Notícias

29/09/2012 | 10h11m - Publicado por: Larissa Moggi/TV Press para O Fuxico | Foto: Luiza Dantas/Carta Z Notícias

Vanessa Loés: "Eu queria ser funcionária pública"

A atriz atualmente está na novela Malhação, da Globo

Vanessa Loés: \

Vanessa Loés não disfarça o entusiasmo ao falar da astróloga Tizinha, em Malhação, da Globo:

“Essa mulher é o bicho. É viciante de fazer!”, exalta-se com seu visual paz e amor.

O papel exótico na novela teen marca a volta da atriz em um trabalho longo na tevê, após quatro anos atuando apenas em participações em outras produções. Volta e meia com um incenso na mão para limpar o ambiente, Tizinha parece estar sempre no mundo da lua. A personagem é diferente de todas que Vanessa já fez. Outra característica que chamou a atenção da atriz foi o figurino. Vanessa não a considera uma hippie, mas não se sente tão desconfortável quando se caracteriza para o papel.

“Ela tem um quê de descontração na hora de se vestir que parece comigo", observa.

Com pouco conhecimento sobre astrologia, Vanessa buscou referências nas amizades para compor a Tizinha. Até, porque, na época de leitura de texto com o elenco, a atriz estava com peça em cartaz fora do Rio.

“Tive dois dias de preparação antes de começar a gravar. Mas, como tenho amigos com perfil parecido com o dela, não foi tão difícil de compor. Comecei a enxergar o que cada um tinha e fiz um apanhado geral para criar a Tizinha", lembra Vanessa.

No texto de Rosane Svartman e Glória Barreto, Tizinha é uma mulher que ainda vive os resquícios do movimento hippie. Ela foi casada com o roqueiro Nando, de Leo Jaime, e deste relacionamento nasceu a adolescente Morgana, vivida por Cacá Ottoni. Esta é a segunda vez que a atriz contracena com elenco quase todo jovem. A primeira foi em Geral.com, série infantojuvenil da Globo que foi ao ar em 2009. Para Vanessa, trabalhar com os adolescentes traz sempre uma sensação de leveza.

"Tem um clima muito agradável no programa. Essa galera, por estar começando a carreira, não deixa exaltar o ego e nem a vaidade. Já em uma novela das oito, a chance de ter um clima mais pesado é maior. Às vezes tem uma competição silenciosa que pode ser complicado", analisa.

No entanto, Vanessa não deixa de também destacar o elenco mais maduro do folhetim.

"Na época que recebi o convite, gostei quando soube que iria ter muita gente bacana comigo. Isso me deixou mais à vontade para aceitar", afirma.

O trabalho mais recente da atriz na tevê antes de Malhação foi em uma curta participação como Laura, em A Vida da Gente, em que fez par romântico com Thiago Lacerda, com quem é casada há 11 anos. Foi apenas no início de 2012 que Vanessa retomou o trabalho aos poucos, por causa da maternidade. Mãe de Gael, de 4 anos, e Cora, de 2 anos, ela não abriu mão de estar completamente presente nos primeiros anos dos filhos.

Vanessa Loés: "Em fases diferentes, a profissão ou a família foram protagonistas na minha vida. Quando tive os meus filhos, este foi o foco principal e meu trabalho ficou em segundo plano. Mas fiquei realizada, porque sei o quanto foi importante para eles e para mim", justifica.

Embora tenha sentido falta do trabalho, ela não se arrepende.

"Eu estava inteira no que eu queria no momento", garante a atriz.

Com um ritmo tranquilo de gravação, Vanessa afirma que a volta às novelas não gera tanto impacto na vida das crianças.

"Tem semanas que vou um dia e gravo todas as cenas. É um pouco cansativo, mas acabo não ficando tanto tempo fora", explica.

Segundo a atriz, levar parte da relação que se tem em casa para os estdios requer cuidado. Mas, quando recebeu o convite para participar de A Vida da Gente, como uma médica que balançou o coração de Lúcio no passado - protagonizado por Thiago -, logo aceitou. Apesar da intimidade, ela sabia que seria complicado.

"Ele nunca gostou de misturar o lado pessoal e profissional. Sem contar que eu cheguei em um núcleo que já estava familiarizado. Tentei ser a mais profissional possível para não deixar nada interferir no trabalho", assegura.

Seguindo passos

A realidade da vida artística causou impressões ruins em Vanessa ainda na infância. Por isso, hesitou antes de entregar-se à paixão de atuar. Filha da atriz Dilma Lóes e com avôs maternos também atores, ela hoje segue os passos da família. Mas não acredita que tenha sido por influência.

"Eu não tive regras, horários e rotina na infância, por causa da profissão deles. Eu sentia falta da certeza de que iria encontrar a minha mãe na hora do jantar", lembra, emocionada.

Ao passo que cresceu, Vanessa sentiu o coração pulsar pela carreira artística. Só que ainda assim jura que tentou se desvencilhar dos palcos.

"Eu queria ser funcionária pública", brinca.

Foi na faculdade de Desenho Industrial, entretanto, que ela teve a oportunidade de fazer trabalhos publicitários e viu que levava jeito para a arte.

"Esse prazer de poder interpretar é único. Cada personagem é uma vida nova. O que mais gosto é o trabalho de pesquisa que faço para compor", filosofa.

 

Instantâneas

# A atriz teve três passagens pelo cinema, nos longas "O Amigo Dunor", de 2005, "O Caso Morel", de 2006" e "O Guerreiro Didi e a Ninja Lili", de 2008.

# "A Vida da Gente" não foi a primeira vez que Vanessa e Thiago trabalharam juntos. O casal atuou na 44ª edição de "A Paixão de Cristo", em 2011.

# No início deste ano, "Traição", de Harold Pinter, foi a peça que marcou a volta da atriz ao teatro, após ter ficado mais de 10 anos longe dos palcos.

# Vanessa participou do piloto de lançamento da primeira temporada de "Malhação", antes de estrear na tevê em 1995, na minissérie "Engraçadinha: Seus Amores e Seus Pecados", de Denise Saraceni.

 Thiago Lacerda e Vanessa Lóes passeiam com os filhos
Papel de esotérica em Malhação marca o retorno de Vanessa Lóes à TV
Vanessa Lóes viaja com os filhos, Gael e Cora
 

Instagram

Instagram

  • Repost @estherrocha : Delícia de visita com direito a um@montão se brigadeiros deliciosos que adoçou a redação e o meu coração... Esses dois lindos são os idealizadores do @empoderadxsbr , um site lindo, bem feito e do bem que é o novo parceiro de @site_ofuxico . E eu só festejando os amigos que a vida@me dá🙏😘😍
  • A @clau_music fez questão de divulgar seu mais recente videoclipe, feito para a música Pouca Pausa, para os seguidores de #OFuxico. Confira!
  • Ainda na noite da última quarta-feira (13), @danielsaboya agitou o YouTube Space, no Rio de Janeiro, comemorando, entre outras coisas, seus dez milhões de inscritos, no YouTube, sendo dono do maior canal de dança do mundo. Confira um pouco do que aconteceu, no evento!
  • Nossa deliciosa tarde de festinha junina... clima gostoso na redação.
  • @ararocha20 trouxe complemento gostoso para nosso  Almocinho festa junina na redação...
  • Almocinho festa junina na redação...
  • @joaoguilherme divulga música inédita e manda recado ao OFuxico!!!

OFuxico