Notícias às 08:00

Thiago Martins diz que já recusou trabalhos por medo de ficar rotulado

Pedro Paulo Figueiredo/Carta Z Notícias

Ser limitado por um perfil de personagem é algo recorrente na carreira televisiva de um ator. E esse era um dos grandes medos de Thiago Martins no inicio de sua trajetória. Nascido e criado no Morro do Vidigal, localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro, o ator está atualmente no ar em Flor do Caribe, como o piloto de caça Rodrigo. Mas começou a chamar a atenção na área artística em produções que, em geral, ressaltavam mazelas sociais, como o longa Cidade de Deus, lançado em 2002, e a série Cidade dos Homens, exibida pela Globo, no mesmo ano. Para não interpretar apenas papéis marginalizados, Thiago optou por modificar sua imagem com trabalhos mais seletivos.

"Naquela época, eu cheguei a recusar alguns trabalhos para fazer bandido e menino de rua, por exemplo. Justamente para não ficar rotulado e me impor como um ator completo", relembra.

Entretanto, mesmo tendo se afastado do perfil marginal, Thiago vê em seus primeiros trabalhos uma importante diretriz social. Isso porque, por ser morador de uma comunidade, na época em que surgiu o boom de produções que evidenciavam a realidade das favelas brasileiras, o ator conseguiu acompanhar de perto as consequências positivas vivenciadas nos morros. Entre elas, a maior aceitação da cultura popular em todas as classes sociais e o surgimento de mais empregos nos bairros menos favorecidos.

"Eu vejo muito isso na música. O pagode, por exemplo, era muito recriminado e hoje é ouvido pela classe A. E própria Regina Casé, com o Brasil Legal, abriu as portas para a exposição dessa cultura", acredita.

Criado apenas pela mãe, foi a forte influência de seu irmão mais velho, integrante do projeto Nós do Morro, que aproximou Thiago das Artes Cênicas. Aos seis anos de idade, o ator também se uniu ao grupo. E é de lá que vem a base de sua formação artística, focada principalmente no teatro e na música.

"O meu irmão sempre foi um espelho dentro na minha casa, porque eu não sou nascido e criado com pai. Então, sempre o admirei muito e, assistindo às peças em que ele atuava, comecei a esboçar uma veia artística", explica.

A entrada para a televisão aconteceu naturalmente na trajetória do ator. Depois de estrear em frente às câmaras aos 10 anos, no Xuxa Especial de Natal, da Globo, ele ainda fez algumas participações em produções como Cidade dos Homens, antes de ser convidado para sua primeira novela, Da Cor do Pecado, assinada por João Emanuel Carneiro em 2004.

"A tevê foi uma consequência do meu trabalho no teatro", analisa.

Depois disso, Thiago não parou mais. Hoje, aos 24 anos, já está em seu sétimo folhetim. Recentemente, inclusive, se destacou na pele do jogador de futebol Leandro de Avenida Brasil, onde seu personagem caiu nas graças do pblico por fazer parte de um trio amoroso formado pela periguete Suelen e o sensível Roni, interpretados, respectivamente, por Isis Valverde e Daniel Rocha.

Atualmente em Flor do Caribe, o ator da vida a Rodrigo, um piloto de caça da esquadrilha da Força Aérea Brasileira que tem um caráter extremamente íntegro. De família humilde, conseguiu estudar em bons colégios pagos pela patroa de sua mãe e assim entrou para a Academia de Pilotos, onde se tornou um dos melhores amigos de Cassiano, protagonista encarnado por Henri Castelli. Desde a preparação para o personagem, que aconteceu na Base Aérea de Natal, Thiago tenta ao máximo humanizar o piloto. Pois não quer que o personagem caia na caricatura militar.

"Esse meu piloto é muito fácil de cair em estereótipo, porque todo mundo que coloca uma farda vira um 'super homem'. Mas não é assim. O exército é formado por homens e homens erram. Ele tem de ser humano. Por isso, fora da Base, ele é brincalhão", conclui.
 

Lado musical
Paralelamente a sua carreira de ator, Thiago traça sua trajetória na música. Desde que era apenas um menino, ele já pertencia ao coral da igreja junto com uma tia. Quando entrou para o projeto Nós do Morro, que também oferece oficinas musicais, o ator pôde se aprofundar nesse universo. A dedicação era tamanha, que sempre que o grupo precisava de alguém para cantar em um espetáculo teatral, era ele o escolhido.

"A música está presente na minha vida desde que eu nasci porque meu pai era sambista, então sempre tive a referência do samba-enredo", confessa.

Thiago, inclusive, ficou conhecido fora da tevê por cantar no grupo Trio Ternura. Mas a falta de tempo para acompanhar o agitado ritmo da banda o fez optar por uma carreira solo. Emendando uma novela na outra, ele preferiu diminuir a quantidade de shows pelo Brasil para priorizar as gravações de Flor do Caribe.

"Eu não tenho pressa. Não quero abraçar o mundo porque tenho compromisso com a novela. Mas, assim que as gravações acabarem, eu caio na estrada para fazer meus shows", garante.
 
Instantâneas
# Thiago já fez par romântico com sua namorada Paloma Bernardi no teatro, na peça O Grande Amor da Minha Vida.

# Quando era adolescente, ele se dividia entre as Artes Cênicas e o futebol, carreira que também cogitou seguir.

# Seu maior desafio para interpretar o piloto de caça Rodrigo de Flor do Caribe foi o medo de altura, que teve de ser superado durante os voos de treinamento para o personagem.

# Após as gravações da novela de Walther Negrão, Thiago vai começar a rodar o longa O Campeão, baseado na história do lutador de kickboxing Fábio Leão.

Thiago Martins faz seu primeiro show na carreira solo
Thiago Martins se lança como cantor neste sábado
Thiago Martins e Dudu Azevedo posam em clima de Rambo

Notícias Relacionadas