Notícias

07/12/2012 | 15h05m - Publicado por: Ana Paula Hinz/ PopTevê para O Fuxico | Foto: Pedro Paulo Figueiredo/ Carta Z Notícias

Tuca Andrada foge dos vilões na pele do romântico Frederico de Lado a Lado

Ator interpreta personagem bem humorado na trama das seis

Tuca Andrada foge dos vilões na pele do romântico Frederico de Lado a Lado - Pedro Paulo Figueiredo/ Carta Z Notícias

Apesar de sua simpatia, Tuca Andrada acostumou o público a vê-lo com uma fisionomia carrancuda. Tudo por causa dos vários vilões e personagens densos que teve ao longo de seus mais de 20 anos de carreira na televisão. Só em seus últimos dois trabalhos na Globo, interpretou dois malvados: o cangaceiro Zóio Furado, de Cordel Encantado, e o jornalista sem escrpulos Augusto Duarte, de Dercy de Verdade. Agora, porém, ele dá vida ao bem-humorado e romântico Frederico, de Lado a Lado. Na trama, ele é um ator de teatro cheio de intensidade.

"Tudo nele é dramático. As falas do Frederico são cheias de frases de efeito. Ele é teatral no trabalho e na vida também", opina.       

Saber explorar o tom excessivo do personagem foi a maior dificuldade de Tuca. O ator teve medo de acabar tornando-o caricato porque, apesar dos trejeitos exagerados, as emoções demonstradas por Frederico são sinceras. Principalmente quando o assunto é a sua paixão por Diva Celeste, vivida por Maria Padilha.

"É um limite muito tênue", avalia o ator, que comemora o bom entrosamento entre o seu ncleo.

"São todos atores de teatro interpretando atores de teatro. Criamos uma química bacana", celebra. 

Nas últimas duas décadas, além da Globo, Tuca passou pelo SBT, pela Record e pela TV Cultura. Apesar de reconhecer a superioridade de estrutura das produções dramatúrgicas da atual emissora, ele tem observado uma expansão e mudanças significativas no mercado televisivo.

"Hoje há uma gama muito maior de produções independentes e daquelas exibidas nos canais fechados de televisão. O mercado esquentou muito e isso é bom para todo mundo", opina.      

O Fuxico: Você já fez muitos bandidos, delegados e outros personagens brutos na tevê. Mas o seu papel atual é o contrário disso tudo. Interpretar perfis mais leves foi um objetivo na sua carreira?

Tuca Andrada: Eu não gosto de ser enquadrado em nenhum aspecto da minha vida profissional ou pessoal. Sempre busco trabalhos que me tragam alguma novidade. Isso me exercita como ator e é o que mantém a profissão viva em mim. É muito bom poder fugir um pouco de personagens machões e do gênero policial. Não sei se tenho conseguido reverter essa imagem ou se as próprias pessoas estão me vendo de uma forma diferente e apostando mais em mim. Mas o personagem de agora, realmente, não tem nada a ver com isso. O Frederico tem um perfil até muito ingênuo. Esse foi um dos motivos que me fizeram querer fazer essa novela.    

OF: O seu contrato atual com a Globo é por obra, assim como muitos ao longo da sua carreira. Esse tipo de acordo é uma preferência sua?

TA: Eu sempre preferi por obra porque acho que isso me dá mais liberdade. Como eu faço muita coisa além de televisão – eu produzo, dirijo peça, faço cinema –  não quero ficar preso a um só meio. Se a emissora tem exclusividade sobre mim, eu preciso pedir autorização para qualquer outro trabalho, o que, às vezes, é complicado. Além disso, pode acontecer algum desencontro entre o que eu quero e o que a emissora quer que eu faça. Por outro lado, um contrato longo dá uma segurança muito grande. Mas essa escolha não é uma regra. Pode acontecer de mais para frente eu conversar com a Globo e isso mudar. 

OF: O mercado teatral no Brasil é muito difícil para a maioria dos atores. Você sente que trabalhar há muito tempo com televisão  facilita a sua carreira no teatro?

TA: Sem dúvida. Estar exposto na mídia e fazer parte de um projeto na televisão abre muito mais portas no teatro. Você consegue ser recebido pelas empresas e a própria mídia se abre mais para você. Às vezes, os próprios órgãos de imprensa procuram ,espontaneamente, saber sobre os seus projetos no teatro. E eu sei que é porque eu sou um ator que já tem uma carreira na televisão. Isso ajuda bastante na divulgação das minhas peças. 

Tuca Andrada dá selinho em Suely Franco após estreia no Rio de Janeiro
Tuca Andrada vai ao banco no Leblon

Instagram

Instagram

  • @fabricioboliveira, o Roberval de #SegundoSol, falou dos 18 anos do #OFuxico
  • @nubiaoliiver estará na Live do #OFuxico! Fiquem ligados!!
  • @xuxamenegheloficial mandou os parabéns ao #OFuxico pelos seus 18 anos!😍❤
  • @viniciusdblack e @nadjapessoa  mandaram os parabéns pelos 18 anos do #OFuxico 😍😍
  • A linda @giovannachaves mandou um recado de parabéns pelos 18 anos do site #OFuxico
  • Prestes a estrear no #PopStar, da TV Globo, a linda @taisdeverdade mandou os Parabéns ao #OFuxico por seus 18 anos
  • Protagonista de Espelho da Vida, novela que vai substituir a atual Orgulho e Paixão, @joaovicente27 fez questão de mandar um recadinho para os seguidores de #OFuxico. Veja!

OFuxico