Notícias às 13:51

Saiba tudo sobre Gabriela, a novela da Globo – Curiosidades

Divulgação/TV Globo

*O remake tem mais de 200 personagens

*A discussão de costumes é o que se destaca na trama.

*Roberto Talma, diretor do remake, elege a sequência mais bonita a cena que existe é a morte de Ramiro Bastos. “Na primeira versão, a gente tentou passar o desespero das pessoas, ele era amado como Getúlio Vargas foi”.

*Foi Mauro Mendonça Filho quem sugeriu Juliana Paes para o papel de Gabriela e, imediatamente, Roberto Talma concordou. “Ela tem cara de
brasileira, é naturalmente sensual, é espontânea” diz Maurinho.

*Além de referências do próprio Jorge Amado, o diretor geral Mauro Mendonça Filho leu outros quatro livros do autor: Seara Vermelha, Terras do sem fim, Cacau e São Jorge dos Ilhéus.

*Na primeira versão, em 1975, Ary Fontoura viveu o mesmo personagem que interpreta agora. 

*Nos bastidores, embora ninguém fale abertamente, causou ciumeira no elenco o privilégio de Ivete Sangalo, com camarim exclusivo e com seguranças na porta…

*Bruno Gagliasso seria o Dr. Osmundo, mas desistiu em cima do laço, sendo substituído por Erik Marmo.

*11 atores baianos atuam no remake. São eles Harildo Déda, Emanuelle Araújo, Heloisa Jorge, Aicha Marques, Jackson Costa, Frank Menezes, Carlos Betão, Bertrand Duarte, Everton Machado, Carla Paixão, Fernando Santana, Telma Souza e Rejane Maia. Eles permanecem no Rio de Janeiro até o fim das gravações no Projac, onde está montada uma cidade fictícia inspirada em Ilhéus.

*Gabriela foi produzida originalmente pela Rede Globo em 1975 e foi ao ar de 14 de abril a 24 de outubro daquele ano, às 22 horas. Escrita por Walter George Durst, a trama foi adaptada do romance “Gabriela, Cravo e Canela”, de Jorge Amado, dirigida por Walter Avancini e Gonzaga Blota, com 132 capítulos e abordava a seca nordestina e a pacata cidade litorânea de Ilhéus da década de 1920.

*Foram mais de 200 profissionais, quatro caminhões para transportar equipamentos, figurino, cenografia e produção de arte. As gravações passaram por Piauí e Bahia.

*No dia da estreia nacional do remake Gabriela, às 23h do dia 19 de junho, serão instalados dois grandes telões na praça Dom Eduardo, em frente à Catedral de São Sebastião, em Ilhéus. 

Notícias Relacionadas