Notícias

09/03/2016 | 14h54m - Publicado por: OFuxico | Foto: Divulgação/TV Globo

Saiba tudo sobre a novela Velho Chico, da Globo

A nova novela das 21h

Saiba tudo sobre a novela Velho Chico, da Globo - Divulgação/TV Globo

Perfil dos personagens

Fazenda Grotas

Coronel Jacinto Sá Ribeiro (Tarcísio Meira):Ardiloso e prepotente, homem de negócios, dono de uma vasta extensão de terras à beira do Rio São Francisco. É um dos mais ricos da região e  dos políticos mais influentes. Casado cm Encarnação (Selma Egrei), por conta de um acordo comercial firmado entre as duas famílias, mantém com ela relação de cumplicidade baseada em interesses financeiros e sociais.

Encarnação Sá Ribeiro (Selma Egrei):Casou-se com o Coronel Jacinto em m pingo de amor apenas para cumprir u acordo firmado entre as famílias. Teve dois filhos varões. Quando a vida parecia perfeita, o filho mais velho morre num acidente no Rio São Francisco. Ela, então, entra num luto solitário que nem o filho caçula é capaz de aplacar a dor.

Afrânio Sá Ribeiro (Rodrigo Santoro/ Antônio Fagundes):Sedutor e convincente, único herdeiro do coronel Jacinto e Encarnação. Criado cheio de mimos e cuidados, aos 16 anos – para fugir do controle materno e usando a desculpa de terminar os estudos – se mudou para o Solar dos Sá Ribeiro, em Salvador, onde perdeu-se de amor por Iolanda (Carol Castro/ Cristiane Torloni). A morte do pai o pega de surpresa e Afrânio volta para assumir os negócios. Numa de suas viagens ao sertão, conhece Leonor (Marina Nery) e eles tem Maria Tereza (Isabella Aguiar/ Julia Dallavia/ Camila Pitanga) e Martim (Dai Caetano/ Lee Taylor). Com a morte da mulher, no segundo parto, Afrânio se divide entre a fazenda e Salvador, onde reencontra Iolanda.

Leonor Vilela (Marina Nery):Filha caçula de um criador de cabras do sertão, foi criada para  serviço de casa. Se Afrânio não tivesse cruzado seu caminho, Leonor teria o mesmo destino de sua mãe. Louco de desejo por ela, ele fez com que seu sonho de amor parecesse verdade. Até o dia em que a filha, Maria Tereza, nasceu. Prematura, quase mata a mãe. Numa tentativa desesperada de não perder o marido, Leonor ignora os conselhos do médico e engravidou novamente, dando a luz a Martim. Mesmo cercada de cuidados, ela morre pouco após o nascimento do menino.

Maria Tereza Sá Ribeiro (Isabella Aguiar/ Julia Dalavia/ Camila Pitanga):Filha do Coronel Afrânio e Leonor, mulher de Carlos Eduardo (Rafael Vitti/ Marcelo Serrado), ela tem um filho único, Miguel (Gabriel Leone), fruto de sua história de amor com Santo (Rogerinho costa/ Renato Góes/ Domingos Montagner), filho de um desafeto de seu pai. Maria Tereza comanda a empresa da família Sá Barreto e volta à Grotas quando descobre que o filho se apaixona por Olivia (Giulia Buscacio), filha de Santo e Luzia (Carla Fabiana/ Larissa Góes/ Lucy Alves). A situação leva Maria Tereza de volta ao sertão, disposta a revelar a Santo e ao filho toda a verdade.

Martim Sá Ribeiro (Davi Caetano/ Lee Taylor): Filho do coronel Afrânio e Leonor, irmão de Maria Tereza. Nasceu marcado pela morte da mãe. Inquieto, formou-se em jornalismo e saiu pelo mundo para fotografar santuários ecológicos. Assim passou 15 anos até retornar à casa paterna, com a ideia de correr o São Francisco. Numa dessas incursões, ele conhece Beatriz (Dira Paes), professora da escoa rural da região.

Carlos Eduardo (Rafael Vitti/ Marcelo Serrado): Marido de Maria Tereza, deve a carreira política e a fortuna ao sogro, coronel Afrânio. Seria u casamento de conveniências se Carlos Eduardo não tivesse se apaixonado por ela. O filho de Maria Tereza nasce e Carlos Eduardo o registra como seu, tocando o casamento e a vida adiante.

