Notícias

25/08/2016 | 09h20m - Publicado por: Flávia Almeida | Foto: Ag.News

Sonia Braga critica classificação etária de filme

A atriz brilhou no lançamento de Aquarius

Sonia Braga critica classificação etária de filme - Ag.News
O município de Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, viveu uma noite de gala na quarta-feira (24). Para marcar a inauguração da Reserva Cultural, novo complexo de cinemas, Sonia Braga esteve presente e lançou secundais novo filme, Aquarius.
 
Nascida em Niterói, onde mora boa parte de sua família, Sonia - exuberante num longo vermelho assinado por Narcísio Rodrigues - contou com a companhia do irmão, o diretor e ator Julio Braga, a mulher dele, Claudia Wildnerger, além de dois sobrinhos da atriz, Hugo e César. Empolgada e emocionada, ela comemorou a novidade.
 
"Há 10 anos atrás eu tirei fotos aqui quando estavam construindo o local. Eu vi isso com tantos estudantes aqui, de cinema inclusive. Sempre que se cria um núcleo artístico, também se cria um movimento social, se cria o desejo dessas pessoas", disse ela numa breve coletiva de imprensa, antes da exibição do filme.
 
A atriz ainda comentou a polêmica da classificação indicativa do filme feita pelo Ministério da Justiça, que recomendou o longa para maiores de 18 anos.

"Tudo que é falado tem que ser provado. É um filme de família, sobre uma família. Um filme feito com uma visão de futuro do Brasil. Então essa plateia de adolescentes interessa muito a gente, interessa muito que essas pessoas tenham essa visão do que a gente está falando, do que a gente está comentando, e que é uma resposta deles mesmo. Porque, na realidade, quem vai unificar o Brasil nesse momento são essas pessoas que estão abaixo da faixa etária de 18 anos, que estão nas escolas, nas faculdades, e que estão preparando o futuro do país.  Tem um tubarão no filme. Eu fico com a impressão que tem pessoas preocupadas em defender os surfistas abaixo de 18 anos de idade", disse.

A atriz sugeriu que a imprensa questionasse a classificação.  

"Nos anos 60, eu tinha 16 anos e participava, ia a passeatas, vi o país entrando na ditadura e participei das Diretas Já. Eu acho que você proibir um filme pode estar refletindo outros aspectos de uma reflexão de quem tem o poder, de quem está no poder, de quem pode fazer isso. Eu gostaria muito que a imprensa pudesse investigar um pouco, fazer um trabalho e perguntar às pessoas que deram essa classificação o porquê". 

Politizada, Sonia encorajou as pessoas a expressarem suas insatisfações.

"Não tenham medo! Todos nós queremos o mesmo. Nós todos queremos um Brasil rico, bonito, com futuro. Principalmente, pensar, nesse momento, em uma coisa única para que todas as crianças brasileiras cumpram o seu destino. Não é o momento de retroagir, mas de ir para o futuro da melhor maneira possível e sempre unidos".

Os atores Maeve Jinkings e Humberto Carrão, que também integram o elenco, estiveram na inauguração do espaço.

"Espero que as pessoas se envolvam no filme, que elas se comovam como a gente se comove. Como eu costumo falar: todo bom trabalho ensina muito. Aquarius me fala muito sobre a forma como a gente lida com o poder, sobre como a gente sobrepõe o poder, colocando-o acima de valores humanos. Tem um significado pessoal para mim e, evidentemente, profissional, porque o longa já tem uma trajetória extraordinária no exterior. A gente espera, claro, que a trajetória dentro do nosso país seja boa, mas, de todo modo, já é um filme muito importante para a minha carreira pela repercussão que ele tem tido. E, além de tudo, conheci a Sônia Braga!", disse Maeve.

Humberto Carrão lembrou dos protestos em Cannes (os artistas fizeram manifestações contrárias ao impeachment da, até então, presidente Dilma Rousseff durante o festival) e acha que isso não deve atrapalhar a divulgação no país.

"As pessoas que dizem que não vão ver o filme por causa disso, me parecem que são pessoas que já não veriam a princípio. A gente fala muito do protesto porque muita gente não viu o longa e ele, assim como no ato de protestar, também pensa na cidade, também pensa a forma como a sociedade está se construindo. O tempo inteiro as interferências, o desrespeito pela memória... Acho que isso tudo é uma forma de protestar também", afirmou o ator.

Rodrigo Santoro, Lucia Verissimo, Lucélia Santos, Bianca Comparato e Bruna Linzmeyer, estiveram no lançamento e assistiram Aquarius. 

No filme, Clara (Sonia Braga) mora de frente para o mar no Aquarius, último prédio de estilo na Avenida Boa Viagem, no Recife. Jornalista aposentada e escritora, viúva com três filhos adultos e dona de um aconchegante apartamento repleto de discos e livros, ela enfrenta as investidas de uma construtora que tem outros planos para aquele terreno. 

Instagram

Instagram

  • #AFazenda: João Zoli, Léo Stronda e Rafael Ilha estão na Roça. Quem será que vai vencer a Prova do Fazendeiro?
Foto: Divulgação/Record TV
  • @viegasoficial tem novidade e contou tudo ao #OFuxico!!!
  • Quando o assunto é dieta, a mãe da cantora @simoneses manda seu recado. Vem ver em OFuxico!
  • É lacre que fala? @araujovivianne se esbaldou em mais uma noite de samba no @salgueirooriginal
  • Thaeme, da dupla com Thiago, anunciou que está grávida!!! Saiba tudo no OFuxico!! 📸: Reprodução/Instagram
  • O Sétimo Guardião: Gabriel e Luz se beijam! Entre no site do OFuxico e saiba tudo sobre a trama! 📸: João Cotta/TV Globo
  • @feribeiromusic lança música e clipe com @mcdede. Eles mandaram recado ao #OFuxico!

OFuxico