Imprimir

Notícias

08/01/2018 | 09h56m - Publicado por: Flávia Almeida | Foto: Divulgação/Globo/Raquel Cunha

Saiba tudo sobre o figurino de Deus Salve o Rei, da Globo

A nova novela das 19h00

Saiba tudo sobre o figurino de Deus Salve o Rei, da Globo - Divulgação/Globo/Raquel Cunha
  • Amei0
  • Curti0
  • Feliz0
  • Triste0
  • Nervoso0
  • Surpreso0

Figurino

A produção de figurino envolveu um grande trabalho de pesquisa da figurinista Mariana Sued e sua equipe. 

"Foram cinco meses de pesquisa. Foi necessário, é claro, entender a época, apesar de sabermos que não é uma reconstrução histórica. E procurei também diversas outras fontes de inspiração para formar a identidade visual das personagens e, assim, ajudar a contar a nossa trama", explica Mariana.

Ela detalha que buscou referências que vão desde as artes plásticas até a moda contemporânea. 

"Temos em torno de 5 mil peças. Para chegar ao resultado final, fiz uma pesquisa com mais de 12 mil imagens de muitas fontes diferentes: livros, museus, editoriais de moda, filmes, séries, entre outros", enumera.

Para diferenciar os reinos de Artena e Montemor, a direção artística optou por marcar com cores distintas a identidade visual de cada um. Os habitantes de Artena, como Amália (Marina Ruy Barbosa) e rei Augusto (Marco Nanini) usam tons mais frios, puxando pelo azul, violeta, cinza e prata. Já os habitantes de Montemor têm uma paleta com vários tons de vermelho, marrons, verdes e dourado. 

"Estamos usando as cores para ajudar a criar um clima diferente para cada reino. A maior parte das peças está sendo produzida nos Estúdios Globo com equipes de costura e adereços, que se dedicam não só à confecção, como também ao tingimento, envelhecimento e composição de acessórios em couro e bijuteria". 

Para a princesa Catarina (Bruna Marquezine), foi pensado um figurino com linhas mais retas, além de decotes e fendas. 

"Nos inspiramos em cores de pedras preciosas, como pirita, silício, ametista. Os acessórios de mão e colares também são parte muito importante do visual dela", adianta. 

Já a plebeia Amália é bem clássica, com roupas compostas por corsets, saias rodadas e aventais. 

"As de Amália são com cores bem intensas e com acabamentos mais rústicos. Os acessórios também são mais rudimentares", detalha a figurinista.

No caso de Afonso (Romulo Estrela), há dois momentos. Primeiro, como príncipe e, depois, plebeu. 

"O de príncipe é bem sóbrio, com pouca variação. Quase militar. Ele vai usar muita lona e couro em preto e vinho, que são cores de Montemor. Quando vira plebeu, ele até mantém as cores de Montemor, mas passa a usar muito marrom em tecidos mais rústicos", diferencia Mariana. 


Caracterização

"Deus Salve o Rei é a novela dos cabelos", brinca a caracterizadora Gilvete Santos, ao definir o conceito de seu trabalho para o projeto.

Embora tenha liberdade artística para trabalhar com visuais que normalmente não teriam destaque no período medieval, Gil optou por ter como base muito cabelo - para homens e mulheres - e barba. 

"Desta forma ganho liberdade para fazer visuais e penteados distintos em todos os personagens. Só para a Amália (Marina Ruy Barbosa) tenho seis tipos de trança diferentes", conta. 

Quase todos os personagens usam tic tac ou mega hair, que variam de 70 a 80cm. 

"Enquanto a Catarina usa o cabelo mais solto, a rainha Crisélia tem um visual com um coque mais solto", adianta.

Os personagens de Johnny Massaro e Romulo Estrela também ganharam apliques, mas se diferenciam no penteado, cor e textura. Rodolfo sempre tem um visual mais despojado e até meio desarrumado, como é o próprio personagem. Já o português José Fidalgo ganhou um trançado com dread, além de uma barba diferenciada. A exceção fica com rei Augusto. Marco Nanini usa o próprio cabelo no tom grisalho para a composição do rei de Artena.

Enquanto os cabelos são sempre em excesso, a maquiagem segue justamente o caminho inverso. A intenção da caracterização é usar o menos possível de maquiagem, apenas como correção. 

"Os personagens vão parecer que estão de cara lavada", avisa. 

As princesas e rainhas, claro, ganham um pouco mais de cor, cada uma com seu jeito.

Gilvete chegou neste desenho depois de conversar com todos os departamentos da novela e ver diversos filmes. Ela montou uma prancha de referências e a sintonia foi tamanha, que os "modelos" escolhidos por ela e pelo figurino foram praticamente os mesmos.

 

.







Instagram

Instagram

  • Recadinho da Família Lima... @anaclaraac e Airton esbanjam simpatia após a final do #BBB18 #redebbb  Vídeo da nossa repórter @flaviacirino , direto dos Estúdios Globo
  • Com a palavra a campeã @gleicidamasceno !! Parabéns menina linda!❤️ #bbb18 #redebbb  Vídeo da nossa repórter @flaviacirino , direto dos Estúdios Globo
  • Olha ele!!! @kaysar.dadour manda recadinho para Ofuxico! #bbb18 #redebbb  Vídeo da nossa repórter @flaviacirino , direto dos Estúdios Globo
  • @kaysar.dadour , o encantador@vide-campeão do #BBB18 #redebbb
  • O ex #BBB18 @wagnersantiago_  já chegou para torcer sua gatinha @gleicidamasceno  #finalbbb18  Vídeo da nossa repórter @flaviacirino , direto dos Estúdios Globo
  • O ex BBB18 @mahmoudbaydoun_  quer ver a @familialimanobbb18 como campeã... #finalbbb18  Vídeo da nossa repórter @flaviacirino , direto dos Estúdios Globo
  • Cheio de estilo, o ex #BBB18 Caruso engrossa a torcida de @kaysar.dadour #finalbbb18 @carusoficial  Vídeo da nossa repórter @flaviacirino , direto dos Estúdios Globo

OFuxico