Notícias

20/01/2013 | 17h32m - Publicado por: Amanda Rolim/PopTevê para O Fuxico | Foto: Jorge Rodrigues Jorge/ Carta Z Notícias.

Thierry Figueira: "Eu e a Record estamos crescendo juntos"

Para o ator, Globo é potência, SBT é canal de programas de auditório e Record está crescendo

Thierry Figueira: \

Retratar o homossexualismo na tevê ainda é um tabu. Apenas a menção ao beijo gay em rede nacional já vira polêmica. Mas quando o personagem é escrito de forma caricata, agregando humor a seus trejeitos afeminados, ele geralmente cai nas graças do público. Atualmente, Thierry Figueira dá vida a um exemplo clássico de personificação do homossexual na tevê, o Patrick Pimenta de Balacobaco. O típico figurino exagerado e o linguajar recheado de gírias oriundas do universo GLBT – sigla para Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros – são só algumas das características que popularizam o personagem.

"Eu encaro o Patrick como uma missão que tenho como ator, que é levar alegria para a vida das pessoas", revela.

Thierry Figueira: Thierry estreou na tevê 1994, em uma participação na novela A Viagem. Hoje, aos 35 anos, já acumula quase 20 trabalhos diferentes na tevê. Mas a carreira precoce não foi planejada. Na verdade, ele começou a atuar por pressão de uma amiga, que o convenceu a entrar para o Tablado. Com o tempo, acabou se apaixonando pela interpretação.

"Quando fiz o teste para Cara & Coroa, percebi que era essa profissão que eu queria para a minha vida, então comecei a levar mais a sério", relembra.

O Fuxico: Por muito tempo, você ficou marcado por personagens com o perfil de galã. Mas o Patrick, de Balacobaco, quebra completamente esse padrão. Como você enxerga esse papel na sua carreira?

Thierry Figueira: Interpretar um homossexual em uma comédia rasgada é realmente diferente de tudo o que eu já fiz na minha vida. E, para mim, como para qualquer ator, viver um personagem fora do seu perfil é uma grande oportunidade de mostrar versatilidade. Na verdade, a Record tem me dado espaço para experimentar papéis mais profundos, como os vilões Dinho, da novela Bela, A Feia, e Ziba, da minissérie bíblica Rei Davi.

OF: Tendo em vista que Balacobaco já tem um tom de humor muito elevado e o seu personagem também é voltado para a comédia, como você faz para manter sua atuação crível para o telespectador?

TF: Como eu sou um ator que veio do teatro, gosto de ir a fundo no personagem para deixar o diretor me podar. Em Balacobaco, comecei contido e fui soltando o Patrick aos poucos, para que o público acreditasse. Além disso, quando a cena da novela inclui um número maior de pessoas, tento abaixar um pouco o tom do personagem, mantendo a situação verdadeira.

OF: Ao longo dos seus 19 anos de carreira na televisão, você já passou pelas três maiores emissoras do país: Globo, SBT e Record. E, em todas, trabalhou com teledramaturgia. Com a sua experiência, como você avalia cada uma delas em relação à produção de novelas?

TF: A Globo, sem dúvida nenhuma, é a grande potência na área da teledramaturgia no Brasil. Já o SBT foi a emissora que abriu as portas para mim em um período em que fiquei dois anos afastado da tevê. Lá, tive a oportunidade de protagonizar três novelas. Mas a estrutura é muito menor. Eu vejo o SBT como um canal de programa de auditório. E a Record é uma emissora que está crescendo. Quando eu aceitei o convite para trabalhar lá, queria crescer também. Então, estamos crescendo juntos. 

Thierry Figueira joga futevôlei, no Leblon
Thierry Figueira diz que daria beijo gay em novela, sem problema

Instagram

Instagram

  • @anamaria16 ensina aos repórteres e aos participantes do Superchef Celebridades a fazer a melhor coxinha do Brasil 📽 @flaviacirino
  • @robertoljustus e @ticipinheiro comemoraram os oito aninhos de #RafinhaJustus, neste sábado
Foto: Manuela Scarpa/Brazil News
  • Filha caçula de @eliana é pura fofura na festa do irmão mais velho, Arthur 
Foto: Manuela Scarpa/Brazil News
  • @oceara e @misantosoficial realizaram uma festança para @valentinamunizreal. Veja tudo no #OFuxico 
Foto: Leo Franco/AgNews
  • @marinaruybarbosa e @brumarquezine arrasam na Grécia! Confira as fotos no #OFuxico 
Fotos: Reprodução/Instagram
  • @fatimabernardes é pura elegância no lançamento do livro Poesia que Transforma, de @brauliobessa, na Livraria da Travessa, no Barra Shopping, Rio de Janeiro.

Foto: Wallace Barbosa/AgNews
  • @simoneses e @simaria cantando dutente coletiva de imprensa em São Paulo

OFuxico