Notícias

18/08/2011 | 13h10m - Publicado por: O Fuxico | Foto: Divulgação/TV Globo

Saiba tudo sobre Fina Estampa, da Globo - Cenografia

A nova novela das 21hs

Saiba tudo sobre Fina Estampa, da Globo - Cenografia - Divulgação/TV Globo

O diretor de arte Mário Monteiro e o cenógrafo Maurício Rohlfs construíram 6.500 metros quadrados de puro realismo em plena Central Globo de Produção. A reprodução de um quarteirão e meio da Rua Olegário Maciel, a mais movimentada do Jardim Oceânico, seguiu à risca a arquitetura e a urbanização do lugar.

Saiba tudo sobre Fina Estampa, da Globo - CenografiaMas a preocupação maior era fazer com que o telespectador reconhecesse de imediato que estava na Barra da Tijuca. O elemento chave para identificar o bairro, apesar da arquitetura curiosa, é a Igreja São Francisco de Paula.

A equipe de quatro cenógrafos e  12 assistentes levantou ainda 2 mil metros quadrados para o Recanto da Zambeze. A comunidade hippie, além de ter espaço para meditação e uma extensa horta orgânica, é separada por um rio da Favela da Muzema, que inclui mais 3 mil metros quadrados de construção.

A área da favela abriga uma escola de samba e um grande camelódromo, com mais de 70 barraquinhas dos mais variados produtos. A cidade cenográfica da Muzema abriga uma parte comercial e outra residencial, onde moram os personagens Celeste (Dira Paes), Baltazar (Alexandre Nero) e Crô (Marcelo Serrado).

A construção das três cidades cenográficas começou em maio, depois de quatro meses de planejamento e pesquisas. Para as demais locações, a equipe de cenografia buscou, na Barra da Tijuca, edifícios e casas que pudessem ser transformados.

No Quebra-Mar, por exemplo, nenhum outro lugar poderia ter sido mais adequado para a casa da protagonista Griselda (Lília Cabral) do que um imóvel à beira do Canal de Marapendi. A transformação começou pelo terraço, que foi fechado para simular dois quartos superiores, e uma varanda ganhou paredes para virar a sala da personagem. No pequeno espaço externo, estará a área de serviço com o material de sua profissão.

Já a vilã de Fina Estampa, que virá de família rica e tradicional, vive em uma casa refinada e discreta. Com muito preto e branco, uma tendência em decoração, sua residência mostrará um correto equilíbrio.

Para a residência de Esther (Julia Lemmertz) e Paulo (Dan Stulbach), o cenógrafo Maurício Rohlfs preferiu integrar os ambientes e criar um loft para dar a ideia de extensão do escritório. Despojado, o espaço ganhou cores mais neutras como o preto, o branco e o pistache. “Ali, percebe-se que não houve economia com a decoração e a arquitetura. Isso ajuda a imprimir o perfil do casal de personagens”, explica Maurício.

Na sede da grife Fio Carioca, telhado de sapê e muitos elementos naturais se misturam a vidros e a algumas interferências modernas para mostrar a preocupação dos seus donos com o meio ambiente.
 

Instagram

Instagram

  • @RenatoAragão fala da emoção de estar mais uma vez no #CriançaEsperanca, uma ideia que ele teve há mais de três décadas
  • @RenatoAragão fala da emoção de estar mais uma vez no #CriançaEsperanca, uma ideia que ele teve há mais de três décadas
  • Olha só o recadinho que a dupla #Sandro&Gustavo mandou para os leitores de OFuxico!
  • @projota fez questão de convidar os seguidores de #OFuxico para conferir sua mais nova música de trabalho, Sr. Presidente, que já conta até com videoclipe. Confira mais!
  • Confira suposta lista de participantes de #AFazenda! Quem você gostaria que estivesse na nova edição do programa?
📷: Divulgação/Record TV
  • @anamaria16 ensina aos repórteres e aos participantes do Superchef Celebridades a fazer a melhor coxinha do Brasil 📽 @flaviacirino
  • @robertoljustus e @ticipinheiro comemoraram os oito aninhos de #RafinhaJustus, neste sábado
Foto: Manuela Scarpa/Brazil News

OFuxico