vez a jovem Luiza (Bruna Marquezine), a imagem e semelhança de Helena (Julia Lemmertz), quando jovem. A partir desse encontro é que se desenrolará nos dias atuais a crônica da vida real escrita por Manoel Carlos.

*Para compor o antiquário na casa de Helena, a equipe de produção de arte foi a 10 leilões ou mais para saber exatamente o que as pessoas fazem e como se comportam.

*Na cidade cenográfica, a equipe fez um círculo. Um trecho é o Leblon, outro Ipanema e outro é Copacabana. Interligados, mas com arquiteturas diferenciadas. Tudo para criar mais possibilidade para expandir o universo dos personagens.

*Atores de teatro, desconhecidos da TV, estão nos 10 primeiros capítulos, na linha de frente de todas as cenas.

Notícias Relacionadas