Notícias às 15:17

Veja acidentes aéreos que já abalaram o mundo do esporte

Reprodução/twitter

 O time da Chapecoense seguia para a Colômbia, onde disputaria a final da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional. Porém, a primeira decisão de torneio internacional da história do clube de Santa Catarina, foi interrompida por um acidente aéreo, que matou 76 pessoas.

Esta é uma tragédia que entra para a história do esporte internacional como uma das piores envolvendo times de futebol e atletas de outras modalidades.

Porém, o OFuxico fez uma lista com acidentes deste tipo, que já aconteceram ao longo da história. Confira!

Torino AC, em 1949

Em 4 de maio de 1949, o time de futebol do Torino voltava de um amistoso em Lisboa, quando o avião caiu durante uma tempestade. O piloto tentou fazer um pouso de emergência, mas acabou batendo contra a basílica de Superga, em Turim.

No total, 31 pessoas morreram, sendo 18 jogadores, delegação técnica, jornalistas e tripulação. O Torino era o atual tetracampeão italiano na época.

O site oficial do Torino chegou até a se solidarizar com a Chapecoense em seu site oficial. "É um destino que agora nos une intimamente, estamos com vocês fraternalmente", afirmou.

Manchester United, em 1958

Um dos acidentes mais memoráveis, principalmente para a população britânica, foi envolvendo o Manchester United. O avião com jogadores do time inglês e membros da equipe técnica não conseguiu decolar de Munique, na Alemanha, onde havia parado para reabastecer. O avião com mais de 40 pessoas a bordo bateu em uma casa no final da pista. Oito atletas morreram no desastre.

O Manchester United também publicou em seu site oficial uma nota em homenagem à Chapecoense e Wayne Rooney publicou nas redes sociais: "Acordei com tristes notícias hoje. Meus pensamentos estão com com Chapecoense, suas famílias e amigos".

Seleção da Dinamarca, em 1960

No dia 16 de julho de 1960, oito membros da Seleção da Dinamarca morreram em um acidente na decolagem de seu avião em Kastrup, na Dinamarca.

Time de patinação dos Estados Unidos, em 1961

Toda a equipe de patinação artística dos Estados Unidos morreu na queda do avião a caminho de Praga, onde disputaria o campeonato mundial da modalidade. A aeronave, que era um Boeing 707, caiu perto de Bruxelas, na Bélgica, matando 72 pessoas no total.

Entre as vítimas, estava Maribel Vinson-Owen, que foi nove vezes campeã dos Estados Unidos. Ela estava acompanhada pelas duas filhas.

Marshall University, time de futebol americano, em 1970

O time de futebol americano da Universidade Marshall voltava de uma partida na Carolina do Norte, quando a aeronave caiu ao tentar pousar em meio a péssimas condições. O avião estava muito baixo e bateu em algumas árvores, antes colidir diretamente no solo.

O impacto causou uma explosão e todos os 37 atletas e 8 membros a delegação morreram, além de 25 torcedores e tripulantes.

O acidente ganhou até um filme, Somos Marshall, de 2006.

Old Christians Club, time de rúgbi, em 1972

Um dos mais famosos acidentes aéreos com esportistas da história ocorreu com equipe uruguaia de rúgbi do Old Christians Club, que estava viajando para Santiago, no Chile para uma competição. O avião da Força Aérea do Uruguai caiu na Cordilheira dos Andes em 13 de outubro, com 45 pessoas.

O fato histórico é que mais de 20 resistiram ao impacto e lutaram contra a falta de comida, o frio e uma avalanche. O resgate conseguiu chegar ao local dois meses depois do acidente 16 sobreviventes foram salvos.

A história foi contada no filme Vivos, de 1993.

Boxeadores dos Estados Unidos, em 1980

No dia 14 de março de 1980, 22 membros da equipe de boxe amador americana e seus acompanhantes morreram na queda de um avião perto do aeroporto de Varsóvia, na Polônia, onde eles teriam uma competição preliminar para a Olimpíada. No total, a tragédia deixou 87 mortos.

Alianza Lima, no Peru, em 1987

Um das equipe mais tradicionais do Peru, o Alianza Lima, também já sofreu o drama pelo qual a Chapecoense está passando. Em dezembro de 1987, o time voltava para a capital, quando a aeronave caiu no mar. No total, 43 pessoas morreram a bordo do Fokker, sendo 29 jogadores.

"Nestes momentos estamos abraçados pelo futebol. Muita força a nossos irmãos da Chapecoense", escreveu o clube, em meio de sua conta no perfil.

Seleção da Zâmbia, em 1993

Depois de uma boa participação na Olimpíada de Seul em 1988, a seleção de futebol da Zâmbia buscava sua primeira classificação para a Copa do Mundo. Enquanto viajava para o Senegal para uma partida pelas eliminatórias, um dos motores do avião pegou fogo e a tragédia deixou 30 mortos, sendo 18 atletas da seleção.

Yaroslavl Locomotiv, time de hóquei no gelo, em 2011

Antes desse acidente da Chapecoense, o mais memorável foi no dia 7 de setembro de 2011, quando um avião Yak-42 caiu na decolagem em Yaroslavl, matando 44 pessoas, incluindo membros da equipe de hóquei local do Locomotiv, três vezes campeã da Rússia e com vários astros do esporte.

Notícias Relacionadas