Notícias às 20:41

Saiba tudo sobre a novela Liberdade, Liberdade, da Globo

Cenografia e produção de arte

Para reconstruir o Brasil de 1792 e 1808, anos em que se desenrola a trama de Liberdade, Liberdade, as equipes de cenografia e produção de arte tiveram de embarcar em uma viagem por meio de livros, pinturas e filmes rumo aos tempos da colônia. Uma época na qual a sociedade vivia sem saneamento básico, com esgoto a céu aberto, hábitos higiênicos precários, pouco acesso às riquezas naturais da terra e pagamento de impostos exorbitantes. Um período no qual os negros eram tratados como propriedade e os brancos buscavam status, tentando se igualar aos europeus, adotando seus valores e hábitos.

"Ninguém sabe exatamente como era a vida privada no século XVIII no Brasil. Existem textos, algumas ilustrações, mas a história é contada por pessoas que normalmente têm interesses, que a editam ou estilizam. Portanto, nos baseamos na história, mas também damos a nossa opinião sobre ela, figuramos como essas pessoas viviam", explica o diretor artístico Vinícius Coimbra.

A partir dessa pesquisa sobre o universo do Brasil Colônia, as equipes se reuniram para costurar os elementos que, juntos, dão cor e forma à novela em um trabalho minucioso, detalhado e repleto de recursos modernos.
 

Para reconstruir Vila Rica, onde se passam os principais acontecimentos, nos Estúdios Globo, as equipes de cenografia – assinada pelo diretor de arte Mário Monteiro e pelos cenógrafos Paulo Renato, Márcia Inoue e Kaka Monteiro – e produção de arte – a cargo de Marco Cortez – precisou resgatar a arquitetura mineira em cerca de 30 prédios que compõe o espaço de quatro mil metros quadrados. Paredes com acabamento primário, tons terrosos em todas as suas variações, madeira de demolição, telhas de cerâmica, esteiras de forração de teto feitas de palha de taquara e reproduções de pedra pé de moleque são algumas das características que remetem à época. Tudo para dar mais veracidade ao local e ao período: um Brasil sem indústrias, com pouco investimento de Portugal e depredado em seus recursos naturais mais valiosos.

O mesmo cuidado foi aplicado na chácara de Raposo, personagem vivido por Dalton Vigh, construída fora da cidade cenográfica em um espaço de 600 metros quadrados, já que o personagem, um nobre minerador, era um dos mais ricos da cidade. A casa principal segue a estrutura tradicional de Minas com cores brancas e detalhes em palha e cerâmica, e a senzala é feita de pau a pique e madeira de demolição.

Para móveis e peças do cenário, a busca em antiquários mineiros e o contato com colecionadores de antiguidades foi essencial. Com isso, a equipe de produção conseguiu garimpar artefatos como cadeiras, camas, carruagens, liteiras, entre outros, para compor o espaço.

Como as peças deste período são raras, nem todos os tipos de móveis foram encontrados, e os profissionais tiveram de reproduzir grandes peças como armários e mesas de acordo com a arquitetura da época. Até os colchões foram desenvolvidos, pois o tamanho e o material das camas eram diferentes dos usados atualmente. Papéis de parede, tecidos, maçanetas e peças aproveitadas do acervo da cenografia passaram por um processo de envelhecimento para reproduzir com mais fidelidade o período histórico.

 

Notícias Relacionadas

Últimas notícias

às

Notícias Relacionadas

Veja também

BBB 24 às 15:33

Saiba como será o modo turbo do BBB 24 com sete eliminações em 18 dias!”

Saiba como será o modo turbo do BBB 24 com sete eliminações em 18 dias!"
Saiba como será o modo turbo do BBB 24 com sete eliminações em 18 dias! – Foto: Divulgação Globo

O Big Brother Brasil 24 entra na fase final prometendo dias de muita loucura! Com a saída de Leidy Elin, o programa entra em uma fase intensa: o Top 10 encara um ritmo acelerado com sete eliminações previstas para os próximos 18 dias. Vamos mergulhar nessa nova dinâmica que promete revolucionar o jogo.

