Notícias

23/06/2013 | 18h03m - Publicado por: Geraldo Bessa/TV Press para O Fuxico | Foto: Jorge Rodrigues Jorge/ Carta Z Noticias

Tainá Müller: "Cortei qualquer tipo de alimento industrializado"

Atualmente a atriz interpreta a afetada Ludmila em Flor do Caribe

Tainá Müller: \

O sorriso no rosto e a tranquilidade de Tainá Müller evidenciam o novo jeito com que a atriz enxerga seu trabalho na tevê. No ar como a afetada Ludmila, de Flor do Caribe, a atriz em nada lembra a iniciante nervosa e extremamente autocrítica de Insensato Coração, de 2011, seu primeiro trabalho de destaque em folhetins.

"Fiz uma personagem má em uma novela das nove. Sem tanta experiência e com medo de um possível mau desempenho, acabei não relaxando. Mas nada melhor que amadurecer", constata ela, que entre as duas novelas também atuou em Cheias de Charme, exibida no ano passado.

"Estou cada vez mais frequente na tevê. São três novelas em três anos e papéis totalmente diferentes. Poder variar é uma maravilha", comemora.

A alegria de Tainá com essa diversidade está intimamente ligada ao estilo com que a atriz conduz sua carreira. Jornalista por formação, já trabalhou como modelo, foi repórter e VJ da MTV no Rio Grande do Sul – ela é natural de Porto Alegre –, até que se descobriu atriz pelas mãos do cineasta Beto Brant, que a dirigiu no alternativo e premiado Cão Sem Dono, longa de 2007.

Tainá Müller mostra-se mais madura e segura com personagem em Flor do Caribe"Foi um trabalho que me abriu portas e fez meu nome ficar mais conhecido no meio do cinema. A partir daí, também pintaram convites para a tevê", explica a atriz, que estreou sem fazer alarde em Eterna Magia, também em 2007 e, ao final da novela, transferiu-se para o SBT, onde protagonizou Revelação, novela de Íris Abravanel, exibida em 2009.

"Minha carreira foi se desenvolvendo de maneira tranquila. Isso me deu a oportunidade de experimentar e mostrar outras facetas", conta Tainá, que, em 2010, interrompeu sua carreira de atriz para  integrar a equipe do extinto A Liga, da Band, programa de estilo documental com reportagens polêmicas.

Para Tainá, todas as experiências foram válidas para formar a atriz que é hoje. Aos 31 anos, mas com cara de menina, sua personagem na atual na novela das seis é uma chance de voltar a se deparar com a postura e preconceitos típicos dos 20 e poucos anos.

"Ludmila é cheia de vontades. Ela bem que tenta parecer mais tranquila e relaxada, mas seu jeito dominador atrapalha", explica.

Na trama de Walther Negrão, a personagem é uma estilista moderninha, que deixou São Paulo rumo à fictícia Vila dos Ventos para passar um tempo ao lado da família. De temperamento forte, Ludmila mantém uma boa relação com sua mãe, Natália, e a irmã, Carol, de Daniela Escobar e Maria Joana. O que quase acabou com a harmonia do trio foi o envolvimento da matriarca com um rapaz nativo da região e da idade das filhas.

"Ludmilla relutou em aceitar essa relação e não gostou nada da gravidez da mãe. Mas não adianta muito lutar contra o inevitável", analisa, aos risos.

Para a atual personagem, que abusa de roupas mais curtas e trajes praianos, Tainá revela que, antes de começar a gravar, passou por uma dieta rigorosa.

"Cortei qualquer tipo de alimento industrializado", entrega.

Contente com sua imagem mais magra no vídeo, a atriz só não consegue mesmo é ficar tão morena quanto gostaria para as cenas de Flor do Caribe.

"Sou muito branca, não dá para mudar muito e ficar um resultado natural", destaca, em tom bem-humorado.

Comprometida com a novela até meados do próximo semestre, Tainá logo deverá participar dos eventos de lançamento do longa As Fantásticas Aventuras de um Capitão, que rodou no ano passado, sob a direção de Marcos Jorge. Paralelamente, ela capta recursos e acumula as funções de produtora e protagonista em um longa sobre a vida da dramaturga Hilda Hilst. 

"Sair de uma novela e ter projetos como esse é algo que me motiva a continuar navegando entre trabalhos comerciais e coisas mais conceituais. Ter esse equilíbrio artístico é importante para mim", valoriza.

Tom maior

O lado musical de Tainá Müller pulsa forte, mas de forma tímida. Sem qualquer pretenção ou projeto para soltar a voz em musicais ou profissionalmente, a atriz aproveita as brincadeiras e os convites dos amigos para manter-se próxima do universo das canções.

"Música me estimula muito. E ter um monte de amigos músicos é um privilégio", conta Tainá, que, no ano passado, sob a direção da atriz Leandra Leal, atuou no videoclipe de Sushi, da cantora paulista Tulipa Ruiz.

"É todo mundo amigo, então é mais uma atuação afetiva do que trabalho", destaca.

Ainda em 2012, a convite do cantor e compositor pernambucano Otto – seu amigo de longa data –, Tainá topou botar sua voz doce a serviço de Ela Falava, música do mais recente álbum do artista, The Moon 1111.

"É libertador a gente fazer o que tem vontade. Gostei da letra e dos arranjos, aí acabei gravando com ele. Foi uma delícia, mas meu negócio é ser atriz", assume Tainá, com uma certa timidez.

Instantâneas

# Na época em que trabalhou como modelo, Tainá Müller morou em cidades como Milão e Hong Kong.

# Por seu desempenho em Cão Sem Dono, ela faturou os prêmios de Melhor Atriz nos festivais de cinema de Pernambuco e de Cuiabá.

# Embora tenha ganhado prêmios por sua atuação no filme de Beto Brant, o trabalho de maior repercussão de Tainá no cinema foi Tropa de Elite 2, onde deu vida à jornalista Clara.

# Tainá é muito ligada ao mundo da moda e Ludmilla é a segunda estilista que ela interpreta na tevê. Paula, sua personagem em Insensato Coração, também exercia a mesma profissão.

Tainá Muller lembra dos tempos de modelo em Flor do Caribe
Tainá Müller faz ensaio com tônica de sadismo para revista
Tainá Müller diz que se destacou na TV por sua trajetória no cinema

Instagram

Instagram

  • Princesa Charlotte demonstrou todo seu espírito de liderança durante o casamento real, ao dar uma 'bronca' em uma das daminhas de honra que queria entrar antes da hora certa. Quer saber mais? Leia em OFuxico! (📷: @kensingtonroyal)
  • Gleici Damasceno, campeã do BBB18, apareceu de visual novo. O que acharam? 😍 (📷: Reprodução / Instagram)
  • Uma das convidadas do casamento de Príncipe Harry e Meghan Markle leiloou a bolsa que ganhou de lembrança por participar da cerimônia e conseguiu cerca de R$ 116 mil pela venda. Saiba mais em OFuxico! (📷: Reprodução)
  • Quer saber tudo sobre o casamento de MC Guimê e Lexa? Venha conferir em OFuxico! (📷: Manuela Scarpa / Brazil News)
  • Apenas alguns dias depois de se tornar a Duquesa de Sussex, Meghan Markle foi
  • @luisasonza apostou em uma boate de São Paulo, como cenário para seu novo videoclipe, feito para a música Devagarinho. Confira uma foto dos bastidores de tal projeto!
📷: Divulgação/Will Aleixo
  • Barraco,  briga e afastamento no #PowerCoupleBrasil  #DiegoGrossi x #AndersonFelicio

OFuxico