Notícias

18/08/2011 | 12h58m - Publicado por: O Fuxico | Foto: Divulgação/TV Globo

Saiba tudo sobre Fina Estampa, da Globo - Figurino

A nova novela das 21hs

Saiba tudo sobre Fina Estampa, da Globo - Figurino - Divulgação/TV Globo

A ideia da equipe ao compor o figurino da novela foi a de transmitir, através das roupas, a sensação de luz, do nascer do sol, da praia e do olhar que o estrangeiro tem do Rio de Janeiro.

Esther (Julia Lemmertz) e Paulo (Dan Stulbach) formam um casal  moderno, despojado e, em seu figurino, é possível detectar elementos do verão carioca: o vento, em sedas e malhas leves; o sol, em brilhos e tons de amarelo, laranja e marrom; o mar, nos diversos tons de azul e nas estampas que mudam de textura e cor dentro d’água.

Os núcleos do Quiosque do Álvaro e do Recanto da Zambeze também receberam esse cuidado. Para Zambeze (Totia Meirelles), a equipe criou uma peça de desenho exclusivo: um grande lenço que pode se transformar em diversos modelos de roupa - um vestido, uma saia, uma blusa, uma canga e mais 116 variações definidas pelas diferentes maneiras de amarrar o tecido.

Apesar de vilã, Beth e Renaldo enxergaram em Tereza Cristina (Christiane Torloni) uma mulher esplendorosa. É um outro tipo de sofisticação, muito bem marcado com pedras preciosas, ouro e acessórios que remetem ao mar. A personagem, bastante feminina, aparecerá essencialmente com vestidos longos, saias retas e blusas com bordados e rendas, que evidenciem seu colo. Da Itália, chegaram tecidos leves para a fabricação de peças exclusivas para demarcar o gosto de Tereza Cristina por moda.

O figurino dos personagens mais jovens, como Amália (Sophie Charlotte), foi inspirado na tendência atual de comprometimento social e ambiental. As peças foram criadas com algodão colorido, vindo da Paraíba, feitas artesanalmente. Ervas, plantas e perfumes, que já fazem parte do trabalho de Amália, compõem também seu figurino para destacar seu perfil “eco”.

As it-girls Vanessa (Milena Toscano) e Patrícia (Adriana Birolli) reforçam a presença da moda na novela e o ar cosmopolita ao Rio de Janeiro. Ambas usarão saias curtas, sobreposições com lingerie e estampas coloridas.

Para Griselda (Lília Cabral)Para Griselda (Lília Cabral), não havia mistério. A imagem da faz-tudo com sua caixa de ferramentas já havia sido muito bem descrita pelo autor Aguinaldo Silva. Beth e Renaldo só fizeram questão de imprimir na personagem a questão da verdade. Por isso, seu figurino é simples: um macacão de trabalho e um boné de tons neutros da rua e do asfalto.

Para a produção das peças de praia, a equipe contou com a ajuda de Lenny Niemeyer, conceituada estilista, famosa por seus modelos sofisticados de maiô. A consulta rendeu ideias de modelagem que estão sendo produzidas no ateliê da equipe, na Central Globo de Produção. Também no ateliê são fabricadas as peças do desfile da grife de Esther (Julia Lemmertz) e Paulo (Dan Stulbach).

Mas foi com tecnologia que a equipe de figurino de Fina Estampa elaborou algo completamente inédito em telenovelas brasileiras. A partir de ideias e criações próprias, serão lançadas estampas em 3D que lembram o movimento da água e das ondas. Um óculos tridimensional completa a peça, mas a olho nu também é possível sentir o doce balanço do mar no tecido.

Todos os tons da maquiagem variam entre amarelo claro, laranja, vermelho, bronze, e marrom, inclusive nos batons, confirmando a tendência da alta estação do ano. As variações de azul escuro e preto se limitam às sombras, que ainda ganham brilho, prata e dourado para representar a noite do Rio de Janeiro. O rosa claro e rosa pink estarão na peles das it girls Patrícia (Adriana Birolli) e Vanessa (Milena Toscano), que ainda lançará o rímel colorido, em tons de roxo, verde e azul.

O grande desafio da equipe foi realizar a caracterização de Griselda, mulher prática e sem vaidades. Desenvolveu-se ma maquiagem que dá o efeito de pele completamente natural. Lília Cabral ainda deixou crescer um buço, que é levemente pintado nas laterais a cada gravação.

Para a vilã Tereza Cristina, a ideia principal foi alongar o cabelo de Christiane Torloni com um megahair em tom castanho claro para que a atriz pudesse usá-lo em cena, em seus gestos. A personagem Luana, interpretada por Joana Lerner, também pedia cabelos bem diferentes. Disfarçada pela longa franja da atriz, uma meia peruca de dread locks foi a solução encontrada pela equipe para não perder tanto tempo na caracterização do personagem.

Instagram

Instagram

  • #AFazenda10, da Record Tv: ‘Me sinto Jesus Cristo, crucificada e perseguida’, desabafa Nadja Pessoa em conversa com Evandro Santo. Saiba mais em OFuxico! (Foto: Reprodução/ Record Tv)
  • Em #AFazenda10 da Record TV: Evandro Santo contou para Fernanda Lacerda que, após briga feia com Gabi Prado, Rafael Ilha queria desistir do reality e bater o sino. Saiba tudo em OFuxico!
(Foto: Reprodução/Record TV)
  • O namoro de @arianagrande e Pete Davidson chegou ao fim, segundo informações do site TMZ. Leia mais em #OFuxico!
📷: Reprodução/Instagram
  • Príncipe Harry e Meghan Markle estão esperando o primeiro filho, conforme foi anunciado, por meio de comunicado oficial. Leia a matéria completa em #OFuxico!
📷: Reprodução/Instagram
  • Quem aqui assistiu? #LuaBlanco levou nota 0 do público, após erro técnico no #PopStar, da #TV Globo. Imediamente, o assunto virou meme na internet. 
Saiba tudo no #OFuxico
Foto: Divulgação/TV Globo
  • Em #AFazenda: E parece que a paz está bem longe da sede. Nesta madrugada, Nadja e Gabi Prado tiveram uma briga feia.  Saiba tudo no #OFuxico
Foto: Divulgação/Record TV
  • @anitta comandou show das Poderosinhas em SP e levantou uma multidão com seus hits.
Manuela Scarpa/Brazil News

OFuxico