A dinâmica mudou: agora, os paredões acontecem às sextas, com eliminações aos domingos, seguidas de prova do líder e a formação de um novo paredão. E não para por aí: as terças também reservam paredão, prova do líder e mais surpresas.

Integrantes do grupo Fadas pulam pelados na piscina

Domingos e terças: dias de decisão

A novidade é que, além dos domingos, as terças viraram sinônimo de tensão e expectativa. Com duas oportunidades de eliminação por semana, os participantes precisam estar sempre no topo do jogo.

Leidy Elin relembra racismo e se posiciona em tretas com Davi

Contagem regressiva para a final

À medida que a final se aproxima, a casa mais vigiada do Brasil entra em modo turbo. Na semana anterior à grande decisão, além dos já agitados domingos e terças, até a quinta-feira se transforma em palco para eliminação e prova do líder. São dois participantes deixando o reality por semana, esquentando a competição!

Receba as notícias de OFuxico no seu celular

Neste clima de intensa disputa, vale lembrar o caminho percorrido até aqui. Desde o início, o BBB 24 chamou atenção pelo “modo turbo”, com eliminações rápidas e um recorde de participantes. A trajetória de Leidy Elin, com a maior rejeição desta edição, é um dos muitos momentos marcantes que já vivenciamos nesta temporada.

Notícias Relacionadas

Veja também

BBB 24 às 10:42

Ana Paula Renault, expulsa do BBB, avalia bronca de Tadeu em Davi e MC Bin Laden

Ana Paula Renault comenta treta entre Davi e Bin no BBB 24
Ana Paula Renault avalia situação de Davi e Bin no BBB 24 – Foto: Reprodução/ Instagram e TV Globo

A bronca que Tadeu Schmidt deu em Davi MC Bin Laden, o programa ao vivo, na noite de terça-feira, 26 de março, causou reações diversas entre o público, que se dividiu entre apoiar e criticar. Mas, na casa, a reação dos brothers envolvidos na treta do BBB também chamaram atenção. Os dois quase se agrediram numa discussão inflamada, após o mais recente Sincerão.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular

Expulsa por agressão da edição exibida em 2016, Ana Paula Renault avaliou. Ela, que era na época era uma das favoritas ao prêmio, deixou o game após dar tapas no rosto do adversário Renan, durante uma festa.

Ana Paula Renault dá conselhos a outra sister expulsa do BBB

Tadeu Schmidt alertou Davi e Bin sobre os rumos que os ânimos inflamados poderiam ter tomado, chegando à agressão física. Ana Paula comentou: “Reações dos participantes imediatamente o Tadeu dar a bronca! Um nitidamente envergonhado e o outro querendo rir. O resto é com vocês”, disse ela.

A ex-sister ainda compartilhando um corte de vídeo no qual vídeo Bin abaixou a cabeça, enquanto o baiano olhava ao redor.

O que Tadeu Schmidt falou

Em sua primeira aparição para os participantes do BBB 24, o apresentador relembrou que eles já estão confinados há 79 dias.

Confira a primeira entrevista de Leidy Elin após a eliminação

“E aí alguém resolve jogar tudo isso no lixo em cinco minutos de descontrole. O BBB é uma arena para embates verbais. Podem brigar com palavras. Agressão física é absolutamente inaceitável. Por que agir desse modo em que tudo leva a crer que você vai sair no tapa com o adversário?”, enfatizou Tadeu, primeiramente.

Que coisa lamentável! A casa inteira desesperada tentando impedir que duas pessoas briguem”

Em seguida, o apresentador ressaltou que o reality nuca teve tamanha treta: “Em 24 edições de BBB, nenhum competidor jamais chegou às vias de fato com o adversário. Davi e Bin, já é segunda vez que vocês partem para esse cara a cara raivoso”.

