Notícias

03/04/2014 | 14h14m - Publicado por: O Fuxico | Foto: Divulgação/TV Globo

Saiba tudo sobre a novela Meu Pedacinho de Chão - Quem Dirige

Saiba tudo sobre a novela Meu Pedacinho de Chão - Quem Dirige - Divulgação/TV Globo

Diretor de televisão e cinema, com formação em Letras e Arquitetura, Luiz Fernando Carvalho  fundou uma linguagem própria. Seu longa-metragem de estreia, Lavoura Arcaica,  recebeu mais de cinquenta prêmios nacionais e internacionais. Na televisão, já realizou 25 trabalhos, entre novelas, especiais, minisséries e microsséries.

Saiba tudo sobre a novela Meu Pedacinho de Chão - Quem DirigeFoi diretor-assistente das minisséries O Tempo e O Vento,  Grande Sertão: Veredas e Riacho Doce. Dirigiu também grandes sucessos da TV brasileira como as novelas Renascer, O Rei do Gado e Esperança, escritas por Benedito Ruy Barbosa. Em 2005, criou, escreveu e dirigiu as duas jornadas da microssérie Hoje É Dia de Maria. Inspirada nos contos retirados da oralidade popular brasileira,  a série recebeu vários prêmios internacionais, sendo inclusive finalista do Emmy Awards em duas categoriais. Após ter adaptado diversas obras literárias para a TV, como A Pedra do Reino, de Ariano Suassuna, e Capitu, uma transposição do romance de Machado de Assis, recentemente Luiz Fernando Carvalho dirigiu Alexandre e outros Heróis, adaptação de contos infanto-juvenis de Graciliano Ramos, e idealizou e dirigiu a série, em oito episódios, de Correio Feminino, inspirada nas colunas femininas que Clarice Lispector escreveu para jornais cariocas.

O diretor explica como conceituou a linguagem de Meu Pedacinho de Chão.

“Ao ler o texto do Benedito, percebi o quanto o autor trabalhava com elementos dramáticos muito simples, mas muito míticos também, aproximando os personagens de arquétipos bem definidos. Em uma conversa, Benedito me propôs que o universo que abraça a história fosse atemporal. Quando me disse isso, claro, uma quantidade de impulsos e visões começaram a surgir dentro de mim. O que vem a ser atemporal? Atemporal é um conjunto indefinido de afetos, tempos e espaços, mas que, necessariamente, precisam constituir uma unidade estética. Pensei imediatamente na questão da memória, que é uma das chaves da obra do Benedito, mas pensei sem o compromisso da representação histórica, de datas, pois, se assim fosse, estaríamos realizando simplesmente uma novela de época. Então o atemporal transpassa todos os tempos, ele reúne impressões e formas do passado, do presente e do futuro, da imaginação. O atemporal é fruto da nossa imaginação. Mas, no caso de Meu Pedacinho de Chão, há um ingrediente especial: a infância. Serelepe é como uma testemunha da resistência do lirismo e da memória. Isso implica dizer que a atmosfera é lírica, imaginada pelo olhar lúdico de um menino, com um frescor de luzes e cores, mas, por outro lado, como acontece nos contos de fadas, este menino é um órfão. Este sinal na alma do personagem já nos remete à uma narrativa mais clássica e  comum às novelas. De certo modo, pelo fato de o temperamento de Serelepe ser luminoso como o de um verdadeiro guerreiro, ele escapa ao lugar comum das crianças na dramaturgia contemporânea. Ele é uma faísca inexplicável! Um herói de fábula que contamina todo o microcosmo onde a história se passa. Quando imaginei o vilarejo onde se passa Meu Pedacinho de Chão, pude sentir que tudo ali existe daquela forma, por estar sendo filtrado e constituído pelo olhar da infância de Serelepe. Tudo aquilo seria um grande brinquedo do Serelepe”.

Instagram

Instagram

  • Barraco,  briga e afastamento no #PowerCoupleBrasil  #DiegoGrossi x #AndersonFelicio
  • @thaeme anunciou que está grávida de seu primeiro filho, fruto do casamento com o empresário Fabio Elias. Leia mais em #OFuxico!
  • @alok passou por um belo de um susto, ainda durante o último fim de semana. Tudo porque o avião que transportava o DJ saiu da pista, durante a decolagem, em Juiz de Fora. Confira mais em #OFuxico
  • @diegocgrossi e @francielegrossi foram afastados do @powercouplebrasil, após o rapaz discutir com Anderson, marido de @muniknunes. Saiba mais clicando em #OFuxico!
📷: Divulgação/Record TV
  • Nesta segunda-feira (21), o @kensingtonroyal divulgou novas fotos oficiais do casamento do Príncipe Harry e de Meghan Markle. Confira mais em #OFuxico
  • Morreu, aos 24 anos de idade, a modelo e digital influencer @almeidanara, que lutava contra o câncer. Leia mais em #OFuxico
  • Oficialmente casados! 👰🏻💍❤ Quer saber todos os detalhes do casamento mais esperado do ano? Leia tudo no site OFuxico! (Foto: Reprodução/Instagram/@kensingtonroyal)

OFuxico