Notícias às 20:41

Saiba tudo sobre a novela Liberdade, Liberdade, da Globo

Cenografia e produção de arte

Para reconstruir o Brasil de 1792 e 1808, anos em que se desenrola a trama de Liberdade, Liberdade, as equipes de cenografia e produção de arte tiveram de embarcar em uma viagem por meio de livros, pinturas e filmes rumo aos tempos da colônia. Uma época na qual a sociedade vivia sem saneamento básico, com esgoto a céu aberto, hábitos higiênicos precários, pouco acesso às riquezas naturais da terra e pagamento de impostos exorbitantes. Um período no qual os negros eram tratados como propriedade e os brancos buscavam status, tentando se igualar aos europeus, adotando seus valores e hábitos.

"Ninguém sabe exatamente como era a vida privada no século XVIII no Brasil. Existem textos, algumas ilustrações, mas a história é contada por pessoas que normalmente têm interesses, que a editam ou estilizam. Portanto, nos baseamos na história, mas também damos a nossa opinião sobre ela, figuramos como essas pessoas viviam", explica o diretor artístico Vinícius Coimbra.

A partir dessa pesquisa sobre o universo do Brasil Colônia, as equipes se reuniram para costurar os elementos que, juntos, dão cor e forma à novela em um trabalho minucioso, detalhado e repleto de recursos modernos.
 

Para reconstruir Vila Rica, onde se passam os principais acontecimentos, nos Estúdios Globo, as equipes de cenografia – assinada pelo diretor de arte Mário Monteiro e pelos cenógrafos Paulo Renato, Márcia Inoue e Kaka Monteiro – e produção de arte – a cargo de Marco Cortez – precisou resgatar a arquitetura mineira em cerca de 30 prédios que compõe o espaço de quatro mil metros quadrados. Paredes com acabamento primário, tons terrosos em todas as suas variações, madeira de demolição, telhas de cerâmica, esteiras de forração de teto feitas de palha de taquara e reproduções de pedra pé de moleque são algumas das características que remetem à época. Tudo para dar mais veracidade ao local e ao período: um Brasil sem indústrias, com pouco investimento de Portugal e depredado em seus recursos naturais mais valiosos.

O mesmo cuidado foi aplicado na chácara de Raposo, personagem vivido por Dalton Vigh, construída fora da cidade cenográfica em um espaço de 600 metros quadrados, já que o personagem, um nobre minerador, era um dos mais ricos da cidade. A casa principal segue a estrutura tradicional de Minas com cores brancas e detalhes em palha e cerâmica, e a senzala é feita de pau a pique e madeira de demolição.

Para móveis e peças do cenário, a busca em antiquários mineiros e o contato com colecionadores de antiguidades foi essencial. Com isso, a equipe de produção conseguiu garimpar artefatos como cadeiras, camas, carruagens, liteiras, entre outros, para compor o espaço.

Como as peças deste período são raras, nem todos os tipos de móveis foram encontrados, e os profissionais tiveram de reproduzir grandes peças como armários e mesas de acordo com a arquitetura da época. Até os colchões foram desenvolvidos, pois o tamanho e o material das camas eram diferentes dos usados atualmente. Papéis de parede, tecidos, maçanetas e peças aproveitadas do acervo da cenografia passaram por um processo de envelhecimento para reproduzir com mais fidelidade o período histórico.

 

Notícias Relacionadas

Últimas notícias

às

Notícias Relacionadas

Veja também

Notícias às 15:08

Juliano Cazarré pede por orações e fala em cirurgia da filha

Juliano Cazarre
Reprodução/Instagram

Juliano Cazarré surgiu nas redes sociais, nesta quinta-feira, 21 de março, para pedir orações pela filha, Maria Guilhermina.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular

Vale lembrar que Maria Guilhermina foi diagnosticada, logo que nasceu, com Anomalia de Ebstein, que é uma má formação na válvula tricúspide, que separa o átrio direito do ventrículo direito.

A doença é rara, ocorrendo em 1 a cada 10 mil nascimentos, e faz com que válvula se localize de maneira baixa, não se fechando corretamente, ocasionando uma insuficiência cardíaca.

Juliano Cazarré mostra filho recém-nascido

Nesta quinta, Cazarré disse que a menina iria passar pela cirurgia e pediu por orações.

“Hoje quem vai acompanhar a Guigui ao hospital para troca da cânula, pela primeira vez, é o papai. Agradeço quem puder fazer uma breve oração por ela e para que tudo seja rápido e tranquilo. Obrigado, amigos”, escreveu o ator.

Enquanto Cazarré acompanhava Maria Guilhermina no hospital, Letícia Cazarré, sua esposa, cuidava do pequeno Estevão, que nasceu em 2 de março. O casal tem seis filhos.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Juliano Cazarré (@cazarre)

Notícias Relacionadas

Últimas notícias

às

Notícias Relacionadas

Veja também

Nascimento às 18:01

Juliano Cazarré e Letícia mostram novas fotos do nascimento de Estêvão

Juliano Cazarré e Letícia mostram fotos do nascimento de Estêvão
Juliano Cazarré e Letícia mostram fotos do nascimento de Estêvão – Foto: Instagram

Uma nova estrela brilha na família Cazarré! Juliano Cazarré e sua esposa, Letícia, deram as boas-vindas ao pequeno Estêvão, marcando a chegada de seu sexto filho com muita alegria.