Miguel Sá Ribeiro (Gabriel Leone):Filho único de Maria Tereza e Carlos Eduardo, único neto do coronel Afrânio. É o herdeiro de uma grande fortuna em dinheiro e terras, mas não dá importância a isso. Apaixonado pela terra, Miguel cresceu longe da fazenda e de seu pai biológico, Santo, que até os 20 anos de idade, não sabia existir. Estudou agronomia. Conheceu e se apaixonou por Olívia (Giullia Buscacio), sem nunca desconfiar que ela seria sua meia-irmã, filha de Santo.

Doninha (Barbara Reis/ Suely Bispo):Trazida para a fazenda ainda moleca, tinha traços fortes de índia e os rapazes brigavam por ela. Um deles Clemente (Júlio Machado), capataz do coronel Afrânio casou-se com ela. Tivera Cícero (Lucca Fontoura/ Pablo Morais/ Marcos Palmeira), que ela criou misturado com os filhos do patrão. Tudo perfeito se seu filho não se apaixonasse pela filha do coronel.

Clemente (Júlio Machado):Jagunço, criado para tal desde menino, era fiel, valente e destemido.

Cícero (Lucca Fontoura/ Pablo Morais/ Marcos Palmeira):Filho de Doninha e Clemente, foi companheiro de aventuras de Maria Tereza e passou a olhá-la com ouros olhos. Ela nunca se deu cota disso e Cícero guardou o sentimento. O ciúme deu as caras quando ela confessou estar apaixonada por Santo. Cícero tornou-se bruto e nunca mais amou ninguém. Com a morte do pai, assumiu seu lugar ao lado do coronel.

Iolanda (Caro Castro/ Cristiane Torloni): Cantora de um bar e Salvador e grande amor de Afrânio. Mulher sem amarras e à frente do seu tempo. É impedida de viver o romance depois que Afrânio rebe a notícia da morte do pai e viaja para assumir o legado do coronel.

Fazenda Piatã

Capitão Ernesto Rosa (Rodrigo Lombardi):Capitão de patente, sujeito de conduta honrosa e impecável. Sua honra e sua moral ilibadas fizeram dele o principal inimigo da família Sá Ribeiro na disputa política da região. É ele que dá voz Às queixas e mazelas do povo. Morre e deixa a herança para a mulher, Eulália (Fabíula Nascimento) e a filha adotiva Luzia (Carla Fabiana/ Larissa Góes/ Lucy Alves), a fazenda Piatã, motivo da disputa acirrada entre sua família e a do coronel.

Eulália (Fabíula Nascimento):Mulher de bom coração. Sem filhos biológicos, adotou Luiza (Carla Fabiana/ Larissa Góes/ Lucy Alves) com o marido. Depois que Ernesto Rosa morre, Eulália assume a fazenda ao lado de Belmiro dos Anjos (Chico Diaz), lutando para mantê-la, fugindo da ganância do coronel Afrânio, Logo depois da morte de Belmiro, para evitar que o coronel lhe desse algum golpe, divide as terras entre os herdeiros de Belmiro, Bento (Vitor Aleixo/ Diyo Coelho/ Irandhir Santos) e Santo e sua filha Luiza.

Belmiro dos Anjos (Chico Diaz):  Nasceu numa fazenda de gado no agreste, numa casa de vaqueiros. Criado na lida, cresceu com o sonho de ter seu pedaço de terra. Conheceu Piedade (Cyria Coentro) e casou, tornando-se dono de um bocadinho de terra que o pai da mulher deixou de herança. Ali seu sonho começou a tomar forma, trabalhando sem descanso e transformando tudo o que ganhava em cabeça de boi. Mas a seca assolou o sertão no mesmo ano em que seu primogênito, Santo (Rogerinho Costa/ Renato Góes/ Domingos Montagner), nasceu.

Piedade dos Anjos (Cyria Coentro/ Zezita Matos):Mulher de fibra, casada com Belmiro. Venceu a seca e conseguiu chegar a Grotas com seu filho, Santo (Rogerinho Costa/ Renato Góes/ Domingos Montagner) nos braços. Juntos Às aguas do Rio São Francisco, ela teve o segundo filho, Bento (Vitor Aleixo/ Diyo coelho/ Irandhir Santos), criado ao lado da irmã e de Luzia, filha adotiva do Capitão Rosa. Viviam felizes até que o marido, Belmiro, é assassinado.

