Imprimir

Notícias

14/05/2018 | 07h16m - Publicado por: Flávia Almeida | Foto: Globo/João Cotta

Segundo Sol: Saiba algumas curiosidades da trama

Novela estreia nesta segunda (14)

Segundo Sol: Saiba algumas curiosidades da trama - Globo/João Cotta
  • Amei0
  • Curti0
  • Feliz0
  • Triste0
  • Nervoso0
  • Surpreso0

*A escalação do elenco foi feita em diversos cantos do país, com destaque para os baianos. Além dos talentos já conhecidos do grande público, como Fabrício Boliveira e Vladimir Brichta, está uma grande dama do teatro baiano, a Claudia Di Moura, no papel da Zefa, bem importante na história.

*Maria de Médicis contou que uma das maiores dificuldades aconteceu na etapa de gravações no sul da Bahia, quando saiam para gravar muito cedo, às três, quatro horas da manhã, para ter a luz perfeita, o sol nascendo.

*Todo o elenco participou de workshops, além das aulas com o preparador de atores Eduardo Milewickz, dança afro com o consagrado coreógrafo baiano Zebrinha, e aulas de capoeira para alguns atores. Também houve aulas de prosódia que permitiu que se chegasse a um sotaque leve, com melodia, mas sem ser carregado.

*A trilha sonora  traze  grandes clássicos da Axé Music dos anos 1990, mas com algum diferencial. A direção reuniu canções lindas e contagiantes, que fazem parte da memória afetiva de quem viveu aquela época, regravadas por outros cantores, com arranjos novos. O resultado foi incrível: O Mais Belo dos Belos, com Alcione; Baianidade Nagô, com Maria Gadu; Beleza Rara, na voz de Thiaguinho, Mal Acostumada, gravada por Simone e Simaria;  Vem meu Amor, com Wesley Safadão; Beija-Flor, com Johnny Hooker, uma versão em inglês de Swing da Cor, encomendada para Ikoko, uma dupla de DJs que está fazendo o maior sucesso no exterior. A música se chama Swing All The Colors. Outra música que foi encomendada especialmente para a novela é Axé Pelô, o grande hit do Beto Falcão. Emilio Dantas gravou a música, composta por Marquinhos Osósio e Rô Case. Além dessas regravações, há a trilha internacional e outros grandes clássicos da música popular brasileira.

*Salvador é uma cidade que o autor sempre adorou. Sua mãe foi presidente do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e ele ia muito para lá com ela. João se recorda de ler Capitães da Areia, do Jorge Amado, no hotel em que estava hospedado aos 14 anos. Foi uma imersão na cultura baiana. Quando começou a pensar no personagem Beto Falcão, lembrou dos anos 1990, da Axé Music, e lhe veio a ideia de ambientar a história na Bahia.

*A equipe e todo o elenco passaram um mês inteiro convivendo com tudo o que a Bahia reúne de mais especial. Eles niciaram a temporada de gravações em solo baiano pelo sul do estado, no início de março. As primeiras cenas foram registradas no centro histórico de Porto Seguro, próximo ao Marco do Descobrimento, local da chegada dos portugueses em terras brasileiras. A região serviu de cenário para a fictícia Boiporã, onde vive a protagonista Luzia (Giovanna Antonelli) e o lugar escolhido pelo cantor de axé Beto Falcão (Emilio Dantas) para se refugiar após ser dado como morto. Logo depois, os trabalhos seguiram para Trancoso, em locações como a famosa Praia do Espelho, considerada uma das mais belas do país, e a fazenda de praia Ponta de Juacema, um lugar deslumbrante, debruçado sobre uma falésia. Nesse visual paradisíaco, Luzia e Beto se apaixonam e vivem intensos momentos de amor, que serão interrompidos com a chegada da vilã Karola (Deborah Secco), ex-namorada de Beto. Giovanna Antonelli não conhecia o sul da Bahia e ficou completamente encantada com o que vivenciou durante o trabalho na região.

*Em Rio da Barra, outra linda praia de Trancoso, onde também foram realizadas cenas da fictícia Boiporã, a equipe de cenografia construiu as casas de Luzia e de sua irmã Cacau (Fabíula Nascimento). As duas moradias são idênticas a outras duas construídas numa locação externa no Rio de Janeiro, onde foram gravadas as cenas de interior antes da viagem. Foi uma grande tarefa reproduzir as casas com todos os detalhes, utilizando a mesma técnica de construção.

*Na última semana de março, os trabalhos migraram para Salvador, onde a trama é ambientada. As gravações movimentaram diversos pontos da cidade e atraíram a curiosidade da população. Em pleno domingo, os frequentadores da tradicional Feira de São Joaquim, localizada no bairro do Comércio, se depararam com Giovanna Antonelli, Emilio Dantas e André Dias durante a realização de cenas dentro e no entorno da feira. Outro local de gravação que atraiu o interesse de muita gente foi a igreja de São Francisco, no Pelourinho. A diretora-geral da novela Maria de Médicis, que comandou a maior parte dos trabalhos na Bahia, fez questão de gravar na Feira de São Joaquim e na Igreja de São Francisco por considerar os lugares realmente especiais.

*Nos dias seguintes, as gravações percorreram a Praça Castro Alves, o bairro Santo Antônio Além do Carmo, o Forte da Capoeira, a praia do Porto da Barra, o Mercado Modelo e a Comunidade Solar do Unhão, localizada na Gamboa de Baixo, que oferece uma das vistas mais especiais para a Baía de Todos os Santos.

*Com um dicionário de “baianês” sempre em mãos, Emilio Dantas fez uma verdadeira imersão nos hábitos e na cultura locais e conviveu bastante com o povo baiano. Destaque para as gravações em que Beto Falcão se apresenta em cima do trio elétrico, onde o ator interagiu com centenas de figurantes.

*Para gravar na Bahia por tantos dias, foi necessário o transporte de equipamentos em quatro caminhões. Um caminhão maior, com 20 metros de altura, comportou materiais de cenografia, arte e figurino. Roupas e acessórios foram levados em 14 malas grandes. Ao todo, as gravações de ‘Segundo Sol’ na Bahia contaram com cerca de 200 profissionais, entre equipe e elenco, e mais de mil figurantes locais.







Instagram

Instagram

  • A dupla @cleitonecamargooficial mandou um recado aos leitores do #OFuxico! Confira
  • Fiquem ligadinhos! Segunda-feira tem Live no OFuxico com @aloisiochulapa e @luisaalbu, ex- Power Couple
  • @micheltelo e @tatafersoza aproveitaram uma folguinha para brincar com os filhos, em um shopping do Rio de Janeiro. Confira tudo sobre o passeio em #OFuxico!
📷: AgNews
  • Veja, clicando em #OFuxico, os looks que as celebridades escolheram, para a segunda edição do leilão do Instituto Neymar Jr.
📷: Brazil News
  • As gravidinhas e futuras mamães de primeira viagem @isisvalverde e @sabrinasato fizeram questão de prestigiar o leilão do Instituto Neymar Jr. Confira tudo em #OFuxico!
📷: AgNews
  • Saiba tudo que rolou, na segunda edição do leilão do Instituto Neymar Jr., que aconteceu na noite da última quinta-feira (19), em São Paulo, no #OFuxico!
📷: AgNews
  • Na ocasião, @luansantana ainda cantou, junto com o

OFuxico