Notícias às 13:43

Saiba tudo sobre Gabriela, a novela da Globo – Cenografia e produção de arte

Divulgação/TV Globo

As primeiras cenas foram gravadas na Serra das Confusões, dentro do Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí. 

“Nas pesquisas de locação me deparei com a Serra das Confusões. Ambiente rochoso com horizonte quase infinito. Lugar ainda pouco conhecido e de beleza deslumbrante. Não tive dúvidas que começaríamos por ali”, conta Mauro Mendonça Filho, diretor-geral da obra. 

Ao todo foram 16 dias de gravações pelo nordeste brasileiro com mais de 200 profissionais envolvidos e quatro caminhões transportando equipamentos, figurino, cenografia e produção de arte.

Depois do Piauí, a primeira parada foi na Bahia. Elenco e equipe chegaram, então, no Junco do Salitre, sertão de Juazeiro. Foi lá, no meio da caatinga nordestina, que foram gravadas as cenas nas quais Gabriela se despede de sua casa e foge com seu Tio Silva (Everaldo Pontes) da seca que assolava o lugar. Na busca por uma vida menos sofrida na famosa Ilhéus, Gabriela e seu tio esbarram com outros retirantes, Clemente (Daniel Ribeiro) e Negro Fagundes (Jhe Oliveira). A terra árida, o ar sem umidade, a natureza retorcida, o chão vermelho, compõem o cenário desta árdua travessia.

Nas outras cenas gravadas, Gabriela e seus camaradas chegam ao seu objetivo final. É a vez de uma nova locação: “O centro histórico de Canavieiras, na Bahia, preserva a arquitetura típica local do início do Século XX. É o cenário perfeito para representar a Ilhéus dos anos 20, uma cidade em pleno crescimento”, explica Mauro.

Lá foi gravado o encontro de Nacib e Gabriela. A cena contou com 150 figurantes locais, caracterizados pela equipe de Labibe Simão, figurinista, e Juliana Mendonça, supervisora de caracterização. Através de pesquisas iconográficas, literatura e referências históricas, a direção de Arte, liderada por Mario Monteiro, preparou Canavieiras – por meio da cenografia e da produção de Arte, assinadas respectivamente por Marcelo Carneiro e Silvana Estrela – para viver o porto e o mercado de Ilhéus do começo do Século XX. 

Outra cena gravada em Canavieiras foi a chegada pelo mar de Mundinho Falcão, com Príncipe Sandra (Emilio Orciollo Netto) e Anabela (Bruna Linzmeyer), até o porto. Em terra eram esperados por Douglas (Jackson Costa) e Dr. Pelópidas (Ilya São Paulo).

As fazendas de cacau, ainda existentes na cidade de Ilhéus, serviram de paisagem para as cenas com o Coronel Melk Tavares (Chico Diaz), Negro Fagundes, Clemente, Coronel Altino (Nelson Xavier) e Mundinho Falcão.

Agora as gravações da novela estão concentradas no Rio de Janeiro, nos estúdios do Projac.

Notícias Relacionadas