Notícias às 19:03

Salve Jorge exibe festa de “descasamento”

Jorge Rodrigues Jorge/CZN

Em qualquer folhetim, gravações de cenas de casamento exigem esforço redobrado do elenco, direção e equipe de produção. É preciso fazer as marcações dos atores e figuração, além de idealizar a harmonia necessária entre figurinos, caracterização e direção de arte. O mesmo esmero vale para uma festa de descasamento, ou de divórcio, como a que vai acontecer em Salve Jorge, novela que estreia na segunda (22). na Globo.

Previstas para irem ao ar no sexto capítulo da trama, as cenas mostram a celebração da solteirice da persoangem Bianca, de Cleo Pires. A moça acaba de chegar de uma longa temporada em Nova Iorque e quer chocar a sociedade carioca com o mote de sua festa, que virou modinha entre os descolados da Big Apple.

"Bianca é independente e bem estilosa. Faz a festa para se divertir. No entanto, a sequência é um rito de passagem da personagem. E desencadeia fatos importantes para ela no decorrer da novela", conta Cleo.

Além de Bianca, outra personagem importante na cena é Heloísa, de Giovanna Antonelli. Em uma das cenas mais ensaiadas e repetidas, Bianca joga o buquê, que representa sua liberdade e ele cai nas mãos de Heloísa.

"Capricha na mira, Cleo", brinca Antonelli.

O resultado da sequência poderá ser conferido em apenas alguns minutos na trama. No entanto, a cena levou cerca de três dias para ser devidamente registrada. Sob o comando do diretor Fred Mayrink, a festa utilizou como locação a boate The Week, no bairro da Gamboa, Centro do Rio de Janeiro.

"Sair do estúdio é sempre complicado. Mas se for importante para a cena, acho legal. Fazer essas sequências em uma boate, com a estrutura certa de iluminação e espaço, deixa tudo mais real", acredita Mayrink.

O trabalho inicial ficou a cargo das equipes de cenografia e direção de arte. Inspiradas pela personalidade forte e moderna da personagem e pelo tema inusitado da festa, as equipes deixaram a imaginação fluir e misturaram referências. O cenário foi todo composto por totens de madeira e espelhos com telas de led embutidas.

"Queríamos fazer uma festa bem diferente. Como a personagem é muito ligada em tecnologia, optamos por uma estética bem 'clean' e utilizamos espelhos que exibem imagens para brincar com o tema, mostrando animações que exprimem a felicidade em estar solteiro de novo", detalha a cenógrafa Drica Romero.

Atenta aos detalhes do cenário, a equipe de direção de arte investiu no preto e branco. Como no inventivo e bem-humorado bolo dividido ao meio e no buquê de peônias pintadas de negro.

"Os cenários e a arte precisam trabalhar sempre juntos para que a cena fique bem acabada. Partimos de ideias originais e gostei do resultado do trabalho. Depois da novela, esse tipo de festa tem tudo para virar moda no Brasil", diverte-se a produtora de arte Fernanda Bedran.

Com a festa montada, o diretor chamar o elenco principal e os 200 figurantes envolvidos todos vestidos de forma elegante para fazer o primeiro ensaio e as marcações necessárias para a sequência.

O condicionador de ar da boate estava no máximo, mas, com a luz dos refletores e a superlotação, o calor predominava. Por isso, Dalton Vigh, intérprete do empresário Carlos, e Caco Ciocler, que vive o complicado Celso, aproveitavam os intervalos entre os ensaios para tirarem os blazers.

"Cena de festa tem sempre muita gente e fica calor mesmo. É preciso aproveitar essas pausas. Os homens tiram os casacos e as mulheres descem do salto e calçam chinelos", explica Caco, apontando para os pés de Letícia Spiller, seu par na trama de Glória Perez.

Com o calor, a equipe de maquiagem fica sempre a postos para qualquer eventualidade ou chamado, principalmente, das atrizes.

"Gente, acho que eu estou brilhando! Isso não vai ficar legal no HD. Maquiagem, me ajuda!", brinca Cláudia Raia, intérprete de Lívia, a grande vilã de Salve Jorge.
 
 

Carolina Dieckmann mostra foto caracterizada para Salve Jorge
Trilha sonora de Salve Jorge terá canção inédita de Cazuza
Roberto Carlos divulga trecho de nova música em seu site
Elenco de Salve Jorge cai na pista durante festa de

Elenco de Salve Jorge cai na pista durante festa de

Notícias Relacionadas