Ele, então, questionou os dois: “Vocês não perceberam o quanto isso é perigoso? Onde vocês queriam chegar? Mais preocupante do que o aconteceu é o que pode vir a acontecer”, complementou o apresentador, por fim.

https://twitter.com/CentralRedeBBB/status/1772800621953126653

Notícias Relacionadas

Veja também

BBB 24 às 12:09

BBB 24: Arthur Aguiar, campeão do BBB 22, diz que Davi ‘não é jogador’

Arthur Aguiar no Mesacast e Davi no BBB 24
Arthur Aguiar no Mesacast e Davi no BBB 24 – Foto: Reprodução

Arthur Aguiar foi o convidado do Mesacast BBB da última segunda-feira, 25 de março, e, antes mesmo de toda a confusão entre Davi e MC Bin Laden, o campeão do BBB 22 até chegou a dizer que o baiano merecia ser campeão desta edição, mas não o via como jogador.

BBB 24: Globo adota estratégia para ‘esquecer’ treta de Davi e Bin

“Não acho que tem que ser jogador para ganhar, não tem uma receita. Eu sei que os fãs do Davi não vão gostar do que eu vou falar, mas eu vou falar porque é a minha opinião”, disse.

BBB 24: Madrugada tensa após a maior briga da edição. Resumo!

Arhur, por sua vez, destacou que Davi é o favorito e ainda explicou o motivo de não achar que ele é um jogador.

“Eu acho que ele é o favorito sim, acho que ele foi muito perseguido, acho que jogar roupa na piscina passou do limite. Pegaram muito no pé dele, só fortaleceram ele cada vez mais. Mas eu, Arthur, não acho que ele é um jogador. Jogador, para mim, é um cara que pensa em estratégias, que faz jogadas, ganha provas. Ele não fez nada disso até agora, ele não fez nenhuma jogada para se livrar do paredão, para botar alguém, não ganhou nenhuma prova”, afirmou.

BBB 24: Namorada de Davi se pronuncia após briga dele com Bin Laden

O campeão ainda reforçou que acha que não será o fato de não ser jogador que irá “diminuir” a possível vitória dele.

“Acho que ele merece ganhar? Acho que ele merece ganhar, pela narrativa de toda a dinâmica que o programa se desenvolveu. Acho que merece ganhar, mas não acho que seja um jogador. Isso não diminui a vitória dele, só são coisas que são”, finalizou o artista.

As falas de Arthur Aguiar geraram algumas reações de internautas, que ele mesmo já previa.

“Falou um dos piores ex-bbs da história, ganhou mas não levou, eu nem lembrava desse cara. SÉRIO!”, criticou um internauta.

Papo Reto no BBB 24:  Fernanda e Alane deixam as diferenças de lado

“Como ele vai fazer estratégia se metade do programa estava SOZINHO? O cara atendeu TODOS os Big Fones da edição, não ganhou prova mas bateu na trave 4 vezes”, afirmou outro.

“E qual foi a grande estratégia que Arthur fez? Além de entrar no jogo brifado com o discurso de ‘Homem em transformação’; se aproveitou muito bem das indicações da Jade que o sofá lhe abraçou. Não lembro de nenhuma jogada brilhante”, analisou mais um.

Notícias Relacionadas

Veja também

BBB 24 às 07:38

BBB 24: Madrugada tensa após a maior briga da edição. Resumo!

MC Bin Laden na casa do BBB 24
BBB 24: Madrugada tensa após a maior briga da edição. Resumo! – Foto: Reprodução Globoplay

A madrugada mais tensa da temporada não tinha como ser diferente. Em cada canto do BBB, avaliações, reflexões e o que mais o pensamento pudesse ampliar.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular

Depois que MC Bin Laden e Davi protagonizaram a briga mais braba da história do programa, na noite de segunda-feira, 25 de março, o clima no reality pesou, de fato.

