Notícias às 08:57

Tiago Leifert perde peso, após cirurgia no esôfago

Reprodução

Em entrevista ao programa Mais Você, da Globo, na manhã desta quinta-feira (3), Tiago Leifert contou que há três semanas passou por uma cirurgia de correção do esôfago. Assim, ele justificou o questionamento da apresentadora que o achou muito magro.

Ele ficou quase três horas na mesa de cirurgia, realizada por laparoscopia (uso de cânulas e câmeras, com cortes pouco invasivos).

“Emagreci porque fiquei por dias comendo só purê e sorvete. Só agora fui liberado”, disse o apresentador do The Voice Brasil, que estreia nova temporada hoje.

Segundo Tiago contou ainda, ele já fez três operações desde que começou a apresentador o Globo Esporte, na Globo, tendo pedido 11 Kg desde então.

Um dos sintomas que teve para detectar seu problema no esôfado foi o refluxo, que o deixou sem voz durante uma de suas apresentações no Globo Esporte, fato que acabou fazendo com que ele perdesse a cirurgia que havia feito, de hérnia, anteriormente.

Em tempo: O esôfago é um tubo oco formado por músculo e que comunica a boca (faringe) ao estômago. Ele está localizado imediatamente (grudado) na região posterior (atrás) da traqueia. Através do esôfago passam os alimentos em direção ao estômago.

 Refluxo

A doença do refluxo gastroesofagiano (DRGE) é decorrente da falha anatômica e/ou funcional dos mecanismos de contenção da transição esôfago-gástrica. O refluxo pode ser fisiológico ou patológico, sintomático ou assintomático, causar ou não esofagite, e ocorrer na presença ou ausência de hérnia do hiato. O refluxo está relacionado à incompetência do esfíncter esofagiano inferior, ao clareamento esofágico ineficaz, deficiência dos mecanismos de defesa da mucosa esofágica e ao esvaziamento gástrico retardado. O clareamento esofágico ineficiente resulta da disfunção motora do esôfago e tem como conseqüência exposição prolongada da mucosa ao material refluído, aumentando o dano tecidual. O retardo no esvaziamento do conteúdo gástrico para alimentos líquidos ou sólidos, freqüentemente documentado em doentes com doença do refluxo, aumenta o número de relaxamentos do esfíncter inferior do esôfago que por sua vez aumenta o refluxo.

Fonte: site Gastrosite

Notícias Relacionadas