Notícias

07/07/2011 | 13h15m - Publicado por: Flávia Almeida | Foto: Divulgação/TV Globo

Saiba tudo sobre O Astro, da Globo - Quem Dirige

Saiba tudo sobre O Astro, da Globo - Quem Dirige - Divulgação/TV Globo

Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro assinam a releitura de O Astro. Trabalharam juntos em JK, minissérie de Maria Adelaide Amaral, e, a convite de Roberto Talma, formaram a dupla que mergulha na obra de Janete Clair com o desafio de recriar personagens contemporâneos mantendo os ícones usados pela autora na obra original.

Formado em Direito, com pós-graduação em Genebra, Alcides Nogueira sonhava em ser diplomata, mas em 1970, começou a trabalhar na Editora Abril, onde conheceu escritores como Maria Adelaide Amaral, Walther Negrão e Ignácio de Loyola Brandão. Depois de um tempo atuando como crítico teatral, começou a produzir seus próprios textos. Em 1981, estreou Lua de Cetim, peça pela qual recebeu o Prêmio Molière. O segundo Molière veio logo em seguida, em 1982, quando o escritor adaptou para o teatro o romance Feliz Ano Velho, de Marcelo Rubens Paiva. O reconhecimento como dramaturgo fez com que o diretor Paulo Ubiratan o convidasse para integrar a equipe de redatores de teledramaturgia da Globo. Seu primeiro trabalho foi no programa Caso Verdade, ainda em 1982. Desde então, Alcides esteve presente em telenovelas como O Salvador da Pátria, Rainha da Sucata, Pátria Minha, A Próxima Vítima, Torre de Babel, Força de um Desejo, O Amor Está no Ar, Ciranda de Pedra e JK.

Poeta, letrista, roteirista de televisão, teatro e cinema, Geraldo Carneiro desde a infância conviveu com escritores e músicos que frequentavam sua casa, entre eles, Paulo Mendes Campos, Jacob do Bandolim e Tom Jobim. Desde os 16 anos, assinou letras de músicas que viriam a fazer sucesso nas vozes de Ney Matogrosso, Gal Costa e Vinicius de Moraes. Em 1970, iniciou uma parceria que se estenderia por 12 anos com o músico Egberto Gismonti. Foi parceiro também de Astor Piazolla, Wagner Tiso e Francis Hime. Publicou dez livros de poesia, entre os quais Piquenique em Xanadu, em 1988, prêmio Lei Sarney de melhor livro do ano. Na televisão, Geraldo estreou em 1983, como colaborador de Bráulio Pedroso na minissérie Parabéns pra Você,  exibida pela Globo. A partir daí, fez parte de muitos projetos de séries da emissora, como Terça Nobre e As Cariocas. Escreveu as séries O Sorriso do Lagarto (em parceira com Walther Negrão), Faça Sua História (com João Ubaldo Ribeiro), e foi  autor e supervisor de texto do extinto programa Você Decide.

Instagram

Instagram

  • @thbarbosa convidou os seguidores de #OFuxico para conferir seu mais recente videoclipe, feito para a música Acredito no Amor. Confira!
  • @flaviaalessandraoficial e @lelesaddi conferiram o evento de @marcosproencaoficial em São Paulo.
Foto: André Ligeiro/ Divulgação
  • @ferodriguesoficial fez questão de comparecer na inauguração do novo salão de @marcosproencaoficial, em São Paulo. A atriz esbanjou charme e simpatia.
Foto: André Ligeiro/ Divulgação
  • @marcosproencaoficial recebeu famosos na inauguração de seu novo salão, em São Paulo.
Foto: André Ligeiro/ Divulgação
  • @julianapaes e @flaviaalessandraoficial posaram para imprensa na inauguração do novo salão de @marcosproencaoficial.
Foto: André Ligeiro/ Divulgação
  • A linda @fernandasouzaoficial arrasou no modelito no evento de inauguração do novo salão de @marcosproencaoficial, em São Paulo.
Foto: André Ligeiro/ Divulgação
  • O lindo casal, @otacosta e @flaviaalessandraoficial, estiveram na inauguração do novo salão de @marcosproencaoficial em São Paulo.
Foto: André Ligeiro/ Divulgação

OFuxico