O casal, que já é pai de Maria Guilhermina, Maria Madalena, Vicente, Gaspar e Inácio, não escondeu o entusiasmo e decidiu compartilhar esse momento especial com seus seguidores nas redes sociais.

Nascimento de Estêvão, filho de Juliano Cazarré e Letícia  – Foto: Instagram
Nascimento de Estêvão, filho de Juliano Cazarré e Letícia – Foto: InstagramNascimento de Estêvão, filho de Juliano Cazarré e Letícia – Foto: Instagram

Primeiros registros de Estevão

No palco digital, Instagram se tornou o cenário para Juliano revelar os primeiros momentos de Estêvão. Nos Stories, ele postou uma sequência encantadora de fotos. Da decoração meticulosa do quarto da maternidade às últimas fotos de Letícia exibindo o barrigão, os seguidores puderam acompanhar a jornada emocionante do casal. As imagens do parto, cheias de emoção, também foram compartilhadas, trazendo os fãs para perto desse instante tão íntimo e especial.

Lembrancinhas de Estêvão, filho de Juliano Cazarré e Letícia – Foto: Instagram
Lembrancinhas de Estêvão, filho de Juliano Cazarré e Letícia – Foto: Instagram

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!

Filhos de Juliano Cazarré e Letícia ao lado do irmão, Estêvão – Foto: Instagram
Filhos de Juliano Cazarré e Letícia ao lado do irmão, Estêvão – Foto: Instagram

Um momento familiar único

Letícia, com o mesmo entusiasmo, mostrou Estêvão em seus braços. Ela compartilhou uma série de fotos segurando o bebê, capturando a pureza e alegria desse novo começo. Mas um dos momentos mais tocantes veio logo depois, quando os irmãos mais velhos encontraram Estêvão pela primeira vez. Essa reunião familiar, cheia de curiosidade e afeto, foi um verdadeiro destaque, mesmo com a ausência de Maria Guilhermina.

Fabiana Justus mostra mêsversário de Luigi, após sua alta hospitalar

Estêvão, filho de Juliano Cazarré e Letícia – Foto: Instagram
Nascimento de Estêvão, filho de Juliano Cazarré e Letícia – Foto: Instagram

Planos para o futuro

O casal, conhecido por sua forte união e amor pela família, já sinalizou o desejo de continuar crescendo a família. Letícia revelou anteriormente o plano de ter mais filhos, indicando que a jornada da família Cazarré está longe de terminar.

Letícia Cazarré antes do parto de Estêvão - Foto: Instagram
Letícia Cazarré antes do parto de Estêvão – Foto: Instagram

Notícias Relacionadas

Veja também

Saúde às 11:11

Leticia Cazarré volta de viagem sem abraçar a caçula. Entenda!

Letícia Cazarré posando com a filha Maria Guilhermina
Foto: Reprodução/Instagram @leticiacazarre

Letícia Cazarré fez uma viagem até o Porto Alegre, mas ao voltar da cidade não pode abraçar a sua filha, a caçula Maria Guilhermina de um ano. Ela acabou tendo que ir até o hospital Moinhos antes de voltar ao Rio de Janeiro, por sentir uma febre e fortes dores no corpo.

Saiba o nome e data de nascimento da sexta filha de Letícia e Juliano Cazarré!

A esposa de Juliano Cazarré, no ar em “Fuzuê”, contou que passou pela emergência, sendo diagnosticada com uma sinusite aguda. Para a revista Quem, ela confirmou a informação e completou:

“Estou com uma sinusite aguda, com muita dor e febre, mesmo depois de já estar medicada. Passei pela emergência do hospital Moinhos, mas precisei de remédios mais fortes para dor”.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular

Depois da adrenalina, ela revelou os cuidados com Maria Guilhermina e disse que na volta para o Rio de Janeiro seguiu com o tratamento, mas sem poder ficar perto da caçula para não a colocar em risco:

“À noite, comecei a melhorar e voltei para o Rio ontem cedo. Agora em casa, com a família, e em repouso. Só não pude beijar e abraçar ainda a Maria Guilhermina. Muito arriscado”.

Relembre a história de superação de Maria Guilhermina!

A pequena tem Anomalia de Ebstein, uma cardiopatia rara e congênita, que foi detectada desde o nascimento de Maria Guilhermina. Essa condição gera uma má formação do coração durante a gestação e atinge um a cada 10 mil bebês nascidos, segundo a Dra. Alessandra Geud. Além disto, Letícia está grávida de seu sexto filho, sendo necessário um repouso com muito mais frequência.

Notícias Relacionadas

Veja também

às

Notícias Relacionadas

Veja também