Notícias

19/03/2006 | 16h00m - Publicado por: Andréia Takano | Foto: Divulgação

Superando as dificuldades, para brilhar nas passarelas

Superando as dificuldades, para brilhar nas passarelas - Divulgação

Milhares de jovens e crianças brasileiros sonham em conquistar o mundo da moda. Muitos deles conseguem chegar ao objetivo. É o que ocorreu com Cida Silva, de 27 anos, e Maycon Bizzinoto, de 22.

Os modelos viraram notícia, não só por participarem do evento Bom Retiro Fashion Business, que ocorreu recentemente em São Paulo, mas também por terem histórias de vida bastante diferentes daquelas que estão tentando conquistar.

Cida Silva é Aparecida da Conceição Silva. Quando está longe das passarelas, a moça ganha a vida como diarista, para garantir o sustento de seu filho de dois anos e ajudar o marido com as despesas da casa.

Ela começou na profissão aos 15 anos, ajudando a mãe, e conquistou espaço no mercado da moda, graças a uma das patroas, que lhe pagou um book fotográfico e seu primeiro curso de modelo.

A história de Maycon não é muito diferente. O rapaz está acostumado a levantar cedinho, às 6h da manhã. A vida na fazenda do pai é atribulada e Maycon trabalha na lavoura, tira leite de vaca e cuida até do chiqueiro no sítio que fica em Sacramento, Minas Gerais.

Ambos ganharam notoriedade, quando revelaram suas histórias de vida e, claro, por conta de suas perseverança e força de vontade de vencer nessa carreira.

Histórias de quem chegou lá

O site Viva Favela (www.vivafavela.com.br) relaciona vária hisórias interessantes, de pessoas que mudaram suas vidas graças a um projeto realizado pela ONG Viva Rio, que tem por objetivo lutar pela inclusão digital, a democratização da informação e a redução da desigualdade social.

Na página, é possível encontrar material de jovens que sonham em ingressar e vencer no mundo da moda.

É o caso de Etienne Souza (Crédito da foto: Tony Barros/Viva Favela), de 18 anos. Moradora da Comunidade do Cantagalo, em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro. Desde pequena, ela tem dois sonhos: ser modelo e montar uma butique em Ipanema, também na zona sul carioca.

Na luta por seus objetivos, a garota participou de um curso de moda de Luiza Brunet, marcou presença numa das edições do Criança Esperança, da Globo, e até já esteve no palco do programa Domingo Legal, do SBT. A atração de Gugu Liberato deu-lhe ainda a oportunidade de visitar o São Paulo Fashion Week.

Etienne faz parte do projeto Lente dos Sonhos, na Cidade de Deus, zona oeste carioca.

Outra vencedora é Deborah Reis (Crédito da foto: Tony Barros/Viva Favela). A menina de 14 anos, e que também faz parte da Lente dos Sonhos, já participou de uma Feira Internacional de Cabelos.

No site Beleza Pura, que faz parte do Viva Favela, a menina explica: “Sempre há pessoas no nosso caminho, que querem nos fazer desistir. Temos que lutar pelo nossos sonhos e ir adiante".

 

Outro caso ocorre com Paula Maria da Silva Cruz (Crédito da foto: Tony Barros/Viva Favela), de 17 anos. No mesmo site, existe reportagem que diz que a menina, que nasceu e cresceu em Coelho da Rocha, São João de Meriti (Baixada Fluminense), divide seu tempo entre os estudos, um emprego de manicure num salão e o curso de modelo no Projeto Lente dos Sonhos, na Cidade de Deus (zona oeste do Rio).
O sonho de ser modelo é antigo. Aos 12 anos, ela se matriculou num curso próximo a sua casa, mas ficou apenas dois meses, porque sua família não pôde pagar a mensalidade. Paula diz que, embora o curso fosse ministrado na Baixada, ela era a única menina da região. "Muitas vezes fui discriminada nos desfiles. Se entravam seis, as meninas montavam os grupos e sempre me deixavam de lado”, lamenta.

Mas, quem pensa que o interesse pela moda ocorre somente por parte das meninas, se engana. O rapaz Heraldo Guimarães (Crédito da foto: Tony Barros/Viva Favela), da Cidade de Deus, começou a trilhar sua trajetória profissional.
A página do Beleza Pura conta que o modelo, manequim e dançarino tem 22 anos e começou a se interessar pelo mundo da moda por acaso, em 1998.

"Não pensava em moda, até que uma amiga me convidou para fazer um curso de modelo e manequim na Cidade de Deus", conta. Na época, havia muito preconceito contra a profissão. "Até explicar ao pessoal lá de casa que era um trabalho sério, demorou um pouco", diz.

Mas, Heraldo não desistiu e se inscreveu em um curso no Retiro dos Artistas, em Jacarepaguá, zona oeste carioca, no ano seguinte.

O caminho para a profissionalização ficou mais fácil. Hoje, ele já contabiliza diversos desfiles, como das marcas Toulon e High Level, e editoriais de moda, como da revista inglesa HN e até comerciais de supermercado para a televisão.

 

 

Instagram

Instagram

  • @aldairplayboy também colocou todo mundo para dançar, durante sua incrível apresentação, no evento no CTN, em São Paulo, que também contou com a participação de Devinho Novaes
  • @xandaviao agitou a madrugada deste sábado (18), com um super show no Centro de Tradições Nordestinas, em São Paulo. Na ocasião, ele interpretou sucessos de todas as fases do Aviões do Forró
  • @RenatoAragão fala da emoção de estar mais uma vez no #CriançaEsperanca, uma ideia que ele teve há mais de três décadas
  • @RenatoAragão fala da emoção de estar mais uma vez no #CriançaEsperanca, uma ideia que ele teve há mais de três décadas
  • Olha só o recadinho que a dupla #Sandro&Gustavo mandou para os leitores de OFuxico!
  • @projota fez questão de convidar os seguidores de #OFuxico para conferir sua mais nova música de trabalho, Sr. Presidente, que já conta até com videoclipe. Confira mais!
  • Confira suposta lista de participantes de #AFazenda! Quem você gostaria que estivesse na nova edição do programa?
📷: Divulgação/Record TV

OFuxico