Santo dos Anjos (Rogerinho costa/ Renato Góes/ Domingos Montagner): Nasceu no sertão, filho de Belmiro e Piedade. Tornou-se o grande amor de Maria Tereza, ignorando a rivalidade entre as duas famílias. Com ela teve Miguel, mas só descobre ais de 20 anos depois.

Bento dos Anjos (Vitor Aleixo/ Diyo Coelho/ Irandhir Santos):Nasceu na fazenda de Eulália, à beira do Rio São Francisco, seis anos após o nascimento de Santo. Era calmo e tranquilo, ao ponto de ninguém cogitar que ele fosse o autor do disparo que quase vitimou o coronel Afrânio, mandante da morte de seu pai. Seguiu para Recife para estudar Agronomia e lá entrou em contato com a política. Volta a Grotas e torna-se vereador. Disputa o amor da professora Beatriz com Martim.

Luzia (Carla Fabiana/ Larissa Góes/ Lucy Alves):Filha adotiva do Capitão Ernesto Rosa e Eulália, foi encontrada no meio de uma plantação de algodão. Santo gostava de Luzia como irmã. Bento gostava de Luzia como mulher. Faceira, passou a adolescência seduzindo Santo de todas as maneiras, fazendo Bento de confessor. Acabou casando com Santo, mas jamais conquistou seu amor. Tiveram duas filhas.

Olívia (Giulia Buscacio): Filha de Santo e Luzia, estudou Agronomia e, levada pelo sonho de transformar  a fazenda numa área de cultivo orgânico, conheceu Miguel. Desde o primeiro instante, se impressionou com ele. Descobriu que Miguel era neto do coronel Afrânio, seu vizinho de porteira. Sem dar bola para a rivalidade entre as famílias convidou-o para conhecer a fazenda e o pai. A descoberta de que Miguel é seu irmão, a deixa sem chão.

Isabel (Ana Raysa): Filha de Luzia e Santo, irmã de Olívia.

Lucas (Lucas Veloso):Amigo de Olívia, apaixona-se por ela.

Cidade e Grotas

Padre Romão (Umberto Magnani):Ao chegar em Grotas, caiu nas graças de Encarnação. Ele virou o fantoche que ela manipularia a seu gosto. O padre passou a vida evitando que a vontade dela vencesse seu ideais. Era grande amigo do Capitão Rosa.       

Beatriz (Dira Paes):Filha dos lavradores que serviam o Coronel Afrânio na época da colheita, é a caçula de uma penca de filhos. Ganhou livros, cadernos e foi pra escola atrás de outro destino. Fica dividida entre os amores de Bento e Martim.

Ceci (Luci Pereira):Descendente de uma tribo de índios na região do Rio São Francisco. Mãe de Beatriz e outros três filhos. No distrito de Gameleira, onde a velha índia vive, não há quem não abuse de seus saberes, quem não conheça poder do seu chá.

Zé Pirangueiro (José Dumont):Pescador, casado com Josefa (Marcélia Cartaxo), pai de três crianças tem visto o Velho Chico morrer. Grande líder na comunidade de pescadores da Gameleira, ele é o braço forte daquela gente. Está desiludido, certo de que sua luta é infeliz e inglória.  

Josefa (Marcélia Cartaxo):Lavadeira ribeirinha, mãe de três filhos e companheira de Zé Pirangueiro, não perde as esperanças. Entoa lindas cantigas enquanto lava roupas no rio.

Instagram

Instagram

  • @riccoadriano marido da apresentadora @eliana é o diretor geral do Tá Brincando 📽@flaviacirino
  • Estreia dia 05 de janeiro, nas tardes da Globo, o #TáBrincando, programa de @otacosta no qual o time master desafia a nova geração em provas diversas. 📽@flaviacirino
  • #AFazenda: João Zoli, Léo Stronda e Rafael Ilha estão na Roça. Quem será que vai vencer a Prova do Fazendeiro?
Foto: Divulgação/Record TV
  • @viegasoficial tem novidade e contou tudo ao #OFuxico!!!
  • Quando o assunto é dieta, a mãe da cantora @simoneses manda seu recado. Vem ver em OFuxico!
  • É lacre que fala? @araujovivianne se esbaldou em mais uma noite de samba no @salgueirooriginal
  • Thaeme, da dupla com Thiago, anunciou que está grávida!!! Saiba tudo no OFuxico!! 📸: Reprodução/Instagram

OFuxico