Ao ponto de, já na madrugada desta terça-feira, 26, MC Bin Laden levantar da cama, sair do Quarto Gnomo para usar o banheiro e, instantes depois, se sentar de frente para o botão da desistência. A luz vermelha estava acesa, ou seja, não seria possível, naquele momento, desistir do jogo.

Em silêncio, o funkeiro permaneceu uns minutos encarando o botão, reflexivo. Até que retornou para o quarto.

Amizade do nada no BBB? Não convenceu!

Avaliando e repercutindo a treta, AlaneBeatriz e Davi conversavam no Quarto Fada. A bailarina paraense comentou a aproximação recente de Fernanda que, após a briga, conversou pacificamente com as adversárias, justamente sobre a rivalidade que mantém.

BBB 24: Sincerão tem explosão de fumaça colorida na cara e ofensas

“Fernanda falando comigo normal”, disse AlaneDavi endossou: “Também está falando comigo normal, como se nada tivesse acontecido”. Ele, então, observou que Leidy Elin preferiu não se envolver na briga treta por estar enfrentando seu primeiro Paredão.

Desse modo, Alane comentou a provável mudança no comportamento da confeiteira: “Será que é estratégia de jogo da Fernanda ser legal com a gente?”. Davi afirmou que sim e Beatriz concordou.

“Eu não vou cair nessa não. A gente estava quase caindo. Eu cheguei ontem e falei: ‘A Fernanda está falando muito melhor comigo, olha que pessoa legal’. Mas eu falei que votaria nela de qualquer jeito. Aí, hoje, no cinema, um amorzinho comigo”, destacou a bailarina.

Beatriz expôs seu ponto de vista: “A Fernanda pode estar um pouco exausta do jogo porque está nos ‘finalmente'”. Alane destacou que se trata de estratégia de jogo para sobreviver.

Assim sendo, Davi orientou as aliadas para começar a “cortar” a aproximação da confeiteira: “Quando o grupo dela estava com sete (pessoas), ela passava por mim e nem olhava na minha cara. Ela nem falava com a gente”.

Alane enfatizou que Fernanda segue entre suas opções de voto, e Beatriz questionou: “Será que ela está querendo vir para cá?”. Alane discordou: “Vir pra cá, não. Mas ela está querendo não ser nossa prioridade de voto agora. Ela quer sobreviver no jogo sendo legalzinha. Ela é capaz de se fazer de planta pra permanecer mais tempo aqui”.

Sai o basculho, entra a interclasse no BBB

Em meio ao quiproquó entre Bin e Davi, o funkeiro citou uma palavra que o baiano desconhecia: interclasse. No Quarto Fada, Alane Beatriz explicaram o significado, enquanto Davi afirmava que usou apenas “atitudes do jogo” para criticar os rivais na dinâmica.

Cine Loba: Atualize a lista de filmes citados por Fernanda no BBB 24

“Eu não falei nada que fosse de fora do jogo. Ele chegou para mim, falou uma coisa: ‘Ah, você nunca ganhou nem um…'”, disse, sem completar a frase.

“Ele falou que tu disse que não ganhava interclasse? Imagina que argumento bosta é esse”, comenta Alane.

Beatriz, então, explicou: “Tu comentou isso algum dia, Davi? Interclasse é campeonato de jogo dentro da escola. Interclasse é um campeonato de futebol que tem na escola onde a gente estuda”. Alane complementou: “Jogos no colégio”.

Em seguida, a modelo sugeriu: “Ele falou como se tu tivesse dito que não ganhava nem interclasse e, aqui, tu queria ganhar alguma coisa”, disse Alane.

“Tu já comentou isso de interclasse?”, perguntou BiaDavi negou: “Não sabia nem o que era interclasse quando ele falou. Eu falei: ‘Interclasse? Deve estar falando de provas aqui dentro do Big Brother’. Aí, ele falou de aliados, que eu não ganho nada pra proteger meus aliados”.

Notícias Relacionadas

Últimas notícias

às

Notícias Relacionadas

Veja também