Notícias

19/09/2014 | 10h03m - Publicado por: O Fuxico | Foto: Getty Images

U2 diz que doação do álbum foi punk rock

U2 insiste que a controversa distribuição gratuita do novo álbum foi punk rock porque eles gostam de "agitar as coisas"

U2 diz que doação do álbum foi punk rock - Getty Images

O grupo U2 foi amplamente criticado por deixar o disco Songs of Inoccence disponível de graça no iTunes, com milhões de usuários automaticamente recebendo as faixas, mas o líder Bono acha que é bom "agitar as coisas" na indústria musical. 

"Esse sempre foi o caminho. Foi o mesmo no nosso primeiro álbum. É meio que o motivo porque você entra em uma banda, para agitar as coisas e aborrecer as pessoas. Essa é a coisa punk rock, a única coisa que poderia ter dado errado é ter sido ignorado", disse Bono Vox,  em entrevista à Jo Whiley, da rádio britânica BBC Radio 2.

O roqueiro de One então apontou para os mais de 38 milhões de pessoas que escutaram ao álbum na última semana, então ele se sente realizado pela decisão.

"Se você é um compositor, se você está em uma banda, é tudo pelo que você pode pedir. Se eles vão levar isso para o coração deles é algo a parte".

Além disso, ele deixou de lado as críticas sobre a liberação, e o fato de muitos usuários excluírem o álbum sem escutar.

Ele disse: "Ah, pelo amor de Deus... realmente e verdadeiramente - temos pessoas que talvez queiram deletar, mas ninguém deletou mais músicas do U2 nos últimos cinco anos do que o U2!".

A declaração de Bono aparece logo após a Entertainment Retailers Association (ERA) (Associação dos Varejistas de Entretenimento) dizer, através de seu presidente Paul Quirk, que essa atitude do U2 foi "tão prejudicial quanto a pirataria".

Paul disse: "A promoção é uma falha em tantos níveis. Desvaloriza a música, aliena a maioria das pessoas que não usam o iTunes e desapontando aqueles que preferem comprar em loja física já que poucas lojas tinham estoque disponível do U2. Desistir da música assim é tão prejudicial aos valores da música como a pirataria, e os que mais vão sofrer são os artistas de amanhã. U2 teve sua carreira, mas se uma das maiores bandas de rock no mundo está preparada para dar seu novo álbum de graça, como nós poderemos realmente esperar que o público gaste $10 em um álbum de um novato?"

Paul continuou a recriminar a decisão como uma falha comercial, já que o grupo vendeu apenas 60 catálogos de CD nas lojas e 6,047 na internet seguido ao lançamento.

"Isso confirma nossa visão de doar centenas de milhares de álbuns simplesmente desvaloriza a música e corre o risco de alienar 60% da população que não são clientes do iTunes", completou ele. "Se uma das justificativas dessa manobra é que iria impulsionar as vendas do catálogo do U2 pelo mercado como um todo, então até agora tem disso um fracasso".

O movimento vem após a Apple lançar uma ferramenta que permite aos consumidores remover o álbum com um clique, seguido a reclamações de alguns usuários de que as músicas teriam sido automaticamente baixadas.

Um porta-voz disse: "Alguns consumidores pediram para a possibilidade de deletar Songs Of Innocence da biblioteca, então nó criamos o itunes.com/soi-remove para deixar mais fácil de fazer. Qualquer consumidor que precisa de ajuda adicional deve contatar a AppleCare.

Bono Vox admite ter lutado muito para fazer o último álbum do U2
Bono diz que papel de uma banda de rock é aborrecer as pessoas.
Bono Vox faz orações em família na cama

Instagram

Instagram

  • @aldairplayboy também colocou todo mundo para dançar, durante sua incrível apresentação, no evento no CTN, em São Paulo, que também contou com a participação de Devinho Novaes
  • @xandaviao agitou a madrugada deste sábado (18), com um super show no Centro de Tradições Nordestinas, em São Paulo. Na ocasião, ele interpretou sucessos de todas as fases do Aviões do Forró
  • @RenatoAragão fala da emoção de estar mais uma vez no #CriançaEsperanca, uma ideia que ele teve há mais de três décadas
  • @RenatoAragão fala da emoção de estar mais uma vez no #CriançaEsperanca, uma ideia que ele teve há mais de três décadas
  • Olha só o recadinho que a dupla #Sandro&Gustavo mandou para os leitores de OFuxico!
  • @projota fez questão de convidar os seguidores de #OFuxico para conferir sua mais nova música de trabalho, Sr. Presidente, que já conta até com videoclipe. Confira mais!
  • Confira suposta lista de participantes de #AFazenda! Quem você gostaria que estivesse na nova edição do programa?
📷: Divulgação/Record TV

